Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9286
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.
id RCAP_322189122bb10cd9f25046066d4a74ab
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoTarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratórioEnsino exploratórioNúmeros racionaisEnsino da matemáticaTarefas de partilha equitativaPratica pedagógicaMétodo de ensinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.Pinto, Hélia GonçalvesIC-OnlineFigueiredo, Juliana Margarida de Almeida2024-01-16T14:03:35Z2023-12-052023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9286TID:203467183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:51.182655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório
title Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida
Ensino exploratório
Números racionais
Ensino da matemática
Tarefas de partilha equitativa
Pratica pedagógica
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida
author_facet Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Hélia Gonçalves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino exploratório
Números racionais
Ensino da matemática
Tarefas de partilha equitativa
Pratica pedagógica
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino exploratório
Números racionais
Ensino da matemática
Tarefas de partilha equitativa
Pratica pedagógica
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2023-12-05T00:00:00Z
2024-01-16T14:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9286
TID:203467183
url http://hdl.handle.net/10400.8/9286
identifier_str_mv TID:203467183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009410768896