A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21429 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente de Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_3223ba961460e990fa784d3666897680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no FacebookComunicação EstratégicaMovimento SocialAtivismo em RedeFeminismoCorpoMarcha das VadiasStrategic CommunicationSocial MovementNetwork ActivismFeminismBodySlut WalkDissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente de Comunicação EstratégicaDiante da presença ativa de diversos movimentos sociais feministas na internet nos últimos anos, levantam-se questionamentos quanto a suas competências comunicativas perante seus públicos, em decorrência de que esses movimentos utilizam as redes sociais como meios de promover discussões em torno de assuntos que lhes são de interesse. Com isso, este estudo propõe investigar quais são os fatores que influenciam diretamente o processo comunicativo entre um movimento social e seu público-alvo na internet. Para tal propósito, foi selecionado como objeto de investigação o movimento social Marcha das Vadias, do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Partindo de princípios teóricos de comunicação e contemplando estudos enunciativos, sociológicos e culturais sobre: movimentos sociais, comunicação digital, ativismo em rede, feminismo, imagem e corpo, este trabalho analisa, por meio da técnica quantitativa de análise de conteúdo, a construção da comunicação desse movimento em sua página no Facebook, bem como a percepção dessa comunicação pelo público da página. Além disso, tanto esta construção da comunicação quanto esta percepção do público-alvo são também analisadas por meio das técnicas qualitativas de análise semiótica e de focus group. Tal análise mostrou a necessidade de o movimento social incluir em sua comunicação assuntos que envolvam, mais visivelmente, a realidade de diversas minorias sociais em que as mulheres brasileiras estão inclusas. Com isso, o movimento conseguiria perceber melhor as necessidades básicas dessas minorias e, assim, lutar também por elas, ganhando maior representatividade. Ademais este estudo evidenciou a atual importância da internet como meio de comunicação e como espaço de discussão sócio-política, principalmente para os movimentos sociais, que têm como objetivo unir pessoas em prol de uma causa comum e que, para isso, precisam se atentar aos contextos sócio-histórico-político-culturais em que eles e seus públicos estão incluídos, para que, assim, criem uma comunicação adequada e responsável.In view of the active presence of several feminist social movements on the internet in recent years, questions are raised as to their communicative skills in relation to their audiences. These movements use social networks as a means of promoting discussions around issues that concern them. Therefore, this study proposes to investigate the factors that directly influence the communicative process between a social movement and its target audience on the internet. For this purpose, the social movement Marcha das Vadias, from the State of Rio de Janeiro, in Brazil, was selected as the study object. Starting from theoretical principles of communication and contemplating enunciative, sociological and cultural studies on: social movements, digital communication, network activism, feminism, image and body, this work analyzes, through the quantitative technique of content analysis, the construction of communication of this movement on your Facebook page, as well as the webpage public's perception of this communication. In addition, both this construction of communication and this perception of the target audience are also analyzed using qualitative techniques of semiotic analysis and focus group. Such analysis showed the need for the social movement to include in its communication matters that involve, more visibly, the reality of several social minorities in which Brazilian women are included. With this, the movement would be able to better understand the basic needs of these minorities and, thus, also fight for them, gaining greater representation. Furthermore, this study highlighted the current importance of the internet as a means of communication and as a space for socio-political discussion, especially for social movements, which aim to unite people in favor of a common cause and, for that, they need to pay attention to socio-historical-political-cultural contexts in which they and their audiences are inserted, so that, thus, they create an adequate and responsible communication.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria João Fonseca LeitãoRepositório da Universidade de LisboaAssis, Ramon Sousa de2021-06-04T10:57:47Z2021-03-082021-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21429TID:202713350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:01.130841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
title |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
spellingShingle |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook Assis, Ramon Sousa de Comunicação Estratégica Movimento Social Ativismo em Rede Feminismo Corpo Marcha das Vadias Strategic Communication Social Movement Network Activism Feminism Body Slut Walk |
title_short |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
title_full |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
title_fullStr |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
title_full_unstemmed |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
title_sort |
A comunicação do movimento ativista Marcha das Vadias Rio de Janeiro no Facebook |
author |
Assis, Ramon Sousa de |
author_facet |
Assis, Ramon Sousa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Maria João Fonseca Leitão Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Ramon Sousa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Estratégica Movimento Social Ativismo em Rede Feminismo Corpo Marcha das Vadias Strategic Communication Social Movement Network Activism Feminism Body Slut Walk |
topic |
Comunicação Estratégica Movimento Social Ativismo em Rede Feminismo Corpo Marcha das Vadias Strategic Communication Social Movement Network Activism Feminism Body Slut Walk |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente de Comunicação Estratégica |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-04T10:57:47Z 2021-03-08 2021-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/21429 TID:202713350 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/21429 |
identifier_str_mv |
TID:202713350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131153002659840 |