A aquisição dos clíticos por aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30325 |
Resumo: | Os Pronomes clíticos constituem um dos pontos gramaticais mais importantes da língua portuguesa e as suas aplicações estão por toda parte. Para alunos que aprendem Português como Língua Estrangeira esta é, sem dúvida, uma área crítica, não só devido à complexidade dos pronomes, mas também dos padrões de colocação. Considerando que muitos estudantes chineses pretendem utilizar a língua portuguesa profissionalmente, considera-se fundamental analisar o seu desempenho neste tópico gramatical, razão pela qual se desenvolveu o presente trabalho. Os dados recolhidos através do inquérito relevaram que os alunos têm dificuldades na memorização dos conhecimentos gramaticais, na compreensão de regras especiais e complexas, na aplicação dos pronomes e na distinção de vários pontos de conhecimento. Os dados foram analisados ainda à luz da teoria disponível em alguns manuais escolares disponíveis no mercado atual para verificar o impacto destes no conhecimento manifestado, tendo-se concluído que os métodos devem ser usados em complementaridade. Por fim, a autora propõe algumas soluções dos problemas. |
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Os Pronomes clíticos constituem um dos pontos gramaticais mais importantes da língua portuguesa e as suas aplicações estão por toda parte. Para alunos que aprendem Português como Língua Estrangeira esta é, sem dúvida, uma área crítica, não só devido à complexidade dos pronomes, mas também dos padrões de colocação. Considerando que muitos estudantes chineses pretendem utilizar a língua portuguesa profissionalmente, considera-se fundamental analisar o seu desempenho neste tópico gramatical, razão pela qual se desenvolveu o presente trabalho. Os dados recolhidos através do inquérito relevaram que os alunos têm dificuldades na memorização dos conhecimentos gramaticais, na compreensão de regras especiais e complexas, na aplicação dos pronomes e na distinção de vários pontos de conhecimento. Os dados foram analisados ainda à luz da teoria disponível em alguns manuais escolares disponíveis no mercado atual para verificar o impacto destes no conhecimento manifestado, tendo-se concluído que os métodos devem ser usados em complementaridade. Por fim, a autora propõe algumas soluções dos problemas. |
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