Atividade em ciências: promover a implicação e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marlene Elisa de Jesus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10374
Resumo: Atualmente vivemos numa sociedade com um forte cariz científico e tecnológico, por isso é essencial abordar as Ciências junto das crianças desde os primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento de atividades nesta área promove o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo das crianças. Isto leva-nos ao encontro da perspetiva de Davidov que defende a mudança da conceção de ensino de forma a desenvolver o pensamento teórico das crianças. Deste modo, os professores devem desenvolver atividades que vão ao encontro dos interesses dos alunos despertando a sua curiosidade e o seu entusiasmo. Nesta linha de pensamento Laevers e Portugal (2010) focam a sua atenção nos indicadores de bem-estar emocional e de implicação das crianças que possibilitam ao professor refletir e avaliar as suas práticas e a oferta do contexto de forma a procurarem fazer melhor. Assim, a escolha deste tema baseia-se na importância da abordagem das Ciências desde os primeiros anos de escolaridade, sendo portanto as atividades experimentais em Ciências o foco deste estudo, tendo como objetivo compreender se este tipo de atividades permite o desenvolvimento do pensamento teórico e se promove níveis elevados de implicação. Este estudo foi realizado na escola EB1 da Glória com alunos do 1º ano do Ensino Básico. A presente investigação é de natureza qualitativa e baseou-se na análise dos dados recolhidos aquando da realização das atividades experimentais desenvolvidas com as crianças, tendo por base o desenvolvimento do pensamento teórico e os níveis de implicação. Com esta investigação foi possível concluir que foi notória uma elevada implicação na realização das atividades experimentais em Ciências, o que nos permite inferir que são potencialmente promotoras de níveis elevados de implicação. No que diz respeito ao pensamento teórico não foi possível qualquer conclusão que nos permitisse afirmar que este tipo de atividades promove o desenvolvimento do pensamento teórico ou pelo menos a sua mobilização.
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