Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15546 |
Resumo: | Catherine E. Walsh (1964) tem suas primeiras experiências como ativista na Universidade de Massachussetts (Amherst), que influenciaram seus interesses acadêmicos em torno da pedagogia, da decolonialidade e do feminismo. Após obter seu doutorado em Educação em 1984, ela trabalhou na Universidade de Massachussetts em Amherst e em Boston até meados dos anos 90, quando passou a viver permanentemente no Equador. Entre suas muitas contribuições militantes, destaca-se seu trabalho ao lado de Paulo Freire e da rede de pedagogia crítica nos anos 90, os projetos de consultoria e educação bilíngue para comunidades indígenas do Equador, e a formação do Fondo Documental Afro-Andino, juntamente com o líder comunitário e intelectual afroequatoriano Juan García Salazar, em 2002, com quem escreveu Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón (2017). Entre suas várias obras, vale ressaltar ainda a edição dos volumes coletivos Pedagogías decoloniales (2013), On Decoloniality (em parceria com Walter Mignolo, 2018) e seu mais recente trabalho, Rising Up, Living Up. Re-Existances, Sowings, and Decolonial Cracks (2023, Duke University Press). Recentemente, reformou-se como professora e diretora do programa de doutoramento em Estudos Culturais Latino-Americanos na Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, Equador). Walter Mignolo (1941) especializou-se em Semiótica e Teoria Literária e vem contribuindo vastamente no campo da modernidade e colonialidade. Seu trabalho explora com primazia os conceitos de decolonialidade, colonialismo global, geopolítica do conhecimento, pensamento de fronteira e pluriversalidade. É uma das figuras centrais na escola de pensamento decolonial latino-americano, cujo impacto profundo se reflete no discurso acadêmico mundial. É autor de diversos livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais se destacam, para além de On Decoloniality, em coautoria com Walsh, os livros The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization (1996), ganhador do prémio Katherine Singer Kovaks, The Idea of Latin America (2006), ganhador do prémio Frantz Fanon e o mais recente, The Politics of Decolonial Investigations (2021). Trabalha na Duke University desde 1993, onde recebeu o título de distinção «William H. Wannamaker», como professor de Literatura e Estudos Românicos. Os trabalhos que Walsh e Mignolo desenvolvem são uma extensão do conceito de colonialidade iniciado pelo sociólogo peruano Aníbal Quijano, de quem se consideram discípulos. |
id |
RCAP_325921f77d923578a0cc07b7bb88e0d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. WalshWalter Mignolo, 1941-Catherine E. Walsh, 1964-ODS::04:Educação de QualidadeCatherine E. Walsh (1964) tem suas primeiras experiências como ativista na Universidade de Massachussetts (Amherst), que influenciaram seus interesses acadêmicos em torno da pedagogia, da decolonialidade e do feminismo. Após obter seu doutorado em Educação em 1984, ela trabalhou na Universidade de Massachussetts em Amherst e em Boston até meados dos anos 90, quando passou a viver permanentemente no Equador. Entre suas muitas contribuições militantes, destaca-se seu trabalho ao lado de Paulo Freire e da rede de pedagogia crítica nos anos 90, os projetos de consultoria e educação bilíngue para comunidades indígenas do Equador, e a formação do Fondo Documental Afro-Andino, juntamente com o líder comunitário e intelectual afroequatoriano Juan García Salazar, em 2002, com quem escreveu Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón (2017). Entre suas várias obras, vale ressaltar ainda a edição dos volumes coletivos Pedagogías decoloniales (2013), On Decoloniality (em parceria com Walter Mignolo, 2018) e seu mais recente trabalho, Rising Up, Living Up. Re-Existances, Sowings, and Decolonial Cracks (2023, Duke University Press). Recentemente, reformou-se como professora e diretora do programa de doutoramento em Estudos Culturais Latino-Americanos na Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, Equador). Walter Mignolo (1941) especializou-se em Semiótica e Teoria Literária e vem contribuindo vastamente no campo da modernidade e colonialidade. Seu trabalho explora com primazia os conceitos de decolonialidade, colonialismo global, geopolítica do conhecimento, pensamento de fronteira e pluriversalidade. É uma das figuras centrais na escola de pensamento decolonial latino-americano, cujo impacto profundo se reflete no discurso acadêmico mundial. É autor de diversos livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais se destacam, para além de On Decoloniality, em coautoria com Walsh, os livros The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization (1996), ganhador do prémio Katherine Singer Kovaks, The Idea of Latin America (2006), ganhador do prémio Frantz Fanon e o mais recente, The Politics of Decolonial Investigations (2021). Trabalha na Duke University desde 1993, onde recebeu o título de distinção «William H. Wannamaker», como professor de Literatura e Estudos Românicos. Os trabalhos que Walsh e Mignolo desenvolvem são uma extensão do conceito de colonialidade iniciado pelo sociólogo peruano Aníbal Quijano, de quem se consideram discípulos.Universidade AbertaRepositório AbertoMartuscelli, TaniaGuerra, JonatanBerjano Rodriguez, DanielRodrigues, Blanca2024-01-23T17:24:59Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15546porMartuscelli, Tania; et al. - Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 11 (julho-dez. de 2023), p. 135-1562184-4097https://doi.org/10.53943/ELCV.0223_135-156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:49:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:25.131110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
title |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
spellingShingle |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh Martuscelli, Tania Walter Mignolo, 1941- Catherine E. Walsh, 1964- ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
title_full |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
title_fullStr |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
title_full_unstemmed |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
title_sort |
Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh |
author |
Martuscelli, Tania |
author_facet |
Martuscelli, Tania Guerra, Jonatan Berjano Rodriguez, Daniel Rodrigues, Blanca |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Jonatan Berjano Rodriguez, Daniel Rodrigues, Blanca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martuscelli, Tania Guerra, Jonatan Berjano Rodriguez, Daniel Rodrigues, Blanca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Walter Mignolo, 1941- Catherine E. Walsh, 1964- ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Walter Mignolo, 1941- Catherine E. Walsh, 1964- ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Catherine E. Walsh (1964) tem suas primeiras experiências como ativista na Universidade de Massachussetts (Amherst), que influenciaram seus interesses acadêmicos em torno da pedagogia, da decolonialidade e do feminismo. Após obter seu doutorado em Educação em 1984, ela trabalhou na Universidade de Massachussetts em Amherst e em Boston até meados dos anos 90, quando passou a viver permanentemente no Equador. Entre suas muitas contribuições militantes, destaca-se seu trabalho ao lado de Paulo Freire e da rede de pedagogia crítica nos anos 90, os projetos de consultoria e educação bilíngue para comunidades indígenas do Equador, e a formação do Fondo Documental Afro-Andino, juntamente com o líder comunitário e intelectual afroequatoriano Juan García Salazar, em 2002, com quem escreveu Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón (2017). Entre suas várias obras, vale ressaltar ainda a edição dos volumes coletivos Pedagogías decoloniales (2013), On Decoloniality (em parceria com Walter Mignolo, 2018) e seu mais recente trabalho, Rising Up, Living Up. Re-Existances, Sowings, and Decolonial Cracks (2023, Duke University Press). Recentemente, reformou-se como professora e diretora do programa de doutoramento em Estudos Culturais Latino-Americanos na Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, Equador). Walter Mignolo (1941) especializou-se em Semiótica e Teoria Literária e vem contribuindo vastamente no campo da modernidade e colonialidade. Seu trabalho explora com primazia os conceitos de decolonialidade, colonialismo global, geopolítica do conhecimento, pensamento de fronteira e pluriversalidade. É uma das figuras centrais na escola de pensamento decolonial latino-americano, cujo impacto profundo se reflete no discurso acadêmico mundial. É autor de diversos livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais se destacam, para além de On Decoloniality, em coautoria com Walsh, os livros The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization (1996), ganhador do prémio Katherine Singer Kovaks, The Idea of Latin America (2006), ganhador do prémio Frantz Fanon e o mais recente, The Politics of Decolonial Investigations (2021). Trabalha na Duke University desde 1993, onde recebeu o título de distinção «William H. Wannamaker», como professor de Literatura e Estudos Românicos. Os trabalhos que Walsh e Mignolo desenvolvem são uma extensão do conceito de colonialidade iniciado pelo sociólogo peruano Aníbal Quijano, de quem se consideram discípulos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-01-23T17:24:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15546 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martuscelli, Tania; et al. - Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. Walsh. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 11 (julho-dez. de 2023), p. 135-156 2184-4097 https://doi.org/10.53943/ELCV.0223_135-156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554215222902784 |