Framework 3D OpenWorld Maker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10828
Resumo: Com a evolução das tecnologias de informação e das tendências no processo de desenvolvimento de software, torna-se necessário procurar novas soluções para aumentar a produtividade e diminuir custos na produção de vídeos jogos, mesmo utilizando games engines com uma experiência vasta sobre o mercado de vídeos jogos. Sendo assim, tornou-se necessário o desenvolvimento de uma framework escalável, onde seja possível a reutilização das suas funcionalidades de um jogo para outro jogo, assim como um servidor de autenticação/master server. Esta framework para a criação de jogos online utiliza uma framework Dapper responsável por mapear as classes de negócio com as tabelas da base de dados, ou seja, um micro Object Relationship Mapper (ORM) que é usado no servidor de login para guardar os dados dos utilizadores. A framework Unreal engine é usada para a criação de vídeos jogos com gráficos realistas e com funcionalidades únicas para a rápida produção dos mesmos. Além disso, a seleção do game engine, passou por uma extensiva análise de game engines com capacidade de criar jogos online (como por exemplo, Unity 3D, CryEngine, Unreal Engine e Amazon Lumberyard). Esta dissertação tem como propósito elaborar uma framework denominada 3D OpenWorld Maker para a criação de vídeo jogos online de uma forma rápida, simples e com baixos custos de produção, devido a ser possível reutilizar algumas funcionalidades entre jogos do mesmo género.
id RCAP_3264752f18b64d9b2d6b850e2205cefa
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Framework 3D OpenWorld MakerDapperSQL ServerUnreal EngineRUDPGame EngineNetworkDapperSql ServerUnreal EngineRUDPGame EngineNetworkSistemas ComputacionaisCom a evolução das tecnologias de informação e das tendências no processo de desenvolvimento de software, torna-se necessário procurar novas soluções para aumentar a produtividade e diminuir custos na produção de vídeos jogos, mesmo utilizando games engines com uma experiência vasta sobre o mercado de vídeos jogos. Sendo assim, tornou-se necessário o desenvolvimento de uma framework escalável, onde seja possível a reutilização das suas funcionalidades de um jogo para outro jogo, assim como um servidor de autenticação/master server. Esta framework para a criação de jogos online utiliza uma framework Dapper responsável por mapear as classes de negócio com as tabelas da base de dados, ou seja, um micro Object Relationship Mapper (ORM) que é usado no servidor de login para guardar os dados dos utilizadores. A framework Unreal engine é usada para a criação de vídeos jogos com gráficos realistas e com funcionalidades únicas para a rápida produção dos mesmos. Além disso, a seleção do game engine, passou por uma extensiva análise de game engines com capacidade de criar jogos online (como por exemplo, Unity 3D, CryEngine, Unreal Engine e Amazon Lumberyard). Esta dissertação tem como propósito elaborar uma framework denominada 3D OpenWorld Maker para a criação de vídeo jogos online de uma forma rápida, simples e com baixos custos de produção, devido a ser possível reutilizar algumas funcionalidades entre jogos do mesmo género.Considering the evolution of information technology and the trends in the process of software development, it has become necessary to look for new solutions to increase productivity and lower the costs of videogame production even in those game engines broadly used in the videogame scene. That said, it has become necessary to develop a scalable framework, capable of comprising an authentication server/master server and use it to reutilize a game’s functionalities in another game. This framework- created for the making of online games- uses a Dapper framework responsible for mapping the business classes with the database tables. In other words, it uses a micro Object Relationship Mapper (ORM) that is used in the login server to save the users’ data. The framework is created with the intent of creating videogames with realistic graphics and having unique functionalities for the quick production of those games. Part of the process of selecting a game engine was an extensive analysis of the different game engines with the functionality to create online games (e.g.: Unity 3D, CryEngine, Unreal Engine and Amazon Lumberyard). The objective of this dissertation is to formulate a framework named 3D OpenWorld Maker designed for the fast, low budget and simple creation of online videogames through its ability to reutilize some functionalities between games of the same genre.Castro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho2019-11-25T01:30:30Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10828TID:201749394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:58.652544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Framework 3D OpenWorld Maker
title Framework 3D OpenWorld Maker
spellingShingle Framework 3D OpenWorld Maker
Pacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho
Dapper
SQL Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Dapper
Sql Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Sistemas Computacionais
title_short Framework 3D OpenWorld Maker
title_full Framework 3D OpenWorld Maker
title_fullStr Framework 3D OpenWorld Maker
title_full_unstemmed Framework 3D OpenWorld Maker
title_sort Framework 3D OpenWorld Maker
author Pacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho
author_facet Pacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, António Abel Vieira de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Carlos Alberto Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Dapper
SQL Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Dapper
Sql Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Sistemas Computacionais
topic Dapper
SQL Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Dapper
Sql Server
Unreal Engine
RUDP
Game Engine
Network
Sistemas Computacionais
description Com a evolução das tecnologias de informação e das tendências no processo de desenvolvimento de software, torna-se necessário procurar novas soluções para aumentar a produtividade e diminuir custos na produção de vídeos jogos, mesmo utilizando games engines com uma experiência vasta sobre o mercado de vídeos jogos. Sendo assim, tornou-se necessário o desenvolvimento de uma framework escalável, onde seja possível a reutilização das suas funcionalidades de um jogo para outro jogo, assim como um servidor de autenticação/master server. Esta framework para a criação de jogos online utiliza uma framework Dapper responsável por mapear as classes de negócio com as tabelas da base de dados, ou seja, um micro Object Relationship Mapper (ORM) que é usado no servidor de login para guardar os dados dos utilizadores. A framework Unreal engine é usada para a criação de vídeos jogos com gráficos realistas e com funcionalidades únicas para a rápida produção dos mesmos. Além disso, a seleção do game engine, passou por uma extensiva análise de game engines com capacidade de criar jogos online (como por exemplo, Unity 3D, CryEngine, Unreal Engine e Amazon Lumberyard). Esta dissertação tem como propósito elaborar uma framework denominada 3D OpenWorld Maker para a criação de vídeo jogos online de uma forma rápida, simples e com baixos custos de produção, devido a ser possível reutilizar algumas funcionalidades entre jogos do mesmo género.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-11-25T01:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10828
TID:201749394
url http://hdl.handle.net/10400.22/10828
identifier_str_mv TID:201749394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553834444062720