O herói infantil: o processo de crescimento nos contos tradicionais portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Sandra Maria Correia Gonçalves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/11014
Resumo: Neste estudo, intitulado O Herói Irƒantil: O Processo de Crescimento nos Contos Tradicionais Portugueses, tenho como objectivo analisar os contos tradicionais de cariz maravilhoso, com herói infantil, centrando-me na criança enquanto protagonista e destinatária privilegiada. No primeiro capítulo, abordando a generalidade dos contos da tradição oral, exploro a dimensão do universo infantil neles presente, considerando O que eles podem oferecer à criança e ao adulto. No segundo capítulo explicito a possibilidade de interpretação dos contos enquanto mensagens alegorizadas. Aqui demonstro como considero ser viável a aplicação do conceito de alegoria a produções desta natureza, apesar de se tratar de um conceito frequentemente associado a elaborações eruditas. No terceiro capítulo abordo aspectos relacionados com a problemática dos emissores, público alvo, contextos, funcionalidade e objectivos inerentes aos contos tradicionais maravilhosos. No último ponto deste capítulo, contrariando a ideia generalizada segundo a qual todas essas narrativas se destinam às crianças, procedo à identificação dos elementos que contribuem para a caracterização de um determinado grupo de contos como narrativas especificas para crianças, ao qual pertencem aquelas que analiso. No quarto e último capitulo, após identificar O material de estudo, procedo à sua distribuição por dois grupos, consoante o perfil dos heróis que protagonizam os contos seleccionados. Apoiando-me nos pressupostos teóricos referenciados nos capítulos anteriores e efectuando um exercício de leitura comparada das versões de cada conto, procuro encontrar, a partir do comportamento das personagens e da interacção que estas estabelecem entre si, sentidos que conduzam a interpretações sobre os diferentes aspectos do crescimento da criança.
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