INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sílvia Susana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2320
Resumo: O presente estudo, desenvolvido com a Força Aérea Portuguesa, teve como principal objetivo a melhoria da interface dos simuladores de voo, de modo a permitir que os pilotos pudessem realizar testes de voo o mais aproximado possível à realidade e, dessa forma, conseguiram melhorar as suas capacidades táticas e técnicas. A Força Aérea Portuguesa, criada em 1952, pertence ao sistema de forças nacionais — assim como a Marinha e o Exército. Tem como missão a defesa do espaço aéreo português, operações aéreas e missões no âmbito dos compromissos internacionais. Os F-16 são aviões utilizados para a luta aérea defensiva e ofensiva que permitem a deteção de alvos aéreos e terrestes e fazem a identificação eletrónica de outros aviões. Os pilotos usam durante o voo um capacete que permite aumentar o seu desempenho ao fornecerem dados relativos ao que o piloto está a ver no momento. Esses dados são da maior importância pois ajudam o piloto durante a pilotagem, nomeadamente na identificação de situações de perigo ou de aviso. A realização de voos reais é efetuada diariamente. No entanto, os voos reais acarretam um elevado custo financeiro. Por essa razão, surgiu a necessidade de se estudar uma interface, de forma a que parte dos treinos dos pilotos possa ser realizada de forma mais económica, através de simuladores de treino. Atualmente os Pilotos de Caça F-16 fazem simulações de treino, mas estas simulações não permitem exponenciar o treino ou o debriefing e, por isso, existiu a necessidade de criação de uma interface em que os mais diversos dados pudessem ser apresentados das mais variadas formas e cores sobre as mais diversas circunstâncias de voo. Os capacetes atuais dos pilotos de F-16 apresentam a informação e dados recorrendo a poucas cores e poucas formas. A interface do projeto tem como objetivo auxiliar o piloto a perceber, de uma forma fácil, intuitiva, rápida e eficaz, os mais diversos dados através da utilização de cores e símbolos.
id RCAP_32681f289ee12848ba5d8855ba264777
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16Força Aérea PortuguesaInterface DesignUI & UX DesignRealidade virtualSimuladores de vooO presente estudo, desenvolvido com a Força Aérea Portuguesa, teve como principal objetivo a melhoria da interface dos simuladores de voo, de modo a permitir que os pilotos pudessem realizar testes de voo o mais aproximado possível à realidade e, dessa forma, conseguiram melhorar as suas capacidades táticas e técnicas. A Força Aérea Portuguesa, criada em 1952, pertence ao sistema de forças nacionais — assim como a Marinha e o Exército. Tem como missão a defesa do espaço aéreo português, operações aéreas e missões no âmbito dos compromissos internacionais. Os F-16 são aviões utilizados para a luta aérea defensiva e ofensiva que permitem a deteção de alvos aéreos e terrestes e fazem a identificação eletrónica de outros aviões. Os pilotos usam durante o voo um capacete que permite aumentar o seu desempenho ao fornecerem dados relativos ao que o piloto está a ver no momento. Esses dados são da maior importância pois ajudam o piloto durante a pilotagem, nomeadamente na identificação de situações de perigo ou de aviso. A realização de voos reais é efetuada diariamente. No entanto, os voos reais acarretam um elevado custo financeiro. Por essa razão, surgiu a necessidade de se estudar uma interface, de forma a que parte dos treinos dos pilotos possa ser realizada de forma mais económica, através de simuladores de treino. Atualmente os Pilotos de Caça F-16 fazem simulações de treino, mas estas simulações não permitem exponenciar o treino ou o debriefing e, por isso, existiu a necessidade de criação de uma interface em que os mais diversos dados pudessem ser apresentados das mais variadas formas e cores sobre as mais diversas circunstâncias de voo. Os capacetes atuais dos pilotos de F-16 apresentam a informação e dados recorrendo a poucas cores e poucas formas. A interface do projeto tem como objetivo auxiliar o piloto a perceber, de uma forma fácil, intuitiva, rápida e eficaz, os mais diversos dados através da utilização de cores e símbolos.2022-04-11T14:57:32Z2022-04-11T14:57:32Z2022-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2320oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2320porhttp://hdl.handle.net/11110/2320202988244Faria, Sílvia Susana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:36Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:35.497178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
title INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
spellingShingle INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
Faria, Sílvia Susana Oliveira
Força Aérea Portuguesa
Interface Design
UI & UX Design
Realidade virtual
Simuladores de voo
title_short INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
title_full INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
title_fullStr INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
title_full_unstemmed INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
title_sort INTERFACE EM REALIDADE VIRTUAL PARA SISTEMA DE TREINO DE PILOTOS DE CAÇA F-16
author Faria, Sílvia Susana Oliveira
author_facet Faria, Sílvia Susana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sílvia Susana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Força Aérea Portuguesa
Interface Design
UI & UX Design
Realidade virtual
Simuladores de voo
topic Força Aérea Portuguesa
Interface Design
UI & UX Design
Realidade virtual
Simuladores de voo
description O presente estudo, desenvolvido com a Força Aérea Portuguesa, teve como principal objetivo a melhoria da interface dos simuladores de voo, de modo a permitir que os pilotos pudessem realizar testes de voo o mais aproximado possível à realidade e, dessa forma, conseguiram melhorar as suas capacidades táticas e técnicas. A Força Aérea Portuguesa, criada em 1952, pertence ao sistema de forças nacionais — assim como a Marinha e o Exército. Tem como missão a defesa do espaço aéreo português, operações aéreas e missões no âmbito dos compromissos internacionais. Os F-16 são aviões utilizados para a luta aérea defensiva e ofensiva que permitem a deteção de alvos aéreos e terrestes e fazem a identificação eletrónica de outros aviões. Os pilotos usam durante o voo um capacete que permite aumentar o seu desempenho ao fornecerem dados relativos ao que o piloto está a ver no momento. Esses dados são da maior importância pois ajudam o piloto durante a pilotagem, nomeadamente na identificação de situações de perigo ou de aviso. A realização de voos reais é efetuada diariamente. No entanto, os voos reais acarretam um elevado custo financeiro. Por essa razão, surgiu a necessidade de se estudar uma interface, de forma a que parte dos treinos dos pilotos possa ser realizada de forma mais económica, através de simuladores de treino. Atualmente os Pilotos de Caça F-16 fazem simulações de treino, mas estas simulações não permitem exponenciar o treino ou o debriefing e, por isso, existiu a necessidade de criação de uma interface em que os mais diversos dados pudessem ser apresentados das mais variadas formas e cores sobre as mais diversas circunstâncias de voo. Os capacetes atuais dos pilotos de F-16 apresentam a informação e dados recorrendo a poucas cores e poucas formas. A interface do projeto tem como objetivo auxiliar o piloto a perceber, de uma forma fácil, intuitiva, rápida e eficaz, os mais diversos dados através da utilização de cores e símbolos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T14:57:32Z
2022-04-11T14:57:32Z
2022-04-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2320
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2320
url http://hdl.handle.net/11110/2320
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2320
202988244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129895842873344