A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Raquel Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9088
Resumo: As mudanças de paradigma e as alterações que decorreram do Processo de Bolonha, contribuíram para que as Instituições de Ensino Superior sentissem a necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação científica e técnica de qualidade, através da qual se pudesse garantir o seu sucesso pessoal, social, académico e profissional. Um objetivo que depende, entre outras coisas, da afirmação de projetos de formação preocupados com o desenvolvimento de competências e de competências transversais, por parte desses estudantes, nas mais diversas áreas do saber. Por isso, é que nesta dissertação procuramos refletir sobre o último tipo de competências atrás referido, destacando-se, neste âmbito, a abordagem referente ao papel a assumir pelos docentes, o modo como a construção e o desenvolvimento de tais competências afeta e é percecionado pelos estudantes e a abordagem relativa ao processo de operacionaliação do projeto de formação subordinado a tais pressupostos. Assim, discute-se uma abordagem de um modelo de ensino-aprendizagem vocacionado para promover o desenvolvimento das competências dos estudantes, o qual conduz a uma reflexão sobre os saberes como recursos a serem mobilizados, sobre o trabalho por meio de problemas e de projectos de caráter interdisciplinar, sobre a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e, ainda, sobre o enquadramento de uma avaliação formativa e certificativa que considere as necessidades dos estudantes. Foi a partir do quadro acabado de descrever que, no projeto de pesquisa desenvolvido, se discutiram e confrontaram os dados obtidos tanto através dos questionários respondidos pelos estudantes como dos suplementos da Ficha de Unidade Curricular que os docentes preencheram. Dados estes que permitiram compreender e refletir sobre o desenvolvimento das competências transversais que foram mais e menos exercitadas no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, bem como sobre a importância das mesmas como objetivo de formação.
id RCAP_326e2559e7051c8458b7fdfe196def90
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPROCESSO DE BOLONHAESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSESTUDOS DE CASOCOMPETÊNCIAS TRANSVERSAISEDUCATIONBOLOGNA PROCESSCOLLEGE STUDENTSCASE STUDIESTRANSVERSAL SKILLSAs mudanças de paradigma e as alterações que decorreram do Processo de Bolonha, contribuíram para que as Instituições de Ensino Superior sentissem a necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação científica e técnica de qualidade, através da qual se pudesse garantir o seu sucesso pessoal, social, académico e profissional. Um objetivo que depende, entre outras coisas, da afirmação de projetos de formação preocupados com o desenvolvimento de competências e de competências transversais, por parte desses estudantes, nas mais diversas áreas do saber. Por isso, é que nesta dissertação procuramos refletir sobre o último tipo de competências atrás referido, destacando-se, neste âmbito, a abordagem referente ao papel a assumir pelos docentes, o modo como a construção e o desenvolvimento de tais competências afeta e é percecionado pelos estudantes e a abordagem relativa ao processo de operacionaliação do projeto de formação subordinado a tais pressupostos. Assim, discute-se uma abordagem de um modelo de ensino-aprendizagem vocacionado para promover o desenvolvimento das competências dos estudantes, o qual conduz a uma reflexão sobre os saberes como recursos a serem mobilizados, sobre o trabalho por meio de problemas e de projectos de caráter interdisciplinar, sobre a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e, ainda, sobre o enquadramento de uma avaliação formativa e certificativa que considere as necessidades dos estudantes. Foi a partir do quadro acabado de descrever que, no projeto de pesquisa desenvolvido, se discutiram e confrontaram os dados obtidos tanto através dos questionários respondidos pelos estudantes como dos suplementos da Ficha de Unidade Curricular que os docentes preencheram. Dados estes que permitiram compreender e refletir sobre o desenvolvimento das competências transversais que foram mais e menos exercitadas no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, bem como sobre a importância das mesmas como objetivo de formação.Paradigm shifts and changes elapsed with the Bologna Process, have contributed to Education Institutions to feel the need to provide the students with a scientific and technical qualities, and also empower them with soft skills that enhance their personal, social, academic and professional success. A goal that depends, among other things, on assertion training projects concerned with the development of skills and transversal skills by these students, in the most diverse areas of knowledge. Thus, we discuss an approach to a model of teaching and learning designed to promote the development of students' skills, which leads to a reflection on the knowledge and resources to be deployed on the work through problems and projects interdisciplinary, concerning the use of active teaching methodologies and apprenticeship, and also on the framework of a formative evaluation and certificativa which considers the needs of students. It was from the picture just described that, in the developed project of research, were discussed and confronted the data obtained from questionnaires answered by the students, as well from the supplements of Curricular Unit's data sheet, filled by the docents. These Stats allowed us to understand and reflect on the development of transversal skills that were more or less exercised in the Bachelor's Degree in Business Management, as well as their importance as a training goal.2018-11-08T19:28:32Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9088TID:201384914porSilva, Tânia Raquel Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:11.015141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
title A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
spellingShingle A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
Silva, Tânia Raquel Matos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
ESTUDOS DE CASO
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
COLLEGE STUDENTS
CASE STUDIES
TRANSVERSAL SKILLS
title_short A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
title_full A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
title_fullStr A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
title_full_unstemmed A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
title_sort A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso
author Silva, Tânia Raquel Matos
author_facet Silva, Tânia Raquel Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Raquel Matos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
ESTUDOS DE CASO
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
COLLEGE STUDENTS
CASE STUDIES
TRANSVERSAL SKILLS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
ESTUDOS DE CASO
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
COLLEGE STUDENTS
CASE STUDIES
TRANSVERSAL SKILLS
description As mudanças de paradigma e as alterações que decorreram do Processo de Bolonha, contribuíram para que as Instituições de Ensino Superior sentissem a necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação científica e técnica de qualidade, através da qual se pudesse garantir o seu sucesso pessoal, social, académico e profissional. Um objetivo que depende, entre outras coisas, da afirmação de projetos de formação preocupados com o desenvolvimento de competências e de competências transversais, por parte desses estudantes, nas mais diversas áreas do saber. Por isso, é que nesta dissertação procuramos refletir sobre o último tipo de competências atrás referido, destacando-se, neste âmbito, a abordagem referente ao papel a assumir pelos docentes, o modo como a construção e o desenvolvimento de tais competências afeta e é percecionado pelos estudantes e a abordagem relativa ao processo de operacionaliação do projeto de formação subordinado a tais pressupostos. Assim, discute-se uma abordagem de um modelo de ensino-aprendizagem vocacionado para promover o desenvolvimento das competências dos estudantes, o qual conduz a uma reflexão sobre os saberes como recursos a serem mobilizados, sobre o trabalho por meio de problemas e de projectos de caráter interdisciplinar, sobre a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e, ainda, sobre o enquadramento de uma avaliação formativa e certificativa que considere as necessidades dos estudantes. Foi a partir do quadro acabado de descrever que, no projeto de pesquisa desenvolvido, se discutiram e confrontaram os dados obtidos tanto através dos questionários respondidos pelos estudantes como dos suplementos da Ficha de Unidade Curricular que os docentes preencheram. Dados estes que permitiram compreender e refletir sobre o desenvolvimento das competências transversais que foram mais e menos exercitadas no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, bem como sobre a importância das mesmas como objetivo de formação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-08T19:28:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9088
TID:201384914
url http://hdl.handle.net/10437/9088
identifier_str_mv TID:201384914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131209342648320