Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38958 |
Resumo: | O trabalho de projeto que aqui apresentamos contemplou diversos casos de estudo sobre a mitologia grega clássica e teve como ponto de partida a releitura de um conjunto de excertos do livro intitulado O Homem-Veado e a Mulher-Aranha de Françoise Frontisi-Ducroux que descrevem e analisam de forma significativa uma série de mitos clássicos. O enfoque da leitura, as descrições ou os momentos específicos da narração que consubstanciam um dos pontos de partida, iniciam o processo do projeto prático artístico que incluí diversos suportes e técnicas de representação. A obra de Ovídio, Metamorfoses constituiu, de igual forma, um texto fundamental para a nossa investigação. Neste contexto avançou-se, por um lado, com a criação de vários desenhos que comunicam de forma exploratória uma sucessão de acontecimentos inspirados no universo da mitologia clássica. Por outro lado, interessou também explorar no contexto dos mesmos territórios de estudo - mitologia grega clássica - representações visuais sem uma ordem sequencial, mas capazes de retratar um acontecimento chave dos mitos, utilizando o vídeo e a poesia para deles tentar criar um universo simbólico reminiscente. Além destas explorações realizadas no âmbito do projeto, foi construído um arquivo que permitiu grande liberdade de associações e produção de novos significados e conhecimento, utilizando uma estratégia de estruturação de informação próxima do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Paralelamente ao projeto artístico, que parte da obra acima citada, foi desenvolvida uma investigação plural onde se exploram e sintetizam diversas ideias e propostas sobre as temáticas de interesse para este trabalho de projeto de forma a enriquecer as possibilidades de contaminação entre várias áreas disciplinares e experiências ao longo do trabalho. Desta forma, iniciamos a pesquisa através das leituras de autores, num campo mais teórico, como Mircea Eliade, Ernest Granger, Ernst Gombrich, James Cahill, Horst Waldemar Janson e Margarida Medeiros para perceber a relação do mito com as formas de representação da cultura ocidental na contemporaneidade. Outros autores estudados durante esta fase inicial, mas enquadrados no campo da pintura, são Giuseppe Cesari, John William Waterhouse, Ian Hamilton Finlay e Lanfranco Quadrio que estabelecem uma ponte entre o universo do mito clássico e a realidade social e política de um determinado povo, projetando-o para o pensamento contemporâneo. Estes autores são fundamentais porque permitiram contaminar e / ou compreender as estratégias que nos interessou adotar para criar uma nova história baseada no mito que evocamos. Por fim, interessou consultar e analisar o trabalho de diversos autores que justificam a adoção de um discurso visual, particular para este projeto, tais como Vaslav Nijinsky, Didier Comès e Friedrich Murnau, enriquecendo o projeto artístico e a sua fundamentação com o estudo das obras e ideias destes autores. Todas estas referências permitiram-nos trabalhar de forma criativa a partir das narrativas originais da mitologia clássica, abordando características inerentes ao ser humano, bem como tentar compreender de que forma algumas delas são transversais ao tempo histórico. |
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