Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Artur Santelmo Leão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38958
Resumo: O trabalho de projeto que aqui apresentamos contemplou diversos casos de estudo sobre a mitologia grega clássica e teve como ponto de partida a releitura de um conjunto de excertos do livro intitulado O Homem-Veado e a Mulher-Aranha de Françoise Frontisi-Ducroux que descrevem e analisam de forma significativa uma série de mitos clássicos. O enfoque da leitura, as descrições ou os momentos específicos da narração que consubstanciam um dos pontos de partida, iniciam o processo do projeto prático artístico que incluí diversos suportes e técnicas de representação. A obra de Ovídio, Metamorfoses constituiu, de igual forma, um texto fundamental para a nossa investigação. Neste contexto avançou-se, por um lado, com a criação de vários desenhos que comunicam de forma exploratória uma sucessão de acontecimentos inspirados no universo da mitologia clássica. Por outro lado, interessou também explorar no contexto dos mesmos territórios de estudo - mitologia grega clássica - representações visuais sem uma ordem sequencial, mas capazes de retratar um acontecimento chave dos mitos, utilizando o vídeo e a poesia para deles tentar criar um universo simbólico reminiscente. Além destas explorações realizadas no âmbito do projeto, foi construído um arquivo que permitiu grande liberdade de associações e produção de novos significados e conhecimento, utilizando uma estratégia de estruturação de informação próxima do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Paralelamente ao projeto artístico, que parte da obra acima citada, foi desenvolvida uma investigação plural onde se exploram e sintetizam diversas ideias e propostas sobre as temáticas de interesse para este trabalho de projeto de forma a enriquecer as possibilidades de contaminação entre várias áreas disciplinares e experiências ao longo do trabalho. Desta forma, iniciamos a pesquisa através das leituras de autores, num campo mais teórico, como Mircea Eliade, Ernest Granger, Ernst Gombrich, James Cahill, Horst Waldemar Janson e Margarida Medeiros para perceber a relação do mito com as formas de representação da cultura ocidental na contemporaneidade. Outros autores estudados durante esta fase inicial, mas enquadrados no campo da pintura, são Giuseppe Cesari, John William Waterhouse, Ian Hamilton Finlay e Lanfranco Quadrio que estabelecem uma ponte entre o universo do mito clássico e a realidade social e política de um determinado povo, projetando-o para o pensamento contemporâneo. Estes autores são fundamentais porque permitiram contaminar e / ou compreender as estratégias que nos interessou adotar para criar uma nova história baseada no mito que evocamos. Por fim, interessou consultar e analisar o trabalho de diversos autores que justificam a adoção de um discurso visual, particular para este projeto, tais como Vaslav Nijinsky, Didier Comès e Friedrich Murnau, enriquecendo o projeto artístico e a sua fundamentação com o estudo das obras e ideias destes autores. Todas estas referências permitiram-nos trabalhar de forma criativa a partir das narrativas originais da mitologia clássica, abordando características inerentes ao ser humano, bem como tentar compreender de que forma algumas delas são transversais ao tempo histórico.
id RCAP_326f39f36bdf540ace4fddcdfbc7316c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da ContemporaneidadeMitologia gregaTragédiaMetamorfoseTransformaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO trabalho de projeto que aqui apresentamos contemplou diversos casos de estudo sobre a mitologia grega clássica e teve como ponto de partida a releitura de um conjunto de excertos do livro intitulado O Homem-Veado e a Mulher-Aranha de Françoise Frontisi-Ducroux que descrevem e analisam de forma significativa uma série de mitos clássicos. O enfoque da leitura, as descrições ou os momentos específicos da narração que consubstanciam um dos pontos de partida, iniciam o processo do projeto prático artístico que incluí diversos suportes e técnicas de representação. A obra de Ovídio, Metamorfoses constituiu, de igual forma, um texto fundamental para a nossa investigação. Neste contexto avançou-se, por um lado, com a criação de vários desenhos que comunicam de forma exploratória uma sucessão de acontecimentos inspirados no universo da mitologia clássica. Por outro lado, interessou também explorar no contexto dos mesmos territórios de estudo - mitologia grega clássica - representações visuais sem uma ordem sequencial, mas capazes de retratar um acontecimento chave dos mitos, utilizando o vídeo e a poesia para deles tentar criar um universo simbólico reminiscente. Além destas explorações realizadas no âmbito do projeto, foi construído um arquivo que permitiu grande liberdade de associações e produção de novos significados e conhecimento, utilizando uma estratégia de estruturação de informação próxima do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Paralelamente ao projeto artístico, que parte da obra acima citada, foi desenvolvida uma investigação plural onde se exploram e sintetizam diversas ideias e propostas sobre as temáticas de interesse para este trabalho de projeto de forma a enriquecer as possibilidades de contaminação entre várias áreas disciplinares e experiências ao longo do trabalho. Desta forma, iniciamos a pesquisa através das leituras de autores, num campo mais teórico, como Mircea Eliade, Ernest Granger, Ernst Gombrich, James Cahill, Horst Waldemar Janson e Margarida Medeiros para perceber a relação do mito com as formas de representação da cultura ocidental na contemporaneidade. Outros autores estudados durante esta fase inicial, mas enquadrados no campo da pintura, são Giuseppe Cesari, John William Waterhouse, Ian Hamilton Finlay e Lanfranco Quadrio que estabelecem uma ponte entre o universo do mito clássico e a realidade social e política de um determinado povo, projetando-o para o pensamento contemporâneo. Estes autores são fundamentais porque permitiram contaminar e / ou compreender as estratégias que nos interessou adotar para criar uma nova história baseada no mito que evocamos. Por fim, interessou consultar e analisar o trabalho de diversos autores que justificam a adoção de um discurso visual, particular para este projeto, tais como Vaslav Nijinsky, Didier Comès e Friedrich Murnau, enriquecendo o projeto artístico e a sua fundamentação com o estudo das obras e ideias destes autores. Todas estas referências permitiram-nos trabalhar de forma criativa a partir das narrativas originais da mitologia clássica, abordando características inerentes ao ser humano, bem como tentar compreender de que forma algumas delas são transversais ao tempo histórico.Neves, Maria EduardaToboso, Juan LuisRepositório ComumNeto, Artur Santelmo Leão2022-01-23T19:40:59Z2021-10-062021-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38958TID:202894622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:48:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:34:16.425045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
title Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
spellingShingle Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
Neto, Artur Santelmo Leão
Mitologia grega
Tragédia
Metamorfose
Transformação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
title_full Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
title_fullStr Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
title_full_unstemmed Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
title_sort Revisitação da Mitologia Grega: Um Olhar A Partir da Contemporaneidade
author Neto, Artur Santelmo Leão
author_facet Neto, Artur Santelmo Leão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria Eduarda
Toboso, Juan Luis
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Artur Santelmo Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Mitologia grega
Tragédia
Metamorfose
Transformação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Mitologia grega
Tragédia
Metamorfose
Transformação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O trabalho de projeto que aqui apresentamos contemplou diversos casos de estudo sobre a mitologia grega clássica e teve como ponto de partida a releitura de um conjunto de excertos do livro intitulado O Homem-Veado e a Mulher-Aranha de Françoise Frontisi-Ducroux que descrevem e analisam de forma significativa uma série de mitos clássicos. O enfoque da leitura, as descrições ou os momentos específicos da narração que consubstanciam um dos pontos de partida, iniciam o processo do projeto prático artístico que incluí diversos suportes e técnicas de representação. A obra de Ovídio, Metamorfoses constituiu, de igual forma, um texto fundamental para a nossa investigação. Neste contexto avançou-se, por um lado, com a criação de vários desenhos que comunicam de forma exploratória uma sucessão de acontecimentos inspirados no universo da mitologia clássica. Por outro lado, interessou também explorar no contexto dos mesmos territórios de estudo - mitologia grega clássica - representações visuais sem uma ordem sequencial, mas capazes de retratar um acontecimento chave dos mitos, utilizando o vídeo e a poesia para deles tentar criar um universo simbólico reminiscente. Além destas explorações realizadas no âmbito do projeto, foi construído um arquivo que permitiu grande liberdade de associações e produção de novos significados e conhecimento, utilizando uma estratégia de estruturação de informação próxima do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg. Paralelamente ao projeto artístico, que parte da obra acima citada, foi desenvolvida uma investigação plural onde se exploram e sintetizam diversas ideias e propostas sobre as temáticas de interesse para este trabalho de projeto de forma a enriquecer as possibilidades de contaminação entre várias áreas disciplinares e experiências ao longo do trabalho. Desta forma, iniciamos a pesquisa através das leituras de autores, num campo mais teórico, como Mircea Eliade, Ernest Granger, Ernst Gombrich, James Cahill, Horst Waldemar Janson e Margarida Medeiros para perceber a relação do mito com as formas de representação da cultura ocidental na contemporaneidade. Outros autores estudados durante esta fase inicial, mas enquadrados no campo da pintura, são Giuseppe Cesari, John William Waterhouse, Ian Hamilton Finlay e Lanfranco Quadrio que estabelecem uma ponte entre o universo do mito clássico e a realidade social e política de um determinado povo, projetando-o para o pensamento contemporâneo. Estes autores são fundamentais porque permitiram contaminar e / ou compreender as estratégias que nos interessou adotar para criar uma nova história baseada no mito que evocamos. Por fim, interessou consultar e analisar o trabalho de diversos autores que justificam a adoção de um discurso visual, particular para este projeto, tais como Vaslav Nijinsky, Didier Comès e Friedrich Murnau, enriquecendo o projeto artístico e a sua fundamentação com o estudo das obras e ideias destes autores. Todas estas referências permitiram-nos trabalhar de forma criativa a partir das narrativas originais da mitologia clássica, abordando características inerentes ao ser humano, bem como tentar compreender de que forma algumas delas são transversais ao tempo histórico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06
2021-10-06T00:00:00Z
2022-01-23T19:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38958
TID:202894622
url http://hdl.handle.net/10400.26/38958
identifier_str_mv TID:202894622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134905579339776