Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhantumbo, Quitéria Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11416
Resumo: A educação em Moçambique está a atravessar um período muito complexo, devido às transformações que vem sofrendo nos últimos anos. Essas transformações surgem com a necessidade de o país procurar afirmar-se diante da corrida da globalização, pela pressão dos organismos internacionais, pela pressão da sociedade e dos seus intervenientes. Estas mudanças têm também um grande impacto na administração e gestão das organizações escolares. O presente trabalho propõe-se estudar, por um lado, o grau de autonomia (financeira, administrativa, pedagógica e cultural) concedida por decreto às escolas técnico-profissionais de nível médio em Moçambique. Por outro lado, pretende-se analisar qual o grau de autonomia exercida por parte dos atores educativos locais, nomeadamente o diretor de escola, os professores e os representantes do sector produtivo e dos alunos. Em termos de metodologia a pesquisa foi baseada num estudo de caso de uma escola técnico-profissional, com uma abordagem mista, ainda que predominantemente qualitativa. Como técnicas de recolha de informação, utilizou-se o inquérito por questionário aos professores da escola, entrevistas aos principais atores educativos e ainda a análise documental. Como principais resultados do estudo, confirmou-se, por um lado, a centralização na gestão das áreas financeira e administrativa e por outro lado uma autonomia construída pela própria escola nas áreas pedagógica e cultural, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e respondendo às necessidades dos seus clientes. Desta forma assiste-se a existência de uma autonomia relativa, pois a escola em análise tem uma autonomia decretada pela administração central e ao mesmo tempo ela vai construindo a sua própria autonomia na tentativa de melhor gerir a escola.
id RCAP_3270f4267ad54c65a009f58673cf5aa7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de casoAdministração escolar - MoçambiqueAutonomia escolarEnsino técnico-profissional - MoçambiqueA educação em Moçambique está a atravessar um período muito complexo, devido às transformações que vem sofrendo nos últimos anos. Essas transformações surgem com a necessidade de o país procurar afirmar-se diante da corrida da globalização, pela pressão dos organismos internacionais, pela pressão da sociedade e dos seus intervenientes. Estas mudanças têm também um grande impacto na administração e gestão das organizações escolares. O presente trabalho propõe-se estudar, por um lado, o grau de autonomia (financeira, administrativa, pedagógica e cultural) concedida por decreto às escolas técnico-profissionais de nível médio em Moçambique. Por outro lado, pretende-se analisar qual o grau de autonomia exercida por parte dos atores educativos locais, nomeadamente o diretor de escola, os professores e os representantes do sector produtivo e dos alunos. Em termos de metodologia a pesquisa foi baseada num estudo de caso de uma escola técnico-profissional, com uma abordagem mista, ainda que predominantemente qualitativa. Como técnicas de recolha de informação, utilizou-se o inquérito por questionário aos professores da escola, entrevistas aos principais atores educativos e ainda a análise documental. Como principais resultados do estudo, confirmou-se, por um lado, a centralização na gestão das áreas financeira e administrativa e por outro lado uma autonomia construída pela própria escola nas áreas pedagógica e cultural, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e respondendo às necessidades dos seus clientes. Desta forma assiste-se a existência de uma autonomia relativa, pois a escola em análise tem uma autonomia decretada pela administração central e ao mesmo tempo ela vai construindo a sua própria autonomia na tentativa de melhor gerir a escola.Education in Mozambique is under a very complex stage, as a result of recent changes. These changes arise associated with the country need of being part of a global world, be under pressure moved by international organizations, civil society and other stakeholders! These changes also have a visible impact on the administration and management of school organizations. This paper proposes to study, dimensions of that process, on one hand, the degree of autonomy (financial, administrative, educational and cultural) granted by law to Vocational Schools in Mozambique. Moreover, it aims to analyze the degree of autonomy exercised by the local actors, school principal, teachers, representatives of the productive sector and students. It is case study conducted in a Vocational School; mixed methods were used, though predominantly qualitative. Data collecting techniques used are questionnaire survey to the teachers, interviews with key actors and documentary analysis. Main findings of the research confirmed centralization in the management of the financial and administrative autonomy. On the other hand, intending more efficient learning process there are the schools built educational and cultural autonomy. Existent autonomy is quite relative autonomy, as under autonomy by decree, the school builds its own autonomy attempting to better results in the management of the school.Universidade de Aveiro2013-11-21T17:13:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11416TID:201590034porNhantumbo, Quitéria Leitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:32Zoai:ria.ua.pt:10773/11416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:50.976674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
title Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
spellingShingle Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
Nhantumbo, Quitéria Leitão
Administração escolar - Moçambique
Autonomia escolar
Ensino técnico-profissional - Moçambique
title_short Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
title_full Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
title_fullStr Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
title_full_unstemmed Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
title_sort Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso
author Nhantumbo, Quitéria Leitão
author_facet Nhantumbo, Quitéria Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhantumbo, Quitéria Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar - Moçambique
Autonomia escolar
Ensino técnico-profissional - Moçambique
topic Administração escolar - Moçambique
Autonomia escolar
Ensino técnico-profissional - Moçambique
description A educação em Moçambique está a atravessar um período muito complexo, devido às transformações que vem sofrendo nos últimos anos. Essas transformações surgem com a necessidade de o país procurar afirmar-se diante da corrida da globalização, pela pressão dos organismos internacionais, pela pressão da sociedade e dos seus intervenientes. Estas mudanças têm também um grande impacto na administração e gestão das organizações escolares. O presente trabalho propõe-se estudar, por um lado, o grau de autonomia (financeira, administrativa, pedagógica e cultural) concedida por decreto às escolas técnico-profissionais de nível médio em Moçambique. Por outro lado, pretende-se analisar qual o grau de autonomia exercida por parte dos atores educativos locais, nomeadamente o diretor de escola, os professores e os representantes do sector produtivo e dos alunos. Em termos de metodologia a pesquisa foi baseada num estudo de caso de uma escola técnico-profissional, com uma abordagem mista, ainda que predominantemente qualitativa. Como técnicas de recolha de informação, utilizou-se o inquérito por questionário aos professores da escola, entrevistas aos principais atores educativos e ainda a análise documental. Como principais resultados do estudo, confirmou-se, por um lado, a centralização na gestão das áreas financeira e administrativa e por outro lado uma autonomia construída pela própria escola nas áreas pedagógica e cultural, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e respondendo às necessidades dos seus clientes. Desta forma assiste-se a existência de uma autonomia relativa, pois a escola em análise tem uma autonomia decretada pela administração central e ao mesmo tempo ela vai construindo a sua própria autonomia na tentativa de melhor gerir a escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21T17:13:56Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11416
TID:201590034
url http://hdl.handle.net/10773/11416
identifier_str_mv TID:201590034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137529638682624