Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/295
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_328a7d0c70f1895234d2983cc6cdb1f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuaisPsicologia educacionalPré-escolaLinguagem escritaEscritaAprendizagemEducational psychologyPreschoolWriting languageWritingLearningInstrumentsDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo do nosso estudo foi analisar a natureza das variações e as identidades que podem existir, no caminho para a estabilização da identidade das produções escritas da criança. Especificamente pretendeu-se estudar de que maneira os critérios qualitativos e quantitativos podem influenciar a escrita espontânea das crianças quando se trata de escrever a mesma palavra em momentos sucessivos (manualmente e em computador) - pares de palavras - sem consulta entre versões. Foram seleccionados 30 participantes de idades entre os 5-6 anos do jardim-de-infância, que foram divididos em 3 grupos experimentais pelo nível conceptual (silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético). Verificou-se que o processo de estabilização gráfica da escrita está relacionado com o nível conceptual das crianças, assim como que o computador de assume como importante ferramenta a explorar no processo de apropriação da linguagem escrita por parte das crianças pequenas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlmeida, Tiago Alexandre Fernandes2010-12-22T15:42:18Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:25.963042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
title Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
spellingShingle Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
Psicologia educacional
Pré-escola
Linguagem escrita
Escrita
Aprendizagem
Educational psychology
Preschool
Writing language
Writing
Learning
Instruments
title_short Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
title_full Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
title_fullStr Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
title_full_unstemmed Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
title_sort Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
author Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
author_facet Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Pré-escola
Linguagem escrita
Escrita
Aprendizagem
Educational psychology
Preschool
Writing language
Writing
Learning
Instruments
topic Psicologia educacional
Pré-escola
Linguagem escrita
Escrita
Aprendizagem
Educational psychology
Preschool
Writing language
Writing
Learning
Instruments
description Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-22T15:42:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/295
url http://hdl.handle.net/10400.12/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130045073063936