Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ana Paula Alexandre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3244
Resumo: Esta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã.
id RCAP_328c828612b2dea9c42298224b497ade
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de Termodinâmica na Sala de AulaTermodinâmicaTemperatura - EnergiaEsta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã.Costa, João Pinheiro da Providência euBibliorumSaraiva, Ana Paula Alexandre2015-04-13T12:12:09Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:43.238023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
title Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
spellingShingle Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
Saraiva, Ana Paula Alexandre
Termodinâmica
Temperatura - Energia
title_short Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
title_full Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
title_fullStr Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
title_full_unstemmed Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
title_sort Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
author Saraiva, Ana Paula Alexandre
author_facet Saraiva, Ana Paula Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, João Pinheiro da Providência e
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ana Paula Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Termodinâmica
Temperatura - Energia
topic Termodinâmica
Temperatura - Energia
description Esta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-10
2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-13T12:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3244
url http://hdl.handle.net/10400.6/3244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344112365568