Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3244 |
Resumo: | Esta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã. |
id |
RCAP_328c828612b2dea9c42298224b497ade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de Termodinâmica na Sala de AulaTermodinâmicaTemperatura - EnergiaEsta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã.Costa, João Pinheiro da Providência euBibliorumSaraiva, Ana Paula Alexandre2015-04-13T12:12:09Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:43.238023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
title |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
spellingShingle |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula Saraiva, Ana Paula Alexandre Termodinâmica Temperatura - Energia |
title_short |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
title_full |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
title_fullStr |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
title_full_unstemmed |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
title_sort |
Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula |
author |
Saraiva, Ana Paula Alexandre |
author_facet |
Saraiva, Ana Paula Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, João Pinheiro da Providência e uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Paula Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Termodinâmica Temperatura - Energia |
topic |
Termodinâmica Temperatura - Energia |
description |
Esta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-10 2012-01-01T00:00:00Z 2015-04-13T12:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3244 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344112365568 |