Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita Alexandra da Cruz Braz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82902
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_3290a3373f26a3332468f25bebca57bb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulaçãoEvaluation of the influence of heavy vehicles in the operational performance of the road infrastructure, through microsimulation techniquesVeículos PesadosUnidade de Veículo Ligeiro EquivalenteMicrossimulaçãoCalibraçãoAutoestradaTrucksPassenger Car EquivalentsMicrosimulationCalibrationFreewayDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO tráfego rodoviário é caraterizado por um grande número de diferentes tipos de veículos, e, devido às suas caraterísticas físicas e mecânicas, têm diferente influência no desempenho da infraestrutura rodoviária. Devido às suas dimensões e relação peso/potência, os veículos pesados caracterizam-se habitualmente pela prática de velocidades inferiores às do tráfego de veículos ligeiros, sendo esse efeito particularmente agravado em rampas ascendentes de elevada inclinação. Tal característica reflete-se habitualmente na redução da capacidade e dos níveis de serviço associados às rodovias. Importa assim compreender, quais os fatores que afetam o desempenho dos veículos pesados. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto dos veículos pesados na qualidade de serviço de correntes de tráfego, a partir de estimativas de fatores de equivalência, usando modelos de microssimulação e tendo por base as condições de circulação. O trecho analisado corresponde a um segmento de autoestrada, e através do simulador AIMSUN foi possível controlar as características da estrada, do tráfego, dos veículos e dos condutores. Os dados da simulação permitiram desenvolver as relações entre as variáveis escolhidas, para calcular os fatores de equivalência, comparando um tráfego apenas com veículos ligeiros com um tráfego misto. Neste estudo concluiu-se que o efeito dos veículos pesados diminui com o aumento da percentagem de veículos pesados, e aumenta com a variação do nível de saturação, uma vez que para volumes mais baixos há menos interação entre os veículos. Também se verificou um aumento do efeito dos veículos pesados com o aumento da inclinação e da extensão do trecho inclinado, devido à sua relação peso/potência.Road traffic is characterized by a large number of different types of vehicles and, due of their physical and mechanical characteristics, have different influence on the performance of road infrastructure. Due to their size and weight / power ratio, heavy vehicles are usually characterized by lower speeds than passenger car, and this effect is particularly aggravated by steep upgrades. This characteristic is usually reflected in the reduction of capacity and service levels associated with highways. It matters that, which are factors that affect the performance of heavy vehicles. The objective of this study is the impact of heavy vehicles on the quality of service of traffic streams, from equivalence models, using microsimulation models and based on conditions of circulation. The section analyzed corresponds to a segment of freeway, and through the AIMSUN microsimulator, it was possible to control the characteristics of road, traffic, vehicles and drivers. The simulation data were allowed as the relationships between variables, to calculate the equivalence factors, comparing a fleet of passenger cars only with a mixed fleet. In this study, we conclude the effect of heavy vehicles: decrease with increase of percentage of heavy vehicles; increase with increase of saturation level, because for lower volumes there is less interaction between vehicles. There was also an increase in the effect of heavy vehicles with increase of level grades and grade length due to weight / power ratio.2017-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82902http://hdl.handle.net/10316/82902TID:202125505porFerreira, Rita Alexandra da Cruz Brazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:46:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:45.279861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
Evaluation of the influence of heavy vehicles in the operational performance of the road infrastructure, through microsimulation techniques
title Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
spellingShingle Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
Ferreira, Rita Alexandra da Cruz Braz
Veículos Pesados
Unidade de Veículo Ligeiro Equivalente
Microssimulação
Calibração
Autoestrada
Trucks
Passenger Car Equivalents
Microsimulation
Calibration
Freeway
title_short Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
title_full Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
title_fullStr Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
title_full_unstemmed Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
title_sort Avaliação da influência dos veículos pesados no desempenho operacional da infraestrutura rodoviária, recorrendo a técnicas de microssimulação
author Ferreira, Rita Alexandra da Cruz Braz
author_facet Ferreira, Rita Alexandra da Cruz Braz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita Alexandra da Cruz Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos Pesados
Unidade de Veículo Ligeiro Equivalente
Microssimulação
Calibração
Autoestrada
Trucks
Passenger Car Equivalents
Microsimulation
Calibration
Freeway
topic Veículos Pesados
Unidade de Veículo Ligeiro Equivalente
Microssimulação
Calibração
Autoestrada
Trucks
Passenger Car Equivalents
Microsimulation
Calibration
Freeway
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82902
http://hdl.handle.net/10316/82902
TID:202125505
url http://hdl.handle.net/10316/82902
identifier_str_mv TID:202125505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133939258884096