A construção de identidade fundada em evidência histórica - da Formação de Portugal à Restauração da Independência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89485 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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A construção de identidade fundada em evidência histórica - da Formação de Portugal à Restauração da IndependênciaThe identity construction based on historical evidence – from Portugal Formation to the Restoration of IndependenceEducação históricaEvidênciaFormação de PortugalIdentidade e restauração da independênciaEvidenceFormation of PortugalIdentityHistory education and restoration of independenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO relatório de estágio aqui apresentado advém da Intervenção Pedagógica Supervisionada, desenvolvida no decorrer do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este projeto tem como propósito evidenciar o trabalho apresentado com estudantes do 7º e 8º ano de escolaridade, com 23 e 20 estudantes, respetivamente. Nesta Intervenção Pedagógica Supervisionada desenvolveram-se temáticas relacionadas com o processo da formação do Reino de Portugal até à Restauração da Independência. Procurou-se trabalhar, mais especificamente, no 7º ano de escolaridade, os conceitos de Condado e Independência Política e no 8º de escolaridade, os conceitos de União Ibérica e Restauração da Independência. Procurou-se desenvolver a construção da identidade nos estudantes fundada no conceito metahistórico de evidência. Igualmente, procurou-se responder nesta Intervenção Pedagógica Supervisionada à questão major da investigação: “De que forma os estudantes pensam a construção da identidade com base em evidência histórica diversificada atendendo a dois momentos distintos da História Nacional considerados como marcos?”. Nesse sentido, foram desenvolvidas tarefas individuais, ou em pares, em ensino remoto e ensino presencial, com momentos de recolha de ideias iniciais e ideias finais, mas também em tarefas de lápis e papel. Os materiais foram desenvolvidos segundo os princípios do construtivismo social ancorados na aula oficina proposta por Barca (2004). Atendendo à análise de dados parece poder-se afirmar que as ideias dos estudantes acerca dos conceitos substantivos complexificaram-se, bem como as suas ideias acerca de evidência tendo emergindo a categoria Evidência em contexto. Em termos do modo como pensam a sua identidade, os estudantes demonstram ideias que apontam para a procura da origem, das raízes e de um passado glorioso, sendo a bandeira o símbolo mais escolhido.The internship report presented here comes from the Supervised Pedagogical Intervention, developed during the Master`s degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho. This project has the purpose to salient the work presented with 7th and 8th grade students, with 23 and 20 students, respectively. In this Supervised Pedagogical Intervention were developed themes related to the process of formation of the Kingdom of Portugal until the Restoration of Independence were developed. We tried to work, more specifically, in the 7th year of schooling, the concepts of County and Political Independence and in the 8th of schooling, the concepts of Iberian Union and Restoration of Independence. We searched to develop the construction of identity in students based on the metahistorical concept of evidence. Likewise, in this Supervised Pedagogical Intervention we searched to answer the major question of the investigation: “How do students think about the construction of identity based on diversified historical evidence, taking into account two distinct moments in National History considered as milestones?” In this way, individual and with pairs were developed tasks, in remote teaching and face-to face teaching, with moments of collecting initial and final ideas, but also in pencil and paper tasks. The materials were developed according to the principles of social constructivism anchored in the workshop class proposed by Barca (2004). According to the data analysis, it seems to be possible to state that the students' ideas about substantive concepts became more complex, as well as their ideas about evidence, with the emergence of the category Evidence in context. In terms of how they think about their identity, students demonstrate ideas that point to the search for origin, roots and a glorious past, with the flag being the most chosen symbol.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoBarros, Emanuel Fernandes de2022-05-182022-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89485por203546253info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:22:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:12.967688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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