Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Catarina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brocardo, Joana, Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8042
Resumo: O presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.
id RCAP_329c4b8f31d4a202ce5d1c76acb02b3f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafiosPráticas do professorProjeto colaborativoRelação de colaboraçãoTeacher practicesCollaborative projectCollaborative relationshipO presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.This paper results from a study conducted in the context of a collaborative project involving two primary teachers and the first author, concerning the teacher’s practices focused on the development of students’ number sense. It aims to describe and analyse the potential of this context and the challenges faced by the researcher to undertake a project of this nature, as well as to reflect on the conception/maintenance of a collaborative relationship. The study is informed by the interpretative paradigm and follows a qualitative approach. Data were collected through interviews, participant observation, and document collection. The results of this study reveal that teachers appraise very positively the reflective dimension of the collaborative project, which contributes to a greater awareness and improvement of their own practice. In this study stand out as key challenges in the design and development of a collaborative project the following: (i) the adequacy of the project’s duration to create a relationship of trust among the team members, (ii) compliance with the teachers’ expectations and needs and, simultaneously, (iii) an unambiguous clarification of the role of the different team members.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumDelgado, CatarinaBrocardo, JoanaOliveira, Hélia2015-03-17T12:12:05Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8042por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:25.052548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
title Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
spellingShingle Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
Delgado, Catarina
Práticas do professor
Projeto colaborativo
Relação de colaboração
Teacher practices
Collaborative project
Collaborative relationship
title_short Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
title_full Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
title_fullStr Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
title_full_unstemmed Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
title_sort Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
author Delgado, Catarina
author_facet Delgado, Catarina
Brocardo, Joana
Oliveira, Hélia
author_role author
author2 Brocardo, Joana
Oliveira, Hélia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Catarina
Brocardo, Joana
Oliveira, Hélia
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas do professor
Projeto colaborativo
Relação de colaboração
Teacher practices
Collaborative project
Collaborative relationship
topic Práticas do professor
Projeto colaborativo
Relação de colaboração
Teacher practices
Collaborative project
Collaborative relationship
description O presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-17T12:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8042
url http://hdl.handle.net/10400.26/8042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135331244572672