Marketing e comunicação na formação de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Soares dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69032
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_329f18929c0a9fa86c4e13df10d79780
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing e comunicação na formação de recursos humanosCommunication and marketing in training of human resourcesFormaçãoFormação inicialFormação contínuaMarketingMeios de comunicaçãoFormationInitial formationContinuous formationMediaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)Com a evolução dos meios tecnológicos e as sucessivas mudanças a nível global, as empresas/organizações veem o campo da formação profissional como uma solução para o progresso de competências e habilitações dos seus funcionários, enquanto que o campo de marketing, sendo uma área bastante integrada e assente em empresas modernas, apresenta-se como uma área de atuação importante para a promoção e desenvolvimento de meios de comunicação das empresas. O presente Relatório de Estágio prende-se com a temática da formação profissional e a importância do marketing numa empresa dedicada à atividade formativa. Pretendeu-se, através do estudo caso, examinar todas as fases do ciclo formativo que são fatores importantes para uma ação formativa de qualidade e, por outro lado, analisar todos os critérios e indicadores que contribuem para a qualidade da formação. No que diz respeito ao campo de marketing, um dos principais objetivos do estudo direcionou-se para a interpretação e análise dos contributos do departamento de marketing para os resultados da empresa e descortinar quais os principais métodos e técnicas de comunicação utilizadas pela empresa que tornam mais eficazes para angariação de formandos na região do Minho. Utilizando uma metodologia qualitativa e quantitativa inspirada no estudo caso, apurámos as diferentes fases do desenvolvimento da formação e com base numa amostra concluímos, no que corresponde aos meios de comunicação empregues pela empresa, que aqueles que se mostraram mais eficazes na divulgação dos cursos/ações de formação da empresa foram as redes sociais, mais especificamente, Facebook. O Relatório de Estágio pautou-se pela articulação entre dois campos, que apesar de distintos, são a base do funcionamento da empresa onde se realizou o estudo: o campo da formação e o campo de marketing.With the evolution of technological means and the successive changes on a global level, companies see the field of vocational training as a solution for the competence and skill progress of their employees, while the field of marketing is an already integrated area on modern companies, as it is important to the promotion and development of corporate media. This internship report deals with the theme of vocational training and the importance of marketing in a company dedicated to the training activity. This study case intends to examine all phases of the training cycle that are important for a formative quality action and, on the other hand, to analyse all the criteria and indicators that contribute to the quality of training. With regards to the marketing field, one of the main objectives of the study was to interpret and break down the marketing department's contributions to the company's results and to uncover the main communication methods and techniques used by the company that makes it more effective in the raising students in the Minho region. Through a qualitative and quantitative methodology, inspired by the case study, we surveyed the different stages of the development of the training and through the sample that was sent to the research process, we concluded with regards to the means of communication applied by the company, social networks, more specifically Facebook, proved to be the most effective in the dissemination of the courses/trainings provided by the company. The Internship report was based on the association between two fields, the training field and the marketing field, that even though distinct, are the basis of the company where this study was conducted.Gomes, Carlos AlbertoUniversidade do MinhoSantos, Bárbara Soares dos20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69032por202528472info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:43.416133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
Communication and marketing in training of human resources
title Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
spellingShingle Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
Santos, Bárbara Soares dos
Formação
Formação inicial
Formação contínua
Marketing
Meios de comunicação
Formation
Initial formation
Continuous formation
Media
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
title_full Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
title_fullStr Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
title_full_unstemmed Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
title_sort Marketing e comunicação na formação de recursos humanos
author Santos, Bárbara Soares dos
author_facet Santos, Bárbara Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Carlos Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bárbara Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Formação inicial
Formação contínua
Marketing
Meios de comunicação
Formation
Initial formation
Continuous formation
Media
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação
Formação inicial
Formação contínua
Marketing
Meios de comunicação
Formation
Initial formation
Continuous formation
Media
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69032
url http://hdl.handle.net/1822/69032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202528472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132966968885248