Custom automotive grade Linux image for production diagnostics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Eduardo João Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85183
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (especialização em Sistemas Embebidos)
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spelling Custom automotive grade Linux image for production diagnosticsAutomotivePDSAGLDiagnosticoDiagnosticEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (especialização em Sistemas Embebidos)Os sistemas presentes nos automóveis de hoje em dia, têm vindo a tornar-se cada vez mais complexos conforme as tecnologias e as preferências dos consumidores têm evoluído. Os sistemas, tais como consolas centrais ou paineis de instrumentos, têm o papel não só de informar os passageiros como também de entertenimento e ajuda na navegação. Estas e outras capacidades traduziram-se numa maior complexidade destes sistemas, tanto a nível do software como do hardware. A maior parte dos fornecedores de peças e equipamentos eletrónicos para a industria automóvel têm a necessidade de acelerar o processo de testes dos seus produtos, para poderem acompanhar a procura mantendo a qualidade. Para este fim, software de testes é usado nos sistemas desenvolvidos com o objetivo de testar o hardware e software desenvolvido para o cliente. No software de testes incluí-se o Production Diagnostic Software (PDS). A solução de PDS atualmente utilizada pela Bosch é composta por uma pilha de software, QNX a correr em paralelo com AUTOSAR da Vector. O AUTOSAR é um Real-Time Operative System (RTOS) usado como ponto de entrada dos comandos de diagnostico e oferece acesso ao hardware e à interface de comunicação. O QNX é um sistema UNIX de alto nível que lida com dispositivos externos, como ecrãs e audio. O Automotive Grade Linux (AGL), em comparação com outros sistemas operativos direcionados à indústria automóvel, é mais recente e apresenta software totalmente open-source. Devido a isto, apresenta custos reduzidos quando comparado com soluções closed-source e um maior grau de personalização em termos de código. Este projeto de dissertação implementou uma prova de conceito de um PDS usando o AGL como o unico sistema operativo, com o objetivo de competir e substituir, totalmente ou parcialmente, a pilha de software existente na solução atual da Bosch. A conclusão deste projeto de dissertação é que o AGL não consegue substituir a pilha de software devido à falta de qualidades real-time por parte do AGL. Mas, por outro lado, é um possível candidato a substituir o QNX na pilha de software, pois o AGL apresenta as mesmas capacidades que o QNX a menor custo e com maior personalização.The systems in today’s cars have become increasingly complex as technology and consumer prefer ences have evolved. Systems, such as center consoles or instrument clusters, have the role of not only inform passengers but also to entertain and aid navigation. These and other capabilities increased the complexity of these systems, in terms of software and hardware. Most suppliers of electronic parts and equipment to the automotive industry have the need to speed up the process of testing their products so that they can meet demand while maintaining quality. For this purpose, test software is used with the objective of testing the hardware and software developed for the client. Test software includes Production Diagnostic Software (PDS). The PDS solution currently used by Bosch is composed of a software stack, QNX running alongside Vectors AUTOSAR. AUTOSAR is a Real-Time Operative System (RTOS) used as the entry point for diagnostic commands and provides access to the hardware and communication interface. QNX is a high-level UNIX system that handles external devices, such as displays and audio. The Automotive Grade Linux (AGL), compared to other Operative Systems targeted at the automotive industry, is newer and features a open-source approach. Because of this, it offers lower costs when compared to other closed-source solutions and a higher level of customization of code. This dissertation project implemented a proof-of-concept of a PDS using AGL as the only operating system, with the aim to compete and replace, totally or partially, the existing software stack in the current Bosch solution. The conclusion drawn from this dissertation project is that AGL cannot replace the software stack, due to it’s lack of real-time capabilities. On the other hand, it is a possible candidate to replace QNX in the software stack, for the reason that AGL has the same capabilities at a lower cost and higher customization level.Cardoso, PauloUniversidade do MinhoSousa, Eduardo João Fernandes de2022-07-292022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85183eng203318099info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:06.629139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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