Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Amália Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34309
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação
id RCAP_32a9561b7cf34460289bcde3555c7456
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalhoLiteracia mediáticaCompetênciasPráticasMediaCidadaniaAdultosMedia literacyCompetencesPracticesCitizenshipAdults316.7737.031:659.3659.3:37.031Ciências Sociais::SociologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e EducaçãoEste estudo exploratório tem como principal objetivo avaliar os níveis de literacia mediática de adultos, num contexto empresarial. Procura contribuir para o conhecimento empírico neste campo de estudo, explorando as práticas mediáticas, as competências de literacia mediática e as práticas de comunicação que caracterizam o grupo de adultos em estudo. As exigências da «sociedade da informação» destacam a importância da literacia mediática para o quotidiano dos adultos, a nível pessoal e profissional. A literacia mediática é uma competênciachave do século XXI: “Mais do que nunca os cidadãos precisam de ter uma análise crítica da informação independentemente do sistema simbólico usado (imagem, som e texto), para produzir conteúdo por eles próprios e para se adaptarem à mudança social e no trabalho” (Bevort, Frau-Meigs, Jacquinot-Delaunay & Souyri, 2008, p.49). Para avaliar os níveis de literacia mediática, a opção pela metodologia qualitativo-quantitativa tem sido reconhecida como uma estratégia metodológica eficaz (Lopes, 2013). Neste sentido, este estudo articula os métodos quantitativos e qualitativos, através da aplicação de um questionário e da realização de grupos de foco, que tiveram como objetivo dar resposta à pergunta de partida: Quais são os níveis de literacia mediática dos adultos no mercado de trabalho? O questionário foi aplicado a 201 pessoas que trabalham numa empresa da região do Minho, situada no distrito de Braga. Posteriormente foram realizados três grupos de foco com o objetivo de explorar os principais resultados obtidos através dos questionários. Os resultados indicam que há uma relação entre as práticas mediáticas e as práticas de comunicação e o nível de competências de literacia mediática. Os níveis básico e avançado apresentam contrastes significativos relativamente a essas práticas, sendo a principal diferença o acesso ao computador e o uso da internet. Fatores como a idade, a escolaridade e a área de trabalho parecem influenciar os níveis de literacia mediática.The main goal of this exploratory research is the evaluation of adults’ media literacy levels applied in a business company. It aims to expand the empirical knowledge in this field by pointing out the media practices, the media literacy competences and the citizenship practices that characterize the studied group of adults. The information society’s requirements highlight the importance of media literacy to adult’s daily lives, at personal and professional levels. Media literacy is a key-competence of 21st century: "More than ever citizens need to have a critical analysis of information whatever the symbolic system used (image, sound, text), to produce content by themselves and to adapt themselves to professional and social change." (Bevort, Frau-Meigs, Jacquinot-Delaunay & Souyri, 2008, p.49). For the intensive study of media literacy, the adoption of a qualitative and quantitative methodology has been widely accepted (Lopes, 2013). Consequently, this work combines both qualitative and quantitative methods: respectively, a questionnaire and focus groups, which tried to clarify our research question: What are the media literacy levels of people in the labour market? The questionnaire was answered by 201 employees of a company located in the municipality of Braga, in Portugal. Three focus groups took place after the analysis of the questionnaire responses, allowing further exploration of the results achieved. The results show a relation between media and communication practices and the level of media literacy competences. The basic and advanced levels present significant contrasts concerning those practices, where the main difference is based on computer and internet access. Also factors such as age, education level and work area seem to influence the media literacy levels.Pereira, SaraUniversidade do MinhoCarvalho, Amália Teixeira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34309por201600552info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:08.679773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
title Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
spellingShingle Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
Carvalho, Amália Teixeira
Literacia mediática
Competências
Práticas
Media
Cidadania
Adultos
Media literacy
Competences
Practices
Citizenship
Adults
316.77
37.031:659.3
659.3:37.031
Ciências Sociais::Sociologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
title_full Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
title_fullStr Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
title_full_unstemmed Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
title_sort Avaliação dos níveis de literacia mediática: estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho
author Carvalho, Amália Teixeira
author_facet Carvalho, Amália Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sara
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Amália Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia mediática
Competências
Práticas
Media
Cidadania
Adultos
Media literacy
Competences
Practices
Citizenship
Adults
316.77
37.031:659.3
659.3:37.031
Ciências Sociais::Sociologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Literacia mediática
Competências
Práticas
Media
Cidadania
Adultos
Media literacy
Competences
Practices
Citizenship
Adults
316.77
37.031:659.3
659.3:37.031
Ciências Sociais::Sociologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34309
url http://hdl.handle.net/1822/34309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201600552
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132359867498496