Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, C.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22415
Resumo: O artigo analisa o desenvolvimento e uso estratégico de eventos desportivos na sua intrincada natureza política e diplomática, especialmente quando dirigidos ao aprofundamento da cooperação entre países. Aborda os I Jogos da Lusofonia como estudo de caso, evento desportivo que teve lugar em Macau em 2006. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos de análise se baseiam em fontes documentais de meios de comunicação, reportagens, entrevistas, documentos oficiais e trabalhos académicos. A interpretação dos documentos é sustentada por uma estratégia interdisciplinar caraterizada por conceitos teóricos de diferentes campos disciplinares focados na história, cultura e diplomacia associados ao desporto. Constatou-se que os I Jogos da Lusofonia foram um exemplo supremo de interculturalidade ao serviço do desporto e do reforço dos laços entre países historicamente interligados. As principais ilações conduzem-nos no sentido de que a diplomacia desportiva pode ser um ponto de intersecção para um grupo de países e usada como um recurso para criar legados positivos assentes na reciprocidade, que se traduzem em capital social para o anfitrião. Constatámos, ainda, que os Jogos da Lusofonia podem ser vistos como uma tentativa de colmatar falhas na herança histórica comum e contribuir para manter os laços culturais dos países Lusófonos.
id RCAP_32adb9248770bd5a6b33007941d4d400
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”Diplomacia desportivaPolítica desportivaJogos da LusofoniaO artigo analisa o desenvolvimento e uso estratégico de eventos desportivos na sua intrincada natureza política e diplomática, especialmente quando dirigidos ao aprofundamento da cooperação entre países. Aborda os I Jogos da Lusofonia como estudo de caso, evento desportivo que teve lugar em Macau em 2006. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos de análise se baseiam em fontes documentais de meios de comunicação, reportagens, entrevistas, documentos oficiais e trabalhos académicos. A interpretação dos documentos é sustentada por uma estratégia interdisciplinar caraterizada por conceitos teóricos de diferentes campos disciplinares focados na história, cultura e diplomacia associados ao desporto. Constatou-se que os I Jogos da Lusofonia foram um exemplo supremo de interculturalidade ao serviço do desporto e do reforço dos laços entre países historicamente interligados. As principais ilações conduzem-nos no sentido de que a diplomacia desportiva pode ser um ponto de intersecção para um grupo de países e usada como um recurso para criar legados positivos assentes na reciprocidade, que se traduzem em capital social para o anfitrião. Constatámos, ainda, que os Jogos da Lusofonia podem ser vistos como uma tentativa de colmatar falhas na herança histórica comum e contribuir para manter os laços culturais dos países Lusófonos.Editorial Cuadernos de Sofía2021-04-06T13:19:24Z2021-01-01T00:00:00Z20212021-04-06T14:21:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22415por0719-5729 –0719-5729Gouveia, C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:26.662300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
title Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
spellingShingle Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
Gouveia, C.
Diplomacia desportiva
Política desportiva
Jogos da Lusofonia
title_short Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
title_full Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
title_fullStr Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
title_full_unstemmed Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
title_sort Macau como actor desportivo do ‘mundo lusófono’. “quatro continentes, um idioma, unidos pelo desporto”
author Gouveia, C.
author_facet Gouveia, C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomacia desportiva
Política desportiva
Jogos da Lusofonia
topic Diplomacia desportiva
Política desportiva
Jogos da Lusofonia
description O artigo analisa o desenvolvimento e uso estratégico de eventos desportivos na sua intrincada natureza política e diplomática, especialmente quando dirigidos ao aprofundamento da cooperação entre países. Aborda os I Jogos da Lusofonia como estudo de caso, evento desportivo que teve lugar em Macau em 2006. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos de análise se baseiam em fontes documentais de meios de comunicação, reportagens, entrevistas, documentos oficiais e trabalhos académicos. A interpretação dos documentos é sustentada por uma estratégia interdisciplinar caraterizada por conceitos teóricos de diferentes campos disciplinares focados na história, cultura e diplomacia associados ao desporto. Constatou-se que os I Jogos da Lusofonia foram um exemplo supremo de interculturalidade ao serviço do desporto e do reforço dos laços entre países historicamente interligados. As principais ilações conduzem-nos no sentido de que a diplomacia desportiva pode ser um ponto de intersecção para um grupo de países e usada como um recurso para criar legados positivos assentes na reciprocidade, que se traduzem em capital social para o anfitrião. Constatámos, ainda, que os Jogos da Lusofonia podem ser vistos como uma tentativa de colmatar falhas na herança histórica comum e contribuir para manter os laços culturais dos países Lusófonos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06T13:19:24Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
2021-04-06T14:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22415
url http://hdl.handle.net/10071/22415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0719-5729 –
0719-5729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Cuadernos de Sofía
publisher.none.fl_str_mv Editorial Cuadernos de Sofía
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134712561664000