Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adriana Benevides
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9641
Resumo: Resumo: Este ensaio visa analisar possíveis relações entre os conceitos de habilidades sociais e de adaptação acadêmica à Universidade. O termo habilidades sociais define o conjunto de comportamentos requeridos para a competência social, conforme critérios especificamente associados a esse construto. A adaptação acadêmica envolve uma integração e uma acomodação das vivências acadêmicas às demandas do contexto universitário. Foi feita uma análise de estudos empíricos sobre os dois temas e, com base nas correlações por eles evidenciadas, conclui-se que essa associação pode sugerir que: (a) um bom repertório de habilidades sociais poderia contribuir para a qualidade das vivências acadêmicas e o rendimento acadêmico facilitando o processo de adaptação à Universidade; (b) as situações e as demandas da vida na Universidade constituem oportunidades de aprendizagem, não somente acadêmicas, mas também interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o universitário, tanto no presente quanto no futuro profissional.
id RCAP_32b60aaf682bd3006d1644d8839ab52d
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtosHabilidades sociaisCompetência socialVivências acadêmicasEstudantes universitáriosAdaptação acadêmicaSocial skillsSocial competenceAcademic experiencesCollege studentsCollege adaptationResumo: Este ensaio visa analisar possíveis relações entre os conceitos de habilidades sociais e de adaptação acadêmica à Universidade. O termo habilidades sociais define o conjunto de comportamentos requeridos para a competência social, conforme critérios especificamente associados a esse construto. A adaptação acadêmica envolve uma integração e uma acomodação das vivências acadêmicas às demandas do contexto universitário. Foi feita uma análise de estudos empíricos sobre os dois temas e, com base nas correlações por eles evidenciadas, conclui-se que essa associação pode sugerir que: (a) um bom repertório de habilidades sociais poderia contribuir para a qualidade das vivências acadêmicas e o rendimento acadêmico facilitando o processo de adaptação à Universidade; (b) as situações e as demandas da vida na Universidade constituem oportunidades de aprendizagem, não somente acadêmicas, mas também interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o universitário, tanto no presente quanto no futuro profissional.Abstract: The main goal of this survey is to analyze the possible relationships between the concepts of social skills and the academic adaptation to the University context. The term “social skills” defines the set of behaviors necessary to the social competence under criteria that are specifically associated to this construct. Academic adaptation involves integration and accommodation of academic experiences concerning to the demands of the university context. This survey also shows an analysis of empirical studies on two subjects and, based on correlations evidenced by them, has concluded that this association may suggest that: (a) a good social skills would corroborate both to the quality of academic experiences and the academic performance, which facilitate the process of adaptation to the University; (b) situations and demands in the University’ life are in fact learning opportunities, not only on an academic viewpoint but also on interpersonal viewpoint, which corroborate to the development of important social skills for the learner, for the present as well as for the future of his professional life.Edições ISPARepositório do ISPASoares, Adriana BenevidesDel Prette, Zilda Aparecida Pereira2024-03-04T11:29:30Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9641porSoares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à Universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.9110870-823110.14417/ap.911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T02:16:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:19.252013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
title Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
spellingShingle Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
Soares, Adriana Benevides
Habilidades sociais
Competência social
Vivências acadêmicas
Estudantes universitários
Adaptação acadêmica
Social skills
Social competence
Academic experiences
College students
College adaptation
title_short Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
title_full Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
title_fullStr Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
title_full_unstemmed Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
title_sort Habilidades sociais e adaptação à Universidade : convergências e divergências dos construtos
author Soares, Adriana Benevides
author_facet Soares, Adriana Benevides
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Adriana Benevides
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Competência social
Vivências acadêmicas
Estudantes universitários
Adaptação acadêmica
Social skills
Social competence
Academic experiences
College students
College adaptation
topic Habilidades sociais
Competência social
Vivências acadêmicas
Estudantes universitários
Adaptação acadêmica
Social skills
Social competence
Academic experiences
College students
College adaptation
description Resumo: Este ensaio visa analisar possíveis relações entre os conceitos de habilidades sociais e de adaptação acadêmica à Universidade. O termo habilidades sociais define o conjunto de comportamentos requeridos para a competência social, conforme critérios especificamente associados a esse construto. A adaptação acadêmica envolve uma integração e uma acomodação das vivências acadêmicas às demandas do contexto universitário. Foi feita uma análise de estudos empíricos sobre os dois temas e, com base nas correlações por eles evidenciadas, conclui-se que essa associação pode sugerir que: (a) um bom repertório de habilidades sociais poderia contribuir para a qualidade das vivências acadêmicas e o rendimento acadêmico facilitando o processo de adaptação à Universidade; (b) as situações e as demandas da vida na Universidade constituem oportunidades de aprendizagem, não somente acadêmicas, mas também interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o universitário, tanto no presente quanto no futuro profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
2024-03-04T11:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9641
url http://hdl.handle.net/10400.12/9641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à Universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911
0870-8231
10.14417/ap.911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137796239130624