Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cristina Caramelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rendeiro, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3499
Resumo: O presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.
id RCAP_32b700b47b8b35666a9b95f0f07b0814
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applicationsComunicaçãoMultimédiaPerceçãoUsabilidadeCogniçãoCommunicationMultimediaPerceptionUsabilityCognitionO presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Cristina CarameloRendeiro, Margarida2012-12-26T11:58:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3499engCadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 129-142.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:51Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:24.988291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
title Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
spellingShingle Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
Gomes, Cristina Caramelo
Comunicação
Multimédia
Perceção
Usabilidade
Cognição
Communication
Multimedia
Perception
Usability
Cognition
title_short Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
title_full Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
title_fullStr Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
title_full_unstemmed Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
title_sort Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applications
author Gomes, Cristina Caramelo
author_facet Gomes, Cristina Caramelo
Rendeiro, Margarida
author_role author
author2 Rendeiro, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cristina Caramelo
Rendeiro, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Multimédia
Perceção
Usabilidade
Cognição
Communication
Multimedia
Perception
Usability
Cognition
topic Comunicação
Multimédia
Perceção
Usabilidade
Cognição
Communication
Multimedia
Perception
Usability
Cognition
description O presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26T11:58:02Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3499
url http://hdl.handle.net/10284/3499
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 129-142.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130269903486976