A actividade física e desportiva no 1.º ciclo do ensino básico - a experiência desenvolvida de 2006 a 2010
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2268 |
Resumo: | As Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º CEB, preconizadas pelo Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, diploma que estabelece os princípios orientadores da organização e gestão curricular do ensino básico, encontram-se regulamentadas pelo Despacho n.º 14460/2008 (2.ª série), publicado no Diário da República n.º 100, de 26 de Maio. Considera-se um tema de especial relevância, não apenas pela sua actualidade, mas principalmente pela valorização social que a actividade física e desportiva contém e pela função central da escola na elevação da prática desportiva das crianças e dos jovens. O tema escolhido para a dissertação advém de uma realidade bem actual: a introdução da actividade física e desportiva nas Actividades Extra-Curriculares (AEC’s) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), abordando a nossa experiência profissional desenvolvida nos anos lectivos de 2006/2007 a 2009/2010. Este trabalho pretendeu demonstrar a importância da actividade física e desportiva nas capacidades motoras dos alunos, no desenvolvimento integral do aluno, na aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, no fomento do espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes; e no estimulo da tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspectiva da sua preservação. |
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A actividade física e desportiva no 1.º ciclo do ensino básico - a experiência desenvolvida de 2006 a 2010Actividade física e desportiva1.º Ciclo de Ensino BásicoActividades Extra-CurricularesAs Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º CEB, preconizadas pelo Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, diploma que estabelece os princípios orientadores da organização e gestão curricular do ensino básico, encontram-se regulamentadas pelo Despacho n.º 14460/2008 (2.ª série), publicado no Diário da República n.º 100, de 26 de Maio. Considera-se um tema de especial relevância, não apenas pela sua actualidade, mas principalmente pela valorização social que a actividade física e desportiva contém e pela função central da escola na elevação da prática desportiva das crianças e dos jovens. O tema escolhido para a dissertação advém de uma realidade bem actual: a introdução da actividade física e desportiva nas Actividades Extra-Curriculares (AEC’s) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), abordando a nossa experiência profissional desenvolvida nos anos lectivos de 2006/2007 a 2009/2010. Este trabalho pretendeu demonstrar a importância da actividade física e desportiva nas capacidades motoras dos alunos, no desenvolvimento integral do aluno, na aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, no fomento do espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes; e no estimulo da tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspectiva da sua preservação.The Curriculum Enrichment Activities in the 1st CEB advocated by Decree-Law No. 6 / 2001, of January 18, the diploma that establishes the guiding principles of organization and management of basic education curriculum, are regulated by Order number 14460/2008 (2nd series), published in the Official Gazette No. 100, of 26 May. It is considered an issue of particular importance, not only for its topicality, but mainly for the social value that contains physical and sporting activity and the central role of school sport in raising the children and young people. The theme chosen for this essay comes from a reality right now: the introduction of physical activity and sport in Extra-Curricular Activities (AEC's) 1st Cycle of Basic Education (1.º CEB), addressing our experience developed in academic years 2006/2007 to 2009/2010. This work aimed to demonstrate the importance of physical activity and sport in motor skills of students in the student's overall development, the acquisition of habits and behaviors of healthy lifestyles to remain in adulthood, the promotion of sportsmanship and fair play, subject to the rules and activities by all stakeholders, and the stimulation of awareness for the enjoyment of nature with a view to its preservation.2012-12-06T16:42:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2268porBarros, Nuno Filipe Viana de Araújo Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:48.301210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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