Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7976
Resumo: O relatório que aqui se apresenta foi realizado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona, pertencente ao curso de Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido em duas instituições distintas, mas pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas, sediadas no centro urbano da cidade de Bragança. Os grupos de alunos com quem se desenvolveu o trabalho, no que respeita ao 1.º Ciclo tinham idades compreendidas entre os nove e os dez anos e no que respeita ao 2.º ciclo, por sua vez tinham idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos. Pretende-se com este documento explanar, em síntese, as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. Salienta-se que, durante o decorrer dos estágios, as atividades realizadas foram pensadas numa linha participativa e cooperativa, na qual se assumiram os alunos como coconstrutores da sua aprendizagem, sempre numa abordagem integrada e integradora das diferentes áreas disciplinares conforme os contextos educativos. Neste documento, adotou-se uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa sobre as experiências de ensino aprendizagem desenvolvida no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. This report was executed as an integral part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, belonging to the Master course in 1st and 2nd cycles of basic education. This practical work was performed in two distinct institutions belonging to the same School Grouping, headquartered in the urban centre of Bragança. The group of students with whom the work concerning the 1st cycle of basic education was performed had ages between 9 and 10 years old, and the group of students with whom the work concerning the 2nd cycle of basic education was performed had ages between 11 and 16 years old. The main goal of this document is to briefly explain, the educational and learning experiences developed throughout this pedagogical internship. Stressed out is the fact that, during these internships, the activities performed were reasoned in a participative and cooperative line of thought, in which the students were the co-builders of their learning process. An integrated and integrator approach of the different disciplinary areas was maintained during this work according to the educational contexts. The present document adopted a reflexive, problematizing and investigative posture on the educational and learning experiences established in the scope of 1st and 2nd cycles of basic education.
id RCAP_32d855cf766d5f5529f541be165cae9f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemParticipaçãoCooperaçãoO relatório que aqui se apresenta foi realizado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona, pertencente ao curso de Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido em duas instituições distintas, mas pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas, sediadas no centro urbano da cidade de Bragança. Os grupos de alunos com quem se desenvolveu o trabalho, no que respeita ao 1.º Ciclo tinham idades compreendidas entre os nove e os dez anos e no que respeita ao 2.º ciclo, por sua vez tinham idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos. Pretende-se com este documento explanar, em síntese, as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. Salienta-se que, durante o decorrer dos estágios, as atividades realizadas foram pensadas numa linha participativa e cooperativa, na qual se assumiram os alunos como coconstrutores da sua aprendizagem, sempre numa abordagem integrada e integradora das diferentes áreas disciplinares conforme os contextos educativos. Neste documento, adotou-se uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa sobre as experiências de ensino aprendizagem desenvolvida no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. This report was executed as an integral part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, belonging to the Master course in 1st and 2nd cycles of basic education. This practical work was performed in two distinct institutions belonging to the same School Grouping, headquartered in the urban centre of Bragança. The group of students with whom the work concerning the 1st cycle of basic education was performed had ages between 9 and 10 years old, and the group of students with whom the work concerning the 2nd cycle of basic education was performed had ages between 11 and 16 years old. The main goal of this document is to briefly explain, the educational and learning experiences developed throughout this pedagogical internship. Stressed out is the fact that, during these internships, the activities performed were reasoned in a participative and cooperative line of thought, in which the students were the co-builders of their learning process. An integrated and integrator approach of the different disciplinary areas was maintained during this work according to the educational contexts. The present document adopted a reflexive, problematizing and investigative posture on the educational and learning experiences established in the scope of 1st and 2nd cycles of basic education.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBPedro, Marta Cristina da Costa Ferreira2013-01-21T09:28:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7976porPedro, Marta Cristina da Costa Ferreira (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:40.141461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Participação
Cooperação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
author Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
author_facet Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Participação
Cooperação
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiências de aprendizagem
Participação
Cooperação
description O relatório que aqui se apresenta foi realizado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona, pertencente ao curso de Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido em duas instituições distintas, mas pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas, sediadas no centro urbano da cidade de Bragança. Os grupos de alunos com quem se desenvolveu o trabalho, no que respeita ao 1.º Ciclo tinham idades compreendidas entre os nove e os dez anos e no que respeita ao 2.º ciclo, por sua vez tinham idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos. Pretende-se com este documento explanar, em síntese, as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. Salienta-se que, durante o decorrer dos estágios, as atividades realizadas foram pensadas numa linha participativa e cooperativa, na qual se assumiram os alunos como coconstrutores da sua aprendizagem, sempre numa abordagem integrada e integradora das diferentes áreas disciplinares conforme os contextos educativos. Neste documento, adotou-se uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa sobre as experiências de ensino aprendizagem desenvolvida no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. This report was executed as an integral part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, belonging to the Master course in 1st and 2nd cycles of basic education. This practical work was performed in two distinct institutions belonging to the same School Grouping, headquartered in the urban centre of Bragança. The group of students with whom the work concerning the 1st cycle of basic education was performed had ages between 9 and 10 years old, and the group of students with whom the work concerning the 2nd cycle of basic education was performed had ages between 11 and 16 years old. The main goal of this document is to briefly explain, the educational and learning experiences developed throughout this pedagogical internship. Stressed out is the fact that, during these internships, the activities performed were reasoned in a participative and cooperative line of thought, in which the students were the co-builders of their learning process. An integrated and integrator approach of the different disciplinary areas was maintained during this work according to the educational contexts. The present document adopted a reflexive, problematizing and investigative posture on the educational and learning experiences established in the scope of 1st and 2nd cycles of basic education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T09:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7976
url http://hdl.handle.net/10198/7976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135221006729216