Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/258 |
Resumo: | A questão da identidade pessoal tem sido alvo de diversas abordagens, pelo que neste trabalho se descreve a forma como questões de índole epistémica subjazem a diferentes concepções e respostas a esta questão por diferentes modelos teóricos da psicologia. Grande parte deste problema deve-se a uma imagem da natureza do conhecimento como sendo uma montagem de representações que deverão espelhar de forma absoluta uma realidade ou uma interioridade imaculada. Os movimentos construtivistas da psicologia têm vindo a desmontar progressivamente esta imagem, embora sem que se consigam vislumbrar respostas alternativas sólidas. Nesse sentido, apresentamos uma breve descrição de uma postura epistémica em crescente elaboração dentro e fora da psicologia e que toma a metáfora do diálogo como seu princípio de base. Esclarecendo os princípios daquilo que consideramos ser o dialogismo, aplicamos de seguida este tipo de abordagem à questão da identidade. Para isso, seguimos a teoria que tem tido mais impacto e visibilidade neste campo, mais concretamente a Teoria do Self Dialógico, que tem vindo a ser elaborada por Hubert Hermans e seus colaboradores. Terminamos com uma referência a alguns dos desafios fundamentais nesta área, sobretudo no que toca à relação com outras questões e áreas, como as da neurobiologia, da psicologia cultural, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia clínica. - The question of personal identity has been addressed with different approaches, therefore this essay describes how issues of epistemic nature are implied in different conceptions and answers to this question by different theoretical models within Psychology. Largely, this problem has to do with an image of knowledge as a collection of representations that totally reflect an immaculate reality or interiority. Constructivist approaches within Psychology have been progressively deconstructing this image, although without providing any reliable alternative answers. Thus, we present a brief description of an epistemic position under development within and outside Psychology which takes the metaphor of dialogue as its basic principle. Starting with the explanation of the basic axioms of our own conception of dialogism, we then apply this kind of approach to the question of self-identity, taking the Dialogical Self-Theory developed by Hubert Hermans and his co-workers as the main referential background – since this theory is the one with greater impact and visibility in this area. We conclude with a reference to some of the fundamental challenges in this field, mainly in terms of the relationship with other lines of research and areas, such as Neurobiology, Cultural Psychology, Development Psychology and Clinical Psychology. |
id |
RCAP_32df0266d481e41091f4f218dd97077d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/258 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoalIdentidadeSelf DialógicoDialogismoA questão da identidade pessoal tem sido alvo de diversas abordagens, pelo que neste trabalho se descreve a forma como questões de índole epistémica subjazem a diferentes concepções e respostas a esta questão por diferentes modelos teóricos da psicologia. Grande parte deste problema deve-se a uma imagem da natureza do conhecimento como sendo uma montagem de representações que deverão espelhar de forma absoluta uma realidade ou uma interioridade imaculada. Os movimentos construtivistas da psicologia têm vindo a desmontar progressivamente esta imagem, embora sem que se consigam vislumbrar respostas alternativas sólidas. Nesse sentido, apresentamos uma breve descrição de uma postura epistémica em crescente elaboração dentro e fora da psicologia e que toma a metáfora do diálogo como seu princípio de base. Esclarecendo os princípios daquilo que consideramos ser o dialogismo, aplicamos de seguida este tipo de abordagem à questão da identidade. Para isso, seguimos a teoria que tem tido mais impacto e visibilidade neste campo, mais concretamente a Teoria do Self Dialógico, que tem vindo a ser elaborada por Hubert Hermans e seus colaboradores. Terminamos com uma referência a alguns dos desafios fundamentais nesta área, sobretudo no que toca à relação com outras questões e áreas, como as da neurobiologia, da psicologia cultural, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia clínica. - The question of personal identity has been addressed with different approaches, therefore this essay describes how issues of epistemic nature are implied in different conceptions and answers to this question by different theoretical models within Psychology. Largely, this problem has to do with an image of knowledge as a collection of representations that totally reflect an immaculate reality or interiority. Constructivist approaches within Psychology have been progressively deconstructing this image, although without providing any reliable alternative answers. Thus, we present a brief description of an epistemic position under development within and outside Psychology which takes the metaphor of dialogue as its basic principle. Starting with the explanation of the basic axioms of our own conception of dialogism, we then apply this kind of approach to the question of self-identity, taking the Dialogical Self-Theory developed by Hubert Hermans and his co-workers as the main referential background – since this theory is the one with greater impact and visibility in this area. We conclude with a reference to some of the fundamental challenges in this field, mainly in terms of the relationship with other lines of research and areas, such as Neurobiology, Cultural Psychology, Development Psychology and Clinical Psychology.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlte, IvaPetracchi, PauloFerreira, TiagoCunha, CarlaSalgado, João2010-11-18T22:44:34Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/258porALTE, Iva d'; PETRACCHI, Paulo; FERREIRA, Tiago; CUNHA, Carla; SALGADO, João -Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal. Revista Interacções. Nº6 (2007), p.8-311646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:54.577972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
title |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
spellingShingle |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal Alte, Iva Identidade Self Dialógico Dialogismo |
title_short |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
title_full |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
title_fullStr |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
title_full_unstemmed |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
title_sort |
Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal |
author |
Alte, Iva |
author_facet |
Alte, Iva Petracchi, Paulo Ferreira, Tiago Cunha, Carla Salgado, João |
author_role |
author |
author2 |
Petracchi, Paulo Ferreira, Tiago Cunha, Carla Salgado, João |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alte, Iva Petracchi, Paulo Ferreira, Tiago Cunha, Carla Salgado, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Self Dialógico Dialogismo |
topic |
Identidade Self Dialógico Dialogismo |
description |
A questão da identidade pessoal tem sido alvo de diversas abordagens, pelo que neste trabalho se descreve a forma como questões de índole epistémica subjazem a diferentes concepções e respostas a esta questão por diferentes modelos teóricos da psicologia. Grande parte deste problema deve-se a uma imagem da natureza do conhecimento como sendo uma montagem de representações que deverão espelhar de forma absoluta uma realidade ou uma interioridade imaculada. Os movimentos construtivistas da psicologia têm vindo a desmontar progressivamente esta imagem, embora sem que se consigam vislumbrar respostas alternativas sólidas. Nesse sentido, apresentamos uma breve descrição de uma postura epistémica em crescente elaboração dentro e fora da psicologia e que toma a metáfora do diálogo como seu princípio de base. Esclarecendo os princípios daquilo que consideramos ser o dialogismo, aplicamos de seguida este tipo de abordagem à questão da identidade. Para isso, seguimos a teoria que tem tido mais impacto e visibilidade neste campo, mais concretamente a Teoria do Self Dialógico, que tem vindo a ser elaborada por Hubert Hermans e seus colaboradores. Terminamos com uma referência a alguns dos desafios fundamentais nesta área, sobretudo no que toca à relação com outras questões e áreas, como as da neurobiologia, da psicologia cultural, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia clínica. - The question of personal identity has been addressed with different approaches, therefore this essay describes how issues of epistemic nature are implied in different conceptions and answers to this question by different theoretical models within Psychology. Largely, this problem has to do with an image of knowledge as a collection of representations that totally reflect an immaculate reality or interiority. Constructivist approaches within Psychology have been progressively deconstructing this image, although without providing any reliable alternative answers. Thus, we present a brief description of an epistemic position under development within and outside Psychology which takes the metaphor of dialogue as its basic principle. Starting with the explanation of the basic axioms of our own conception of dialogism, we then apply this kind of approach to the question of self-identity, taking the Dialogical Self-Theory developed by Hubert Hermans and his co-workers as the main referential background – since this theory is the one with greater impact and visibility in this area. We conclude with a reference to some of the fundamental challenges in this field, mainly in terms of the relationship with other lines of research and areas, such as Neurobiology, Cultural Psychology, Development Psychology and Clinical Psychology. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2010-11-18T22:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/258 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ALTE, Iva d'; PETRACCHI, Paulo; FERREIRA, Tiago; CUNHA, Carla; SALGADO, João -Self dialógico: um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal. Revista Interacções. Nº6 (2007), p.8-31 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020218441728 |