Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Maria João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31673
Resumo: O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrando-nos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.
id RCAP_32e193f11a514e447f2ffb5b34cb14c7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.Comunidades emergentesPedagogiaEnsino SuperiorProcesso de BolonhaO objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrando-nos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.The main aim of this article is to launch a reflection on the most recent educational sceneries promoted by the era of social web. Where do you start to increase the knowledge concerning this topic? In this paper, we are going to present a revision of literature on this subject. We will begin by the discussion of the concept of social web followed by the refection on the role it can play in Education – namely in Higher Education – and the communities that emerge in those educational contexts.El propósito de este artículo es establecer un punto de partida para una reflexión sobre los últimos escenarios educativos promovidos por la era de la web social. ¿Desde dónde comenzamos cuando queremos profundizar el conocimiento sobre este tema? En este artículo, proponemos revisar la literatura. Comenzaremos buscando una aclaración del concepto de la red social, luego nos enfocaremos en su papel en el campo de la educación, particularmente en la educación superior, y luego nos enfocaremos en las comunidades emergentes que emergen en estos contextos educativos.Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pos-graduaçao em Educação2021-07-27T16:56:59Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31673por2179-842710.4025/imagenseduc.v10i3.50568Macário, Maria JoãoSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:07Zoai:ria.ua.pt:10773/31673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:29.535236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
title Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
spellingShingle Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
Macário, Maria João
Comunidades emergentes
Pedagogia
Ensino Superior
Processo de Bolonha
title_short Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
title_full Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
title_fullStr Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
title_full_unstemmed Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
title_sort Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento.
author Macário, Maria João
author_facet Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Maria João
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades emergentes
Pedagogia
Ensino Superior
Processo de Bolonha
topic Comunidades emergentes
Pedagogia
Ensino Superior
Processo de Bolonha
description O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão sobre os mais recentes cenários educacionais promovidos pela era da web social. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma revisão de literatura. Começaremos por procurar uma clarificação do conceito de web social, para, de seguida, nos focarmos no seu papel no campo da Educação, particularmente, no Ensino Superior, centrando-nos depois nas comunidades emergentes que surgem nesses contextos educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-07-27T16:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31673
url http://hdl.handle.net/10773/31673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2179-8427
10.4025/imagenseduc.v10i3.50568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pos-graduaçao em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pos-graduaçao em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690135822336