Linha Saúde 24: um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sílvia Maria Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3626
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o Serviço de Atendimento Linha Saúde 24, procurando informação que possibilite entender qual o contributo que este serviço público aporta para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. A triagem e o perfil das situações que os utentes relatam, quando utilizam esta Linha. O trabalho conclui que a sua criação contribuiu para a alteração da intenção dos Utilizadores. No início do contacto, os utentes manifestam uma intenção, que após a triagem e aconselhamento do Enfermeiro de serviço da Linha, se vê alterada. O Serviço disponibiliza triagem, aconselhamento e encaminhamento, pois as pessoas procuram informação, coordenação e ajuda, para resolverem adequadamente problemas de saúde. Pode-se inferir deste trabalho que a Linha Saúde 24 é um serviço que apoia a gestão dos cuidados de saúde dos Utilizadores, através do encaminhamento adequado para instituições de saúde da área mais próxima onde está o potencial doente, oferecendo um leque variado de hipóteses de cuidados de saúde, seguros e apropriados a cada situação apresentada. É um serviço que auxilia e apoia a tomada de decisões informadas e conscientes dos Utilizadores, daqui decorrendo um conjunto de vantagens para o Serviço Nacional de Saúde, quer tornando-o um sistema mais próximo do Utilizador, na procura de cuidados de Saúde, quer racionalizando a oferta de recursos públicos, nomeadamente no que concerne às Urgências.
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