As tecnologias da informação e a auditoria às contas das instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25289 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública) |
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As tecnologias da informação e a auditoria às contas das instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas657.6378:681.3681.3:378Dissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública)As instituições de ensino superior públicas portuguesas viveram nos últimos anos profundas mudanças, nomeadamente ao nível da sua governação. A autonomia financeira das instituições, associada ao conceito de flexibilização da gestão, traduziu-se na responsabilização das instituições e na exigência de economia e eficiência na gestão dos recursos. Uma atitude proactiva e vencedora tornou-se fulcral para a sobrevivência destas instituições. A universidade que se resumia a uma comunidade local de conhecimento transformou-se num espaço global, assente num paradigma de competitividade a nível internacional, onde a estratégia assume especial importância. Estas circunstâncias ditaram a relevância da modernização dos processos contabilísticos, face à necessidade de informação para apoio à decisão e para efeitos de prestação de contas. Foi necessário implementar sistemas de informação contabilística automatizados e com capacidade de resposta às atuais exigências legais e gestionárias. Para tal, e uma vez que a contabilidade tem por base um conjunto de dados e informações, tornou-se crucial recorrer a tecnologias de informação, uma vez que estas têm a capacidade de lidar com grandes quantidades de informação de uma forma consistente e de potenciar a produtividade e rentabilidade. Para atestar a imparcialidade da informação produzida, destaca-se a auditoria, que assenta em regras, procedimentos, leis ou fórmulas para suporte e orientação. É neste contexto que se propõe este estudo para investigar qual o grau de implementação das tecnologias da informação nas instituições de ensino superior públicas portuguesas e de que modo a sua utilização interage com os procedimentos de auditoria às respetivas contas. Neste sentido, foi enviado um questionário às instituições de ensino superior públicas portuguesas, recolhendo-se um conjunto de dados que caracterizam as instituições (utilização das tecnologias, contabilidade, controlo interno e auditoria). Da análise da informação aferiu-se a forte presença de tecnologias de informação nas instituições, face à implementação de sistemas de informação integrados, demonstrando-se que os auditores estão consideravelmente expostos a estes. Paralelamente à interação das tecnologias com os processos contabilísticos e de controlo interno das instituições, verificou-se a relação com a auditoria. Justificou-se, assim, a necessidade de normas específicas, no sentido de o auditor se prevenir para a forma como os sistemas de informação computorizados afetam a revisão/auditoria.In last years, higher education Portuguese public institutions experienced deep changes, especially in terms of their governance. The financial autonomy associated with the concept of flexible management, became a challenge to the institutions who are obliged to make economies and present efficiency in management. An incisive attitude is of the biggest importance to the survival of these institutions. The university, priory seen as a local community of knowledge, has become a global space, based on a paradigm of international competitiveness, where strategy plays an important role. These circumstances implied the modernization of the accounting procedures due to the needs of information for decision support purposes and for accountability. It was necessary to implement automated accounting information systems to face legal and managerial requirements. Since the accounting is based on a set of data and information, it has become crucial to use information technology, because it has the capacity to deal with big amounts of information improving productivity and sustainability. In order to prove the reliability of information, there is the auditing, based on rules, procedures, laws or formulas. It is in this context that this study proposes to analyze the degree of implementation of information technology in higher education Portuguese public institutions and how their use interacts with the auditing procedures. For the purposes of this research, a questionnaire was sent to higher education Portuguese public institutions, collecting a set of data that characterize the institutions (use of technology and accounting, internal control and auditing). Information analysis measured the strong presence of information technology in institutions, due to the implementation of integrated information systems, which shows that auditors are considerably exposed to these. The interaction of technology with the accounting and internal control of institutions, are currently related to the auditing. This conclusion justifies the need of specific standards in order to protect the auditor of how the computerized information systems affect the review/auditing.Camões, Pedro J.Universidade do MinhoCosta, Luciano Areal Gomes da2013-07-162013-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:35.231765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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