Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,J.P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aranha,A.M., Antunes,H. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002
Resumo: O propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.
id RCAP_32fcd36cced43ef0e2df809268ffeb5d
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2013000300002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolarsetor desportivosucesso escolarmodalidade desportivaO propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.Edições Desafio Singular2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002Motricidade v.9 n.3 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002Soares,J.P.Aranha,A.M.Antunes,H. L.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:19:52Zoai:scielo:S1646-107X2013000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:26.759459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
title Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
spellingShingle Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
Soares,J.P.
setor desportivo
sucesso escolar
modalidade desportiva
title_short Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
title_full Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
title_fullStr Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
title_full_unstemmed Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
title_sort Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar
author Soares,J.P.
author_facet Soares,J.P.
Aranha,A.M.
Antunes,H. L.
author_role author
author2 Aranha,A.M.
Antunes,H. L.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,J.P.
Aranha,A.M.
Antunes,H. L.
dc.subject.por.fl_str_mv setor desportivo
sucesso escolar
modalidade desportiva
topic setor desportivo
sucesso escolar
modalidade desportiva
description O propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.9 n.3 2013
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137347113058304