CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2775 |
Resumo: | O design de óculos, é uma área bastante explorada e tendo em conta as alterações a nível do mercado, bem como as alterações a nível social, é importante acompanhar esta evolução e com isto, permitir o desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de integrar cada vez mais o público-alvo no que é o design. No entanto, existe espaço para a melhoria de formas de personalização dos modelos e de que maneira isto pode beneficiar os consumidores dando uma maior relevância aos óculos graduados, sendo que, estes modelos de óculos tendem a ser conotados de forma negativa. Existem várias formas de personalização de óculos, desde a criação de modelos com diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais, até a implementação de tecnologias que permitam ao consumidor visualizar virtualmente o modelo escolhido antes de efetuar a compra. Para acompanhar esta evolução, este projeto tem como objetivo, dar oportunidade aos consumidores de alterar a sua armação conforme os gostos e necessidades estimulando a criatividade e interatividade com o produto. Tanto no desenvolvimento de óculos como qualquer outro produto, é importante que exista um elevado nível de conforto. Em todo o caso, se os óculos forem fruto de uso diário, o bem-estar é a principal preocupação no que toca ao consumidor. Com isto, foi desenvolvido um projeto que tem como objetivo a personalização e customização de óculos graduados. É criado um modelo/conceito de óculos graduados, onde a armação base é personalizada através de formas/apliques externos, sobrepostos, que alteram a linguagem dos óculos, caracterizando-se pelos apliques serem fixos através de um imanes. Este projeto permite que o utilizador tenha vários modelos sem ter de adquirir uma nova armação, não existindo custos extra na aquisição de lentes. A investigação no design personalizado de óculos, resulta numa valiosa adição quando resulta numa melhoria tanto a nível estético como ergonómico, relacionando os dois e colocando-os numa posição equitativa sem que tenhamos de abdicar de um deles. |
id |
RCAP_330e86cd96f3de08b3511d20a534550b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIALDesign de óculosDesign EmocionalExpressão SocialPersonalizaçãoInclusãoO design de óculos, é uma área bastante explorada e tendo em conta as alterações a nível do mercado, bem como as alterações a nível social, é importante acompanhar esta evolução e com isto, permitir o desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de integrar cada vez mais o público-alvo no que é o design. No entanto, existe espaço para a melhoria de formas de personalização dos modelos e de que maneira isto pode beneficiar os consumidores dando uma maior relevância aos óculos graduados, sendo que, estes modelos de óculos tendem a ser conotados de forma negativa. Existem várias formas de personalização de óculos, desde a criação de modelos com diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais, até a implementação de tecnologias que permitam ao consumidor visualizar virtualmente o modelo escolhido antes de efetuar a compra. Para acompanhar esta evolução, este projeto tem como objetivo, dar oportunidade aos consumidores de alterar a sua armação conforme os gostos e necessidades estimulando a criatividade e interatividade com o produto. Tanto no desenvolvimento de óculos como qualquer outro produto, é importante que exista um elevado nível de conforto. Em todo o caso, se os óculos forem fruto de uso diário, o bem-estar é a principal preocupação no que toca ao consumidor. Com isto, foi desenvolvido um projeto que tem como objetivo a personalização e customização de óculos graduados. É criado um modelo/conceito de óculos graduados, onde a armação base é personalizada através de formas/apliques externos, sobrepostos, que alteram a linguagem dos óculos, caracterizando-se pelos apliques serem fixos através de um imanes. Este projeto permite que o utilizador tenha vários modelos sem ter de adquirir uma nova armação, não existindo custos extra na aquisição de lentes. A investigação no design personalizado de óculos, resulta numa valiosa adição quando resulta numa melhoria tanto a nível estético como ergonómico, relacionando os dois e colocando-os numa posição equitativa sem que tenhamos de abdicar de um deles.2023-12-15T11:24:46Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2775http://hdl.handle.net/11110/2775TID:203431014porOliveira, Patrícia Vicente de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T05:25:30Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:22.604721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
title |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
spellingShingle |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL Oliveira, Patrícia Vicente de Araújo Design de óculos Design Emocional Expressão Social Personalização Inclusão |
title_short |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
title_full |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
title_fullStr |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
title_sort |
CUSTOMIZAÇÃO DE ÓCULOS GRADUADOS COMO FORMA DE INCLUSÃO E EXPRESSÃO SOCIAL |
author |
Oliveira, Patrícia Vicente de Araújo |
author_facet |
Oliveira, Patrícia Vicente de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Vicente de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de óculos Design Emocional Expressão Social Personalização Inclusão |
topic |
Design de óculos Design Emocional Expressão Social Personalização Inclusão |
description |
O design de óculos, é uma área bastante explorada e tendo em conta as alterações a nível do mercado, bem como as alterações a nível social, é importante acompanhar esta evolução e com isto, permitir o desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de integrar cada vez mais o público-alvo no que é o design. No entanto, existe espaço para a melhoria de formas de personalização dos modelos e de que maneira isto pode beneficiar os consumidores dando uma maior relevância aos óculos graduados, sendo que, estes modelos de óculos tendem a ser conotados de forma negativa. Existem várias formas de personalização de óculos, desde a criação de modelos com diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais, até a implementação de tecnologias que permitam ao consumidor visualizar virtualmente o modelo escolhido antes de efetuar a compra. Para acompanhar esta evolução, este projeto tem como objetivo, dar oportunidade aos consumidores de alterar a sua armação conforme os gostos e necessidades estimulando a criatividade e interatividade com o produto. Tanto no desenvolvimento de óculos como qualquer outro produto, é importante que exista um elevado nível de conforto. Em todo o caso, se os óculos forem fruto de uso diário, o bem-estar é a principal preocupação no que toca ao consumidor. Com isto, foi desenvolvido um projeto que tem como objetivo a personalização e customização de óculos graduados. É criado um modelo/conceito de óculos graduados, onde a armação base é personalizada através de formas/apliques externos, sobrepostos, que alteram a linguagem dos óculos, caracterizando-se pelos apliques serem fixos através de um imanes. Este projeto permite que o utilizador tenha vários modelos sem ter de adquirir uma nova armação, não existindo custos extra na aquisição de lentes. A investigação no design personalizado de óculos, resulta numa valiosa adição quando resulta numa melhoria tanto a nível estético como ergonómico, relacionando os dois e colocando-os numa posição equitativa sem que tenhamos de abdicar de um deles. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T11:24:46Z 2023-12-15 2023-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2775 http://hdl.handle.net/11110/2775 TID:203431014 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2775 |
identifier_str_mv |
TID:203431014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136440051826688 |