Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Isabel Patrícia Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10818
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process.
id RCAP_33107d6524ee2be7d0ec530f2ea9b69f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infânciaEducação pré-escolarProjetosInvestigação-açãoParticipação ativaAprendizagemEducacion infantilProyectosInvestigación-acciónParticipación activaAprendizajePreschool educationProjectsAction researchActive participationLearningO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process.Universidade de Évora2014-03-12T12:33:44Z2014-03-122013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10818http://hdl.handle.net/10174/10818TID:201243113porisabel_pbfonseca@hotmail.com672Fonseca, Isabel Patrícia Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:41.444397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
Fonseca, Isabel Patrícia Brito
Educação pré-escolar
Projetos
Investigação-ação
Participação ativa
Aprendizagem
Educacion infantil
Proyectos
Investigación-acción
Participación activa
Aprendizaje
Preschool education
Projects
Action research
Active participation
Learning
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
author Fonseca, Isabel Patrícia Brito
author_facet Fonseca, Isabel Patrícia Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Isabel Patrícia Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Projetos
Investigação-ação
Participação ativa
Aprendizagem
Educacion infantil
Proyectos
Investigación-acción
Participación activa
Aprendizaje
Preschool education
Projects
Action research
Active participation
Learning
topic Educação pré-escolar
Projetos
Investigação-ação
Participação ativa
Aprendizagem
Educacion infantil
Proyectos
Investigación-acción
Participación activa
Aprendizaje
Preschool education
Projects
Action research
Active participation
Learning
description O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-12T12:33:44Z
2014-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10818
http://hdl.handle.net/10174/10818
TID:201243113
url http://hdl.handle.net/10174/10818
identifier_str_mv TID:201243113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv isabel_pbfonseca@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136531502333952