Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10818 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process. |
id |
RCAP_33107d6524ee2be7d0ec530f2ea9b69f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infânciaEducação pré-escolarProjetosInvestigação-açãoParticipação ativaAprendizagemEducacion infantilProyectosInvestigación-acciónParticipación activaAprendizajePreschool educationProjectsAction researchActive participationLearningO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process.Universidade de Évora2014-03-12T12:33:44Z2014-03-122013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10818http://hdl.handle.net/10174/10818TID:201243113porisabel_pbfonseca@hotmail.com672Fonseca, Isabel Patrícia Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:41.444397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância Fonseca, Isabel Patrícia Brito Educação pré-escolar Projetos Investigação-ação Participação ativa Aprendizagem Educacion infantil Proyectos Investigación-acción Participación activa Aprendizaje Preschool education Projects Action research Active participation Learning |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância |
author |
Fonseca, Isabel Patrícia Brito |
author_facet |
Fonseca, Isabel Patrícia Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Isabel Patrícia Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Projetos Investigação-ação Participação ativa Aprendizagem Educacion infantil Proyectos Investigación-acción Participación activa Aprendizaje Preschool education Projects Action research Active participation Learning |
topic |
Educação pré-escolar Projetos Investigação-ação Participação ativa Aprendizagem Educacion infantil Proyectos Investigación-acción Participación activa Aprendizaje Preschool education Projects Action research Active participation Learning |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-12T12:33:44Z 2014-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10818 http://hdl.handle.net/10174/10818 TID:201243113 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10818 |
identifier_str_mv |
TID:201243113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
isabel_pbfonseca@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136531502333952 |