“COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sim-sim, Margarida, Bento, Ana, Merelie, Holly, Lopes, Manuel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27655
Resumo: Introdução: Cuidar do familiar com doença oncológica e em tratamento por quimioterapia no domicílio, representa para o familiar cuidador prestar cuidados a alguém a quem está ligado emocionalmente e que vive um período de intenso sofrimento. É importante mais informação acerca de como são adquiridas e desenvolvidas as competências dos familiares cuidadores neste contexto. Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre as competências adquiridas e desenvolvidas por familiares que cuidam de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico à luz da Grounded Theory. Método: Equação boleana proposta: [(informal caregivers OR family caregivers) AND (oncological disease OR chemotherapy OR cancer OR treatment by chemotherapy) AND (skills OR competence OR ability) AND (grounded theory)]. Para esta revisão, serão considerados só estudos empíricos de abordagem qualitativa. Todos os estudos selecionados usam a metodologia da teoria fundamentada. Os idiomas serão restritos a inglês, espanhol e português, e os artigos publicados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2018 serão qualificados para inclusão. Protocolo de revisão sistemática registrada no PROSPERO - CRD42018105735 Resultados: numa exploração preliminar [EBSCOhost (Academic Search Complete, MEDLINE with Full Text, CINAHL Plus with Full Text MEDLINE complete, MedicLatina); The Cochrane Library (the Cochrane Database of Systematic Reviews and the Cochrane Methodology Register); Web of Science (Science and Social Science Citation Index);PubMed;SciELO (integrated databases);RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal);LILACS;Google Scholar[ através da equação boleana inicial, foram identificados 230 estudos que serão analisados.
id RCAP_332909b3598393cf61c459139c579c43
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”competênciasfamiliar cuidadorGrounded TheoryIntrodução: Cuidar do familiar com doença oncológica e em tratamento por quimioterapia no domicílio, representa para o familiar cuidador prestar cuidados a alguém a quem está ligado emocionalmente e que vive um período de intenso sofrimento. É importante mais informação acerca de como são adquiridas e desenvolvidas as competências dos familiares cuidadores neste contexto. Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre as competências adquiridas e desenvolvidas por familiares que cuidam de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico à luz da Grounded Theory. Método: Equação boleana proposta: [(informal caregivers OR family caregivers) AND (oncological disease OR chemotherapy OR cancer OR treatment by chemotherapy) AND (skills OR competence OR ability) AND (grounded theory)]. Para esta revisão, serão considerados só estudos empíricos de abordagem qualitativa. Todos os estudos selecionados usam a metodologia da teoria fundamentada. Os idiomas serão restritos a inglês, espanhol e português, e os artigos publicados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2018 serão qualificados para inclusão. Protocolo de revisão sistemática registrada no PROSPERO - CRD42018105735 Resultados: numa exploração preliminar [EBSCOhost (Academic Search Complete, MEDLINE with Full Text, CINAHL Plus with Full Text MEDLINE complete, MedicLatina); The Cochrane Library (the Cochrane Database of Systematic Reviews and the Cochrane Methodology Register); Web of Science (Science and Social Science Citation Index);PubMed;SciELO (integrated databases);RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal);LILACS;Google Scholar[ através da equação boleana inicial, foram identificados 230 estudos que serão analisados.2020-03-03T09:40:00Z2020-03-032018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/27655http://hdl.handle.net/10174/27655porsimnaosimmafrade@uevora.ptmsimsim@uevora.ptfilipabento89@gmail.comhollymerelie@gmail.commjl@uevora.pt745Frade, MariaSim-sim, MargaridaBento, AnaMerelie, HollyLopes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:39.088419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
title “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
spellingShingle “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
Frade, Maria
competências
familiar cuidador
Grounded Theory
title_short “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
title_full “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
title_fullStr “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
title_full_unstemmed “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
title_sort “COMPETÊNCIAS DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA CUIDAR DE DOENTES EM QUIMIOTERAPIA À LUZ DA TEORIA FUNDAMENTADA: PROTOCOLO PARA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
author Frade, Maria
author_facet Frade, Maria
Sim-sim, Margarida
Bento, Ana
Merelie, Holly
Lopes, Manuel
author_role author
author2 Sim-sim, Margarida
Bento, Ana
Merelie, Holly
Lopes, Manuel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Maria
Sim-sim, Margarida
Bento, Ana
Merelie, Holly
Lopes, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv competências
familiar cuidador
Grounded Theory
topic competências
familiar cuidador
Grounded Theory
description Introdução: Cuidar do familiar com doença oncológica e em tratamento por quimioterapia no domicílio, representa para o familiar cuidador prestar cuidados a alguém a quem está ligado emocionalmente e que vive um período de intenso sofrimento. É importante mais informação acerca de como são adquiridas e desenvolvidas as competências dos familiares cuidadores neste contexto. Objetivo: realizar uma revisão sistemática sobre as competências adquiridas e desenvolvidas por familiares que cuidam de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico à luz da Grounded Theory. Método: Equação boleana proposta: [(informal caregivers OR family caregivers) AND (oncological disease OR chemotherapy OR cancer OR treatment by chemotherapy) AND (skills OR competence OR ability) AND (grounded theory)]. Para esta revisão, serão considerados só estudos empíricos de abordagem qualitativa. Todos os estudos selecionados usam a metodologia da teoria fundamentada. Os idiomas serão restritos a inglês, espanhol e português, e os artigos publicados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2018 serão qualificados para inclusão. Protocolo de revisão sistemática registrada no PROSPERO - CRD42018105735 Resultados: numa exploração preliminar [EBSCOhost (Academic Search Complete, MEDLINE with Full Text, CINAHL Plus with Full Text MEDLINE complete, MedicLatina); The Cochrane Library (the Cochrane Database of Systematic Reviews and the Cochrane Methodology Register); Web of Science (Science and Social Science Citation Index);PubMed;SciELO (integrated databases);RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal);LILACS;Google Scholar[ através da equação boleana inicial, foram identificados 230 estudos que serão analisados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01T00:00:00Z
2020-03-03T09:40:00Z
2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27655
http://hdl.handle.net/10174/27655
url http://hdl.handle.net/10174/27655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sim
nao
sim
mafrade@uevora.pt
msimsim@uevora.pt
filipabento89@gmail.com
hollymerelie@gmail.com
mjl@uevora.pt
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136658579259392