Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Ana Patrícia Alas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11856
Resumo: O presente relatório final é constituído por sete capítulos. O primeiro e o segundo capítulos apresentam a história e as características da Coopberço e uma análise dos fundamentos da acção educativa, da organização e caracterização dos espaços, dos grupos, do tempo e do meio institucional das duas salas onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Os capítulos três, quatro, cinco e seis revelam as principais aprendizagens efectuadas ao longo do ano na PES I e na PES II. Durante a PES I o tempo de intervenção nos contextos de creche e de jardim-de-infância foi de apenas uma manhã por semana, em cada um deles. Por outro lado, a PES II teve a duração de seis semanas em creche e de dez semanas em jardim-de-infância. O capítulo sete deste relatório contém uma reflexão das maiores dificuldades e das oportunidades de aprendizagem que estas favoreceram; ### Abstract: This final paper consists of seven main subjects. The first and second subjects deal with the history and the characteristics of Coopberço and an analysis on the fundamentals involved in education and of the organization and characterization of the areas, group of children, routines and institutional environment of the two rooms in which the Supervised Teaching Practice (STP). The third, fourth, fifth and sixth parts focus on the knowledge acquired throughout the year during STP I and STP II. During STP I the intervention period in nursery and kindergarten contexts happened once a week, in de morning, in each. On the other hand, STP II occurred for six weeks in nursery and ten weeks in kindergarten. The seventh item on the paper deals with the biggest difficulties and learning opportunities that they favoured.
id RCAP_332ea1f808e2ab87e539a65963f087c4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- CoopberçoO presente relatório final é constituído por sete capítulos. O primeiro e o segundo capítulos apresentam a história e as características da Coopberço e uma análise dos fundamentos da acção educativa, da organização e caracterização dos espaços, dos grupos, do tempo e do meio institucional das duas salas onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Os capítulos três, quatro, cinco e seis revelam as principais aprendizagens efectuadas ao longo do ano na PES I e na PES II. Durante a PES I o tempo de intervenção nos contextos de creche e de jardim-de-infância foi de apenas uma manhã por semana, em cada um deles. Por outro lado, a PES II teve a duração de seis semanas em creche e de dez semanas em jardim-de-infância. O capítulo sete deste relatório contém uma reflexão das maiores dificuldades e das oportunidades de aprendizagem que estas favoreceram; ### Abstract: This final paper consists of seven main subjects. The first and second subjects deal with the history and the characteristics of Coopberço and an analysis on the fundamentals involved in education and of the organization and characterization of the areas, group of children, routines and institutional environment of the two rooms in which the Supervised Teaching Practice (STP). The third, fourth, fifth and sixth parts focus on the knowledge acquired throughout the year during STP I and STP II. During STP I the intervention period in nursery and kindergarten contexts happened once a week, in de morning, in each. On the other hand, STP II occurred for six weeks in nursery and ten weeks in kindergarten. The seventh item on the paper deals with the biggest difficulties and learning opportunities that they favoured.Universidade de Évora2014-11-20T18:04:11Z2014-11-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11856http://hdl.handle.net/10174/11856porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Barradas, Ana Patrícia Alasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:32.210094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
Barradas, Ana Patrícia Alas
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL- Coopberço
author Barradas, Ana Patrícia Alas
author_facet Barradas, Ana Patrícia Alas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Ana Patrícia Alas
description O presente relatório final é constituído por sete capítulos. O primeiro e o segundo capítulos apresentam a história e as características da Coopberço e uma análise dos fundamentos da acção educativa, da organização e caracterização dos espaços, dos grupos, do tempo e do meio institucional das duas salas onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Os capítulos três, quatro, cinco e seis revelam as principais aprendizagens efectuadas ao longo do ano na PES I e na PES II. Durante a PES I o tempo de intervenção nos contextos de creche e de jardim-de-infância foi de apenas uma manhã por semana, em cada um deles. Por outro lado, a PES II teve a duração de seis semanas em creche e de dez semanas em jardim-de-infância. O capítulo sete deste relatório contém uma reflexão das maiores dificuldades e das oportunidades de aprendizagem que estas favoreceram; ### Abstract: This final paper consists of seven main subjects. The first and second subjects deal with the history and the characteristics of Coopberço and an analysis on the fundamentals involved in education and of the organization and characterization of the areas, group of children, routines and institutional environment of the two rooms in which the Supervised Teaching Practice (STP). The third, fourth, fifth and sixth parts focus on the knowledge acquired throughout the year during STP I and STP II. During STP I the intervention period in nursery and kindergarten contexts happened once a week, in de morning, in each. On the other hand, STP II occurred for six weeks in nursery and ten weeks in kindergarten. The seventh item on the paper deals with the biggest difficulties and learning opportunities that they favoured.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T18:04:11Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11856
http://hdl.handle.net/10174/11856
url http://hdl.handle.net/10174/11856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540173008896