A aprender a arte de sobreviver no contexto da intervenção em psico-oncologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2348 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica. |
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A aprender a arte de sobreviver no contexto da intervenção em psico-oncologiaPsicologiaPsicologia clínicaPsico-oncologiaAvaliação psicológicaConsulta psicológicaIntervenção psicológicaOncologiaRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 05 de Novembro de 2013.O presente relatório de estágio que aqui se apresenta insere-se no âmbito do plano de estudos referente ao segundo ano do Mestrado em Psicologia Clínica e serve, além de tudo o que acresce, essencialmente, como “passaporte” para a sua conclusão. Tratando-se de uma fase da formação da estudante fortemente destinada à sua preparação para o exercício profissional, esta primeira experiência de contacto com o contexto real de trabalho, assumiu sem dívida, um papel importante para a melhoria da qualidade deste nível de formação. Neste sentido, como o objetivo desta “descrição pés-experiência” é exatamente o de transmitir o nível de aprendizagens concetuais e metodológicas e o nível de compreensão da experiência cm contexto de estágio, considerou-se que para a estrutura do mesmo o mais adequado seria a sua divisão (mas não fragmentação) em capítulos distintos (mas nào dispersos). Deste modo, “movida” pela crença de que, na maioria das vezes, entender aquilo que foi, nos ajuda a perceber o que é, abrindo-nos perspetivas para aquilo que poderá vir a ser, para o segundo capitulo considerou-se importante a caracterização do contexto de estágio, apresentando-se sumariamente aspetos que vão desde a sua resenha histérica, à estrutura, missão, objetivos, estratégias e populações-alvo. Como se trata de um contexto que privilegia uma intervenção de carácter especifico, entendeu-se também como relevante a contemplação (terceiro capítulo), ainda que, de forma breve, cm torno daquilo que é a psico-oncologia e do papel do psicólogo com ênfase para a sua relação com o papel do profissional no contexto do local de estágio. Para o quarto capitulo, ficou reservado o espaço para a apresentação, descrição e caracterização da tipologia das atividades desenvolvidas, assim como uma reflexão sobre as mesmas, refletindo o processo de aprendizagem. A apresentação da intervenção, também ocupou um lugar privilegiado neste âmbito, uma vez que, ao resultar da atividade relativa à consulta psicológica, ficaram aqui integrados os dois casos práticos escolhidos para sua discussão e análise mais aprofundada. No final, como quinto e último capítulo é apresentada uma reflexão pessoal sobre a experiência de estágio curricular, incluindo os seus aspetos positivos e negativos, as expectativas criadas por comparação com as concretizadas, os pontos fortes e fracos e o processo de aprendizagem, aludindo fundamentalmente ao crescimento da estagiária como estudante, pessoa e futura psicóloga.2016-05-10T13:23:58Z2016-05-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2348http://hdl.handle.net/11067/2348TID:201230755porGomes, Liliana Raquel Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:24Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:15.007778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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