Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carrondo, Ezequiel, Lopes, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3933
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar os cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família numa perspetiva salutogénica. A pesquisa efetuada em plataformas de bases de dados e em revistas científicas revelou um número limitado de estudos centrados no paradigma salutogénico em cuidados paliativos. Os cuidados paliativos pediátricos têm como principal objetivo a prestação de cuidados domiciliários centrados na família, indo ao encontro das necessidades das famílias, com impacte positivo na qualidade de vida da criança. A Associação Europeia de Cuidados Paliativos reconhece a importância de centrar os cuidados nas competências e nos recursos da criança e da família e não exclusivamente nas suas dificuldades, ou seja, da orientação salutogénica nos cuidados paliativos. Esta nova orientação nos cuidados de saúde tem vindo a emergir progressivamente como resultado do desenvolvimento de diversos constructos, nomeadamente do sentido interno de coerência e da resiliência. Conclui-se que esta mudança de paradigma é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da criança e da família ao longo do curso da doença.
id RCAP_33516784f6a6eb2d475a69a2aea6e6ab
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.Cuidados paliativos pediátricos domiciliários; família; salutogénese; resiliência e sentido interno de coerência.O presente artigo tem como objetivo abordar os cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família numa perspetiva salutogénica. A pesquisa efetuada em plataformas de bases de dados e em revistas científicas revelou um número limitado de estudos centrados no paradigma salutogénico em cuidados paliativos. Os cuidados paliativos pediátricos têm como principal objetivo a prestação de cuidados domiciliários centrados na família, indo ao encontro das necessidades das famílias, com impacte positivo na qualidade de vida da criança. A Associação Europeia de Cuidados Paliativos reconhece a importância de centrar os cuidados nas competências e nos recursos da criança e da família e não exclusivamente nas suas dificuldades, ou seja, da orientação salutogénica nos cuidados paliativos. Esta nova orientação nos cuidados de saúde tem vindo a emergir progressivamente como resultado do desenvolvimento de diversos constructos, nomeadamente do sentido interno de coerência e da resiliência. Conclui-se que esta mudança de paradigma é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da criança e da família ao longo do curso da doença.Revista Egitania Sciencia2018-03-22T15:55:25Z2018-03-222017-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3933http://hdl.handle.net/10314/3933por1646-8848Jorge, Ana MariaCarrondo, EzequielLopes, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:40Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:06.893183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
title Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
spellingShingle Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
Jorge, Ana Maria
Cuidados paliativos pediátricos domiciliários; família; salutogénese; resiliência e sentido interno de coerência.
title_short Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
title_full Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
title_fullStr Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
title_full_unstemmed Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
title_sort Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
author Jorge, Ana Maria
author_facet Jorge, Ana Maria
Carrondo, Ezequiel
Lopes, Fernanda
author_role author
author2 Carrondo, Ezequiel
Lopes, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Ana Maria
Carrondo, Ezequiel
Lopes, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados paliativos pediátricos domiciliários; família; salutogénese; resiliência e sentido interno de coerência.
topic Cuidados paliativos pediátricos domiciliários; família; salutogénese; resiliência e sentido interno de coerência.
description O presente artigo tem como objetivo abordar os cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família numa perspetiva salutogénica. A pesquisa efetuada em plataformas de bases de dados e em revistas científicas revelou um número limitado de estudos centrados no paradigma salutogénico em cuidados paliativos. Os cuidados paliativos pediátricos têm como principal objetivo a prestação de cuidados domiciliários centrados na família, indo ao encontro das necessidades das famílias, com impacte positivo na qualidade de vida da criança. A Associação Europeia de Cuidados Paliativos reconhece a importância de centrar os cuidados nas competências e nos recursos da criança e da família e não exclusivamente nas suas dificuldades, ou seja, da orientação salutogénica nos cuidados paliativos. Esta nova orientação nos cuidados de saúde tem vindo a emergir progressivamente como resultado do desenvolvimento de diversos constructos, nomeadamente do sentido interno de coerência e da resiliência. Conclui-se que esta mudança de paradigma é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da criança e da família ao longo do curso da doença.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-30T00:00:00Z
2018-03-22T15:55:25Z
2018-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3933
http://hdl.handle.net/10314/3933
url http://hdl.handle.net/10314/3933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-8848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Egitania Sciencia
publisher.none.fl_str_mv Revista Egitania Sciencia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553956884185088