Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leig, Gustavo Guilherme Torrano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27632
Resumo: O uso de incentivos extrínsecos como recompensas organizacionais é amplamente utilizado, porém as condições e situações as quais os efeitos negativos que estes incentivos causam na motivação intrínseca ainda não são totalmente conhecidas. Esta investigação percorre a literatura científica sobre o efeito denominado de crowding-out, depois citando casos de exemplos sobre o tema, para então propor um Framework simplificado das condições as quais ele acontece.
id RCAP_335aafc42d93902078b7eb253c23848b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizaçõesEconomia comportamentalCrowding-outRecompensasMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO uso de incentivos extrínsecos como recompensas organizacionais é amplamente utilizado, porém as condições e situações as quais os efeitos negativos que estes incentivos causam na motivação intrínseca ainda não são totalmente conhecidas. Esta investigação percorre a literatura científica sobre o efeito denominado de crowding-out, depois citando casos de exemplos sobre o tema, para então propor um Framework simplificado das condições as quais ele acontece.The use of extrinsic incentives as organizational rewards has become usual, but the conditions and situations where the negative effects that occurs in the intrinsic motivation of the individual yet are to be known. This dissertation goes through the scientific literature about the effect called crowding-out, showing then case examples, then we propose a simple Framework that shows the conditions it can occurs.Mauro, Carlos Eduardo EvangelistiVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeig, Gustavo Guilherme Torrano2019-05-13T15:19:10Z2018-07-2320182018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27632TID:202101894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:43.015670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
title Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
spellingShingle Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
Leig, Gustavo Guilherme Torrano
Economia comportamental
Crowding-out
Recompensas
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
title_full Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
title_fullStr Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
title_full_unstemmed Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
title_sort Incentivos extrínsecos e o efeito de crowding-out nas organizações
author Leig, Gustavo Guilherme Torrano
author_facet Leig, Gustavo Guilherme Torrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mauro, Carlos Eduardo Evangelisti
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leig, Gustavo Guilherme Torrano
dc.subject.por.fl_str_mv Economia comportamental
Crowding-out
Recompensas
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Economia comportamental
Crowding-out
Recompensas
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O uso de incentivos extrínsecos como recompensas organizacionais é amplamente utilizado, porém as condições e situações as quais os efeitos negativos que estes incentivos causam na motivação intrínseca ainda não são totalmente conhecidas. Esta investigação percorre a literatura científica sobre o efeito denominado de crowding-out, depois citando casos de exemplos sobre o tema, para então propor um Framework simplificado das condições as quais ele acontece.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23
2018
2018-07-23T00:00:00Z
2019-05-13T15:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27632
TID:202101894
url http://hdl.handle.net/10400.14/27632
identifier_str_mv TID:202101894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131918924513280