Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Stéphanie Alves Varela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14460
Resumo: O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE do Instituto Politécnico do Porto. Está dividido em três capítulos, procurando refletir sobre o percurso efetuado pelo mestrando durante o ano letivo 2018/2019. O primeiro capítulo apresenta uma contextualização histórica e caracterização da escola, da comunidade educativa e das atividades escolares artísticas desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (EACMCGA). O segundo capítulo centra-se na Prática de Ensino Supervisionada e apresenta uma reflexão sobre o papel e a importância do professor no ensino, a caracterização da disciplina alvo do estágio e dos alunos intervenientes e um registo de todas as aulas observadas e lecionadas durante a Prática Educativa. O último capítulo contempla a descrição e discussão do tema “Influência da Postura na Sonoridade da Trompa: A Importância da Colocação da Mão Direita”, que visa refletir sobre o efeito da postura no timbre natural da trompa, destacando a importância da boa colocação da mão direita na campânula. Para avaliar a importância e influência da postura durante a performance é realizado um questionário a 19 docentes de trompa, para perceber qual a opinião geral dos professores sobre o assunto e é realizado também um registo áudio a 6 alunos da Classe de Trompas da ESMAE onde é apresentada uma análise do espetro sonoro obtido pelo instrumento com duas posições diferentes de colocação da mão direita na campânula. A conclusão do estudo permite demonstrar que a colocação da mãodireita na campânula influencia de forma direta a sonoridade do instrumento e por esse motivo deve ser implementada uma consciencialização corporal e postural nas aulas de trompa, desde os anos inicias da prática instrumental.
id RCAP_335ab63463ea4798a59ac184ce87ad66
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14460
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direitaTrompaSonoridadePosturaPosiçãoFrench hornSoundPosturePosicionO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE do Instituto Politécnico do Porto. Está dividido em três capítulos, procurando refletir sobre o percurso efetuado pelo mestrando durante o ano letivo 2018/2019. O primeiro capítulo apresenta uma contextualização histórica e caracterização da escola, da comunidade educativa e das atividades escolares artísticas desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (EACMCGA). O segundo capítulo centra-se na Prática de Ensino Supervisionada e apresenta uma reflexão sobre o papel e a importância do professor no ensino, a caracterização da disciplina alvo do estágio e dos alunos intervenientes e um registo de todas as aulas observadas e lecionadas durante a Prática Educativa. O último capítulo contempla a descrição e discussão do tema “Influência da Postura na Sonoridade da Trompa: A Importância da Colocação da Mão Direita”, que visa refletir sobre o efeito da postura no timbre natural da trompa, destacando a importância da boa colocação da mão direita na campânula. Para avaliar a importância e influência da postura durante a performance é realizado um questionário a 19 docentes de trompa, para perceber qual a opinião geral dos professores sobre o assunto e é realizado também um registo áudio a 6 alunos da Classe de Trompas da ESMAE onde é apresentada uma análise do espetro sonoro obtido pelo instrumento com duas posições diferentes de colocação da mão direita na campânula. A conclusão do estudo permite demonstrar que a colocação da mãodireita na campânula influencia de forma direta a sonoridade do instrumento e por esse motivo deve ser implementada uma consciencialização corporal e postural nas aulas de trompa, desde os anos inicias da prática instrumental.This internship report was implemented within the framework of the Master Degree in Music Education at ESMAE/ESE of the Instituto Politécnico do Porto. It is divided into three chapters, seeking to reflect on the course taken by the mastering student during the academic year 2018/2019. The first chapter presents an historical contextualization and characterization of the school, the educational community and the artistic school activities developed at the Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (EACMCGA). The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice and presents a reflection on the teacher’s role and importance, a characterization of the target discipline and the intervening students and a record of all the classes observed and taught during the internship. The last chapter contemplates the description and discussion of the research theme “Influence of Posture in the French Horn Sound: The Importance of Right Hand Placement”, which aims to reflect on the influence of the musician posture in the sound produce with the French Horn, emphasizing the importance of the good placement of the right hand in the bell. In order to evaluate this influence and importance, a survey is carried out to 19 horn teachers to perceive the general opinion on the subject and an audio record is performed with 6 students of the ESMAE French Horn Class. Finally, the results of the sound spectrum obtained from the instrument, with two different right-hand positions on the bell, are presented and analyzed. The conclusion of the study shows that the placement of the right hand on the bell directly influences the sound produced with the French Horn and it is important to implement a corporal and postural awareness during the horn lessons since the beginning of instrumental practice.Sebestik, BohdanTauber, EduardRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Stéphanie Alves Varela2019-07-19T18:10:35Z2019-07-082019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14460TID:202263932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.554732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
title Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
spellingShingle Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
Martins, Stéphanie Alves Varela
Trompa
Sonoridade
Postura
Posição
French horn
Sound
Posture
Posicion
title_short Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
title_full Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
title_fullStr Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
title_full_unstemmed Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
title_sort Influência da postura na sonoridade da trompa: a importância da colocação da mão direita
author Martins, Stéphanie Alves Varela
author_facet Martins, Stéphanie Alves Varela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sebestik, Bohdan
Tauber, Eduard
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Stéphanie Alves Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Trompa
Sonoridade
Postura
Posição
French horn
Sound
Posture
Posicion
topic Trompa
Sonoridade
Postura
Posição
French horn
Sound
Posture
Posicion
description O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE/ESE do Instituto Politécnico do Porto. Está dividido em três capítulos, procurando refletir sobre o percurso efetuado pelo mestrando durante o ano letivo 2018/2019. O primeiro capítulo apresenta uma contextualização histórica e caracterização da escola, da comunidade educativa e das atividades escolares artísticas desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (EACMCGA). O segundo capítulo centra-se na Prática de Ensino Supervisionada e apresenta uma reflexão sobre o papel e a importância do professor no ensino, a caracterização da disciplina alvo do estágio e dos alunos intervenientes e um registo de todas as aulas observadas e lecionadas durante a Prática Educativa. O último capítulo contempla a descrição e discussão do tema “Influência da Postura na Sonoridade da Trompa: A Importância da Colocação da Mão Direita”, que visa refletir sobre o efeito da postura no timbre natural da trompa, destacando a importância da boa colocação da mão direita na campânula. Para avaliar a importância e influência da postura durante a performance é realizado um questionário a 19 docentes de trompa, para perceber qual a opinião geral dos professores sobre o assunto e é realizado também um registo áudio a 6 alunos da Classe de Trompas da ESMAE onde é apresentada uma análise do espetro sonoro obtido pelo instrumento com duas posições diferentes de colocação da mão direita na campânula. A conclusão do estudo permite demonstrar que a colocação da mãodireita na campânula influencia de forma direta a sonoridade do instrumento e por esse motivo deve ser implementada uma consciencialização corporal e postural nas aulas de trompa, desde os anos inicias da prática instrumental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T18:10:35Z
2019-07-08
2019-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14460
TID:202263932
url http://hdl.handle.net/10400.22/14460
identifier_str_mv TID:202263932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473520885760