Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3614 |
Resumo: | Pretendemos com este artigo dar a conhecer um trabalho final de Seminário realizado no âmbito do curso de Complementos de Formação de Educadores de Infância, em 2005-06, na Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal) e que teve subjacente um projecto de investigação-acção desenvolvido num Jardim-de-Infância da rede pública. A questão central desta investigação foi a de determinar até que ponto a educadora, através da sua prática pedagógica, poderia contribuir para a aproximação no mesmo espaço educativo de crianças oriundas de culturas e etnias diferentes. A reflexão, baseada na autoscopia (autoavaliação feita pela própria das suas práticas pedagógicas) e na heteroscopia (avaliação feita pelos pares), através da observação de gravações vídeo e da utilização de uma grelha de registo de dados, permitiu à educadora questionar as suas atitudes no desempenho profissional, com vista à renovação da sua prática pedagógica. |
id |
RCAP_335b72306bec0b7831f809066fe874a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infânciaDiversidade culturalCidadaniaInvestigação-acçãoFormação profissionalInovação pedagógicaPretendemos com este artigo dar a conhecer um trabalho final de Seminário realizado no âmbito do curso de Complementos de Formação de Educadores de Infância, em 2005-06, na Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal) e que teve subjacente um projecto de investigação-acção desenvolvido num Jardim-de-Infância da rede pública. A questão central desta investigação foi a de determinar até que ponto a educadora, através da sua prática pedagógica, poderia contribuir para a aproximação no mesmo espaço educativo de crianças oriundas de culturas e etnias diferentes. A reflexão, baseada na autoscopia (autoavaliação feita pela própria das suas práticas pedagógicas) e na heteroscopia (avaliação feita pelos pares), através da observação de gravações vídeo e da utilização de uma grelha de registo de dados, permitiu à educadora questionar as suas atitudes no desempenho profissional, com vista à renovação da sua prática pedagógica.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Ana PaulaPereira, Maria Cecília2017-01-05T10:02:29Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.19/3614porCardoso, A. P., & Pereira, M. C. (2007). Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância. Educare/Educere (Aprendizagem ao Longo da Vida), Ano 13 (20) 151-165.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:38.533052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
title |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
spellingShingle |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância Cardoso, Ana Paula Diversidade cultural Cidadania Investigação-acção Formação profissional Inovação pedagógica |
title_short |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
title_full |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
title_fullStr |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
title_full_unstemmed |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
title_sort |
Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância |
author |
Cardoso, Ana Paula |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula Pereira, Maria Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Maria Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Pereira, Maria Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Cidadania Investigação-acção Formação profissional Inovação pedagógica |
topic |
Diversidade cultural Cidadania Investigação-acção Formação profissional Inovação pedagógica |
description |
Pretendemos com este artigo dar a conhecer um trabalho final de Seminário realizado no âmbito do curso de Complementos de Formação de Educadores de Infância, em 2005-06, na Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal) e que teve subjacente um projecto de investigação-acção desenvolvido num Jardim-de-Infância da rede pública. A questão central desta investigação foi a de determinar até que ponto a educadora, através da sua prática pedagógica, poderia contribuir para a aproximação no mesmo espaço educativo de crianças oriundas de culturas e etnias diferentes. A reflexão, baseada na autoscopia (autoavaliação feita pela própria das suas práticas pedagógicas) e na heteroscopia (avaliação feita pelos pares), através da observação de gravações vídeo e da utilização de uma grelha de registo de dados, permitiu à educadora questionar as suas atitudes no desempenho profissional, com vista à renovação da sua prática pedagógica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2017-01-05T10:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3614 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, A. P., & Pereira, M. C. (2007). Educar para a cidadania: Um projecto de investigação-acção em educação de infância. Educare/Educere (Aprendizagem ao Longo da Vida), Ano 13 (20) 151-165. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130894320009216 |