Interação com sistema de infotainment de um veículo, implementação e avaliação de gestos e técnicas hápticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3108 |
Resumo: | Atualmente, a maioria dos fabricantes automóveis incorpora um ecrã táctil no sistema de infotainment dos seus veículos. Ao contrário de interfaces tradicionais, compostas por controlos físicos e tangíveis, como botões, os ecrãs tácteis não permitem receber feedback táctil sobre o posicionamento, forma, ou outras caraterísticas dos controlos. Isto leva a que a interação com estes dispositivos requeira a atenção visual do utilizador. Sendo a condução uma tarefa principalmente visual, constata-se que o uso destes sistemas modernos leva a um aumento da distração do condutor e, consequentemente, do risco de acidente ou quase-acidente. Para resolver estas desvantagens, este trabalho teve como objetivo a criação de um sistema inovador que permita interagir com o ecrã táctil de um sistema de infotainment moderno de uma forma mais intuitiva e com menos dependência da atenção visual do utilizador. Para tal, foi idealizado e desenvolvido um sistema composto por dois módulos – um módulo responsável pela interação com o ecrã táctil, e um módulo responsável por proporcionar feedback háptico ao utilizador. O primeiro módulo consiste num sistema de rastreio da mão que permite traduzir o gesto de apontar para o ecrã em uma posição discreta, permitindo fornecer feedback ao utilizador antes de realizar o toque. O segundo módulo consiste num conjunto de atuadores hápticos montados no volante, onde o condutor assenta a sua mão esquerda. Este módulo permite transmitir informação pertinente na forma de padrões de vibração. Os módulos foram desenvolvidos independentemente e integrados no sistema final após as iterações necessárias. O sistema foi avaliado através de um conjunto de tarefas comuns realizadas nos sistemas de infotainment, e foi comparado com a interação tradicional com estes sistemas, sem qualquer tipo de feedback háptico ou método de interação invulgar. Foram registadas métricas relevantes, tais como número de desvios visuais para fora da estrada, duração total desses desvios, desvio na condução, e carga de trabalho subjetiva. O sistema alcançou as expetativas, levando a uma melhoria em várias das métricas registadas, e não piorou a qualidade da condução nem a carga subjetiva de trabalho, apesar de introduzir feedback e uma nova técnica de interação. |
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Interação com sistema de infotainment de um veículo, implementação e avaliação de gestos e técnicas hápticasInteração com sistemasTécnicas hápticasImplementação e avaliaçãoinfotainmentEngenharia Informática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, a maioria dos fabricantes automóveis incorpora um ecrã táctil no sistema de infotainment dos seus veículos. Ao contrário de interfaces tradicionais, compostas por controlos físicos e tangíveis, como botões, os ecrãs tácteis não permitem receber feedback táctil sobre o posicionamento, forma, ou outras caraterísticas dos controlos. Isto leva a que a interação com estes dispositivos requeira a atenção visual do utilizador. Sendo a condução uma tarefa principalmente visual, constata-se que o uso destes sistemas modernos leva a um aumento da distração do condutor e, consequentemente, do risco de acidente ou quase-acidente. Para resolver estas desvantagens, este trabalho teve como objetivo a criação de um sistema inovador que permita interagir com o ecrã táctil de um sistema de infotainment moderno de uma forma mais intuitiva e com menos dependência da atenção visual do utilizador. Para tal, foi idealizado e desenvolvido um sistema composto por dois módulos – um módulo responsável pela interação com o ecrã táctil, e um módulo responsável por proporcionar feedback háptico ao utilizador. O primeiro módulo consiste num sistema de rastreio da mão que permite traduzir o gesto de apontar para o ecrã em uma posição discreta, permitindo fornecer feedback ao utilizador antes de realizar o toque. O segundo módulo consiste num conjunto de atuadores hápticos montados no volante, onde o condutor assenta a sua mão esquerda. Este módulo permite transmitir informação pertinente na forma de padrões de vibração. Os módulos foram desenvolvidos independentemente e integrados no sistema final após as iterações necessárias. O sistema foi avaliado através de um conjunto de tarefas comuns realizadas nos sistemas de infotainment, e foi comparado com a interação tradicional com estes sistemas, sem qualquer tipo de feedback háptico ou método de interação invulgar. Foram registadas métricas relevantes, tais como número de desvios visuais para fora da estrada, duração total desses desvios, desvio na condução, e carga de trabalho subjetiva. O sistema alcançou as expetativas, levando a uma melhoria em várias das métricas registadas, e não piorou a qualidade da condução nem a carga subjetiva de trabalho, apesar de introduzir feedback e uma nova técnica de interação.Nowadays, most carmakers incorporate touchscreens in their vehicles’ infotainment system. Unlike traditional interfaces, with tangible, physical controls, like buttons, touchscreens aren’t capable of transmitting tactile feedback about the controls’ positioning, shape, or other physical characteristics. This means that interacting with these devices requires the user’s visual attention. As driving is a mainly visual task, using these systems leads to increased driver distraction and, consequently, increased risk of accident or near-accident. To solve these disadvantages, this body of work’s main focus was creating an innovative system that allows interacting with a modern infotainment system’s touchscreen in a more intuitive fashion that requires less visual attention by the user. To accomplish this goal, a system was idealized, composed by two modules – a module responsible for the interaction with the touchscreen, and a module responsible for providing the user with haptic feedback. The first module consists of a system that tracks the user’s hand and translates the pointing gesture to a discrete position on the screen, allowing the system to provide feedback before the user touches the screen. The second module consists of a set of haptic actuators mounted on the steering wheel, where the driver rests his/her left hand. This module allows the transmission of relevant information in the form of vibration patterns. The modules were developed independently and integrated in the final system after the necessary iterations. The system was evaluated through a set of tasks commonly performed in infotainment systems, and was compared against traditional interaction with these systems, without any type of feedback or unusual interaction method. Relevant metrics, such as number of glances outside the road, the total duration of those glances, driving deviation, and subjective workload, were recorded. The system met expectations, leading to improvements across several of the recorded metrics, and did not negatively affect driving performance or the subjective workload, despite introducing feedback and a new interaction technique.Quintal, Filipe Magno GouveiaDigitUMaLima, Marco Aurélio Câmara2021-02-07T22:48:01Z2020-12-16T00:00:00Z2020-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3108202599264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.628147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, a maioria dos fabricantes automóveis incorpora um ecrã táctil no sistema de infotainment dos seus veículos. Ao contrário de interfaces tradicionais, compostas por controlos físicos e tangíveis, como botões, os ecrãs tácteis não permitem receber feedback táctil sobre o posicionamento, forma, ou outras caraterísticas dos controlos. Isto leva a que a interação com estes dispositivos requeira a atenção visual do utilizador. Sendo a condução uma tarefa principalmente visual, constata-se que o uso destes sistemas modernos leva a um aumento da distração do condutor e, consequentemente, do risco de acidente ou quase-acidente. Para resolver estas desvantagens, este trabalho teve como objetivo a criação de um sistema inovador que permita interagir com o ecrã táctil de um sistema de infotainment moderno de uma forma mais intuitiva e com menos dependência da atenção visual do utilizador. Para tal, foi idealizado e desenvolvido um sistema composto por dois módulos – um módulo responsável pela interação com o ecrã táctil, e um módulo responsável por proporcionar feedback háptico ao utilizador. O primeiro módulo consiste num sistema de rastreio da mão que permite traduzir o gesto de apontar para o ecrã em uma posição discreta, permitindo fornecer feedback ao utilizador antes de realizar o toque. O segundo módulo consiste num conjunto de atuadores hápticos montados no volante, onde o condutor assenta a sua mão esquerda. Este módulo permite transmitir informação pertinente na forma de padrões de vibração. Os módulos foram desenvolvidos independentemente e integrados no sistema final após as iterações necessárias. O sistema foi avaliado através de um conjunto de tarefas comuns realizadas nos sistemas de infotainment, e foi comparado com a interação tradicional com estes sistemas, sem qualquer tipo de feedback háptico ou método de interação invulgar. Foram registadas métricas relevantes, tais como número de desvios visuais para fora da estrada, duração total desses desvios, desvio na condução, e carga de trabalho subjetiva. O sistema alcançou as expetativas, levando a uma melhoria em várias das métricas registadas, e não piorou a qualidade da condução nem a carga subjetiva de trabalho, apesar de introduzir feedback e uma nova técnica de interação. |
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