Está por aí alguém?: percepção da exposição e da privacidade nas redes sociais, entre estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nelson Jorge dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17887
Resumo: As redes sociais online têm conhecido uma taxa de adoção mundial sem precedentes no universo das tecnologias de informação. Não obstante as inúmeras vantagens decorrentes da utilização das redes sociais online, estes sistemas vivem da partilha de informação, por vezes privada, dos seus utilizadores. Apesar das redes sociais oferecerem inúmeras funcionalidades de gestão de definições e preferências de privacidade e segurança, muitos utilizadores optam – de forma consciente ou não – em efetuar uma partilha excessiva, ou não controlada, de informação pessoal com as redes sociais. A partilha controlada (ou não!) de informação pessoal nas redes sociais pode colocar as pessoas em situações de risco ou até mesmo de ameaça, quer ao próprio individuo quer a outras pessoas da sua rede de contactos ou família. Este projeto visa, sobretudo, compreender como é que os estudantes universitários percecionam o modo como se expõem online e a importância que isso tem na sua privacidade e na segurança da informação partilhada nas redes sociais. Foram desenvolvidos dois estudos, um exploratório e outro inferencial. No primeiro, mais qualitativo, foram realizadas entrevistas com especialistas e um focus group com estudantes universitários, daí resultando indicadores usados posteriormente, na elaboração de um questionário, no segundo estudo, de índole mais quantitativa. Entre os principais resultados, constatou-se uma elevada preocupação dos estudantes com a sua privacidade nas redes sociais, porém, mais na teoria do que na prática, havendo, assim discrepâncias entre as suas perceções (ou opiniões) e os seus comportamentos (ou atitudes) típicos, nas redes sociais. Pelo que, este trabalho permite contribuir para avaliar a distorção entre as perceções que os estudantes têm da sua exposição online, da salvaguarda da sua privacidade, e os reais comportamentos que exibem no uso diário das redes sociais.
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