Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Joana Rêgo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15776
Resumo: Esta dissertação pretende reflectir sobre o papel dos espaços promotores de actividades culturais e/ou criativas encarados como elemento com dupla função de espelhar e potenciar a regeneração urbana. Este trabalho propõe-se analisar o papel desempenhado pelos espaços que apresentam actividades culturais e/ou criativas na reocupação e dinamização de áreas desvitalizadas da cidade do Porto. Procurar-se-á entender em que medida esta tipologia de espaços apresenta maior eficácia nesse domínio do que os espaços comerciais convencionais. Para tal, o trabalho abordará a regeneração urbana e problemáticas que lhe estão associadas, e situará o conceito de espaço de actividade cultural e/ou criativa relativamente a outras dinâmicas urbanas, concentrando-se num estudo de caso. O estudo de caso incide sobre a Rua da Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas pela revitalização urbana que se evidencia desde 2006, por parte de iniciativa privada, num espaço que há décadas se encontrava deprimido e que nunca tinha encontrado o seu papel na vivência do centro do Porto para onde foi projectado no início do séc. XX.
id RCAP_337385255fbf7aef7afdd2611e1e070c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?Indústrias criativasCultural/criativoRegeneração urbanaQuarteirão culturalComércio criativoPortoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação pretende reflectir sobre o papel dos espaços promotores de actividades culturais e/ou criativas encarados como elemento com dupla função de espelhar e potenciar a regeneração urbana. Este trabalho propõe-se analisar o papel desempenhado pelos espaços que apresentam actividades culturais e/ou criativas na reocupação e dinamização de áreas desvitalizadas da cidade do Porto. Procurar-se-á entender em que medida esta tipologia de espaços apresenta maior eficácia nesse domínio do que os espaços comerciais convencionais. Para tal, o trabalho abordará a regeneração urbana e problemáticas que lhe estão associadas, e situará o conceito de espaço de actividade cultural e/ou criativa relativamente a outras dinâmicas urbanas, concentrando-se num estudo de caso. O estudo de caso incide sobre a Rua da Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas pela revitalização urbana que se evidencia desde 2006, por parte de iniciativa privada, num espaço que há décadas se encontrava deprimido e que nunca tinha encontrado o seu papel na vivência do centro do Porto para onde foi projectado no início do séc. XX.Castro, LauraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMesquita, Joana Rêgo de2014-11-27T10:43:17Z2013-06-2120132013-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:06.941663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
title Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
spellingShingle Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
Mesquita, Joana Rêgo de
Indústrias criativas
Cultural/criativo
Regeneração urbana
Quarteirão cultural
Comércio criativo
Porto
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
title_full Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
title_fullStr Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
title_full_unstemmed Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
title_sort Regeneração urbana do Porto : a Rua Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas : bairro cultural?
author Mesquita, Joana Rêgo de
author_facet Mesquita, Joana Rêgo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Laura
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Joana Rêgo de
dc.subject.por.fl_str_mv Indústrias criativas
Cultural/criativo
Regeneração urbana
Quarteirão cultural
Comércio criativo
Porto
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Indústrias criativas
Cultural/criativo
Regeneração urbana
Quarteirão cultural
Comércio criativo
Porto
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação pretende reflectir sobre o papel dos espaços promotores de actividades culturais e/ou criativas encarados como elemento com dupla função de espelhar e potenciar a regeneração urbana. Este trabalho propõe-se analisar o papel desempenhado pelos espaços que apresentam actividades culturais e/ou criativas na reocupação e dinamização de áreas desvitalizadas da cidade do Porto. Procurar-se-á entender em que medida esta tipologia de espaços apresenta maior eficácia nesse domínio do que os espaços comerciais convencionais. Para tal, o trabalho abordará a regeneração urbana e problemáticas que lhe estão associadas, e situará o conceito de espaço de actividade cultural e/ou criativa relativamente a outras dinâmicas urbanas, concentrando-se num estudo de caso. O estudo de caso incide sobre a Rua da Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas pela revitalização urbana que se evidencia desde 2006, por parte de iniciativa privada, num espaço que há décadas se encontrava deprimido e que nunca tinha encontrado o seu papel na vivência do centro do Porto para onde foi projectado no início do séc. XX.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-21
2013
2013-06-21T00:00:00Z
2014-11-27T10:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15776
url http://hdl.handle.net/10400.14/15776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131808577617920