Reconfiguração de uma linha de montagem final aplicando princípios Lean Thinking numa empresa do ramo automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77138 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Reconfiguração de uma linha de montagem final aplicando princípios Lean Thinking numa empresa do ramo automóvelReconfiguration of a final assembly line using Lean Thinking principles in automotive companyLean productionRamo automóvelReconfiguração de linhas de produçãoAutomotive IndustryReconfiguration of production linesEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialA presente dissertação de mestrado descreve um projeto realizado na empresa APTIV, localizada em Braga, cujo principal objetivo foi o balanceamento e reconfiguração de uma linha de montagem final aplicando princípios Lean Thinking. A primeira fase do projeto consistiu na pesquisa e escrita da revisão bibliográfica sobre as temáticas Lean Production e reconfiguração de sistemas de produção orientados ao produto para que fosse concebida a base teórica necessária ao desenvolvimento do trabalho proposto. A investigação-ação foi a metodologia aplicada visto que há uma intervenção contínua do investigador com o meio a ser intervencionado, incluindo interação com as equipas a fim de serem concretizadas ações de mudança. Após a escrita da revisão bibliográfica, foi realizada uma breve caraterização da empresa APTIV, apresentando os seus produtos, clientes, processos e unidades produtivas. De seguida, com o objetivo de serem identificados os desperdícios existentes, efetuou-se uma descrição e análise crítica do estado atual. Assim sendo, a partir de contínuas observações ao Gemba, realização de estudo de tempos, utilização de gráficos de análise de processo, diagrama de Ishikawa, 5Whys, entre outras ferramentas, foram identificados vários desperdícios como falta de balanceamento, desajuste de capacidade produtiva, ocorrência de defeitos, falta de standard work e ainda necessidade de auditoria 5S. Uma vez identificados os problemas e desperdícios, a próxima fase compreendeu a elaboração das propostas de melhoria com o propósito de os reduzir e, preferencialmente, eliminar. Deste modo, foi sugerida uma nova configuração para a linha de montagem final que incluiu um novo balanceamento e uma nova distribuição dos operadores. Como resultado final da proposta de melhoria estimou-se, entre outros, a libertação de 27m2 do espaço ocupado pela linha de montagem final, redução de 46% do número de operadores, aumento de 86% da produtividade e de 27% da taxa de utilização. Em termos monetários, refletiu-se na estimativa de uma poupança anual de 92 700€.The current dissertation describes a project carried out at APTIV, located in Braga, whose main objective was the restructuring of a final assembly line using Lean Thinking principles. The first phase of the project consists of researching and writing a literature review on Lean Production themes and reconfiguration of product-oriented production systems so that a theoretical basis was created for the development of the proposed work. The action-research methodology was applied because there is a continuous intervention of the researcher with the environment to be intervened, including the teams and collaborators promoting actions of change. Following the literature review, a brief characterization of the APTIV company was carried out, with the purpose of making known its products, customers, processes and its production units. Then, in order to identify the existing waste, a description and critical analysis of the current state was carried out. From observations on the production process, time studies, process analysis graphs, Ishikawa diagram, 5Whys, and other analysis tools, wastes related to lack of balancing, misallocation of productive capacity, existence of defects, lack of standard work and need for 5S were found. Once the wastes were identified, the next phase included the preparation of improvement proposals with the purpose of reducing and eliminating them. Thus, a new configuration for a final assembly line was suggested, which included a new balancing and a new distribution of operators. As a final result of the improvement proposal, it was estimated, among others, the release of 27m2 of the space occupied by the final assembly line, a reduction of 46% in the number of operators, a 86% increase in productivity and a 27% increase in the utilization rate. In monetary gains, it was estimated the annual savings of €92 700.Alves, Anabela CarvalhoUniversidade do MinhoQuinteiro, Ana Rita Amoedo20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77138por202942341info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:55.022132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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