Modelo de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos e simulações interactivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1361 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como partes dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Computação Móvel |
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Modelo de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos e simulações interactivasDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como partes dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Computação MóvelPortugal demonstra uma grande debilidade na indústria dos jogos de computador, pois detém poucas empresas dedicadas a este ramo. Assim, pergunta-se qual será a razão para este facto. A obtenção da resposta vai ao encontro do objectivo desta dissertação, sendo que faltam mais cursos dedicados ao ramo e, também, uma metodologia para ajudar ao desenvolvimento dos jogos. Recentemente foram criados dois cursos de desenvolvimento de jogos em Portugal, não sendo este número de todo estimulante. Por outro lado, existem infindáveis metodologias para a criação de Software, mas não existe uma mais específica, exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de jogos. Esta dissertação apresentará uma possível metodologia de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos de computador e fará um paralelismo entre jogos de computador e simulações interactivas, demonstrando que na realidade são duas áreas idênticas. O estudo empírico pretende demonstrar o interesse dos alunos do ensino superior do curso de Engenharia Informática pelo desenvolvimento de jogos de computador. A criação de uma metodologia de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos será apenas um apoio para um curso da área e, caso se comprove exequível, este não perderá nenhuma das vertentes de interesse do curso de engenharia informática, promovendo o estímulo dos seus estudantes. Deste modo, esta metodologia torna-se uma ferramenta, que visa estimular a comunidade académica para esta realidade. Portugal shows a great weakness in the industry of computer games, it has few companies dedicated to this industry. So, the question arises what is the reason for their absence. Obtaining the response is consistent with the objective of this thesis, being that we are missing more courses devoted to business and also a methodology to help the development of games. They just created two courses in game development in Portugal, but this number is not at all exciting. On the other hand, there are countless methods for creating software, but there’s not a more specific, exclusively dedicated to game development. This paper will present one possible method of software engineering for the development of computer games and makes a parallel between computer games and interactive simulations, showing that, in reality are two similar areas. The empirical study pretends to demonstrate the interest of students for higher education courses in the Engineering development of computer games. The creation of a methodology of software engineering for game development is only a support for a course in the area, if it is proved feasible, it will not lose any of the aspects of interest to the course of computer engineering, promoting the stimulation of their students. Thus, this approach becomes a tool to stimulate the academic community to this reality. Portugal présente encore une débilité en ce qui concerne l`industrie des jeux de l`ordinateur, car il y a peu d`entreprises qui travaillent cette branche de connaissances. Donc, on demande quelle sera la cause de ce fait. La réponse à cette question, nous emmène à l`objectif de cette dissertation, car il nous manque encore plus de cours qui s`en occupent et il faut, aussi, une méthodologie qui aide le développement des jeux. Récemment, au Portugal, on a crée deux cours pour le développement de ces jeux, mais ce nombre n`est pas suffisant pour répondre aux besoins des jeunes intéressés. Cependant, il y a beaucoup de méthodologies pour la création de Software, mais il n`y a aucune plus spécifique qui s`occupe, exclusivement, du développement de ces jeux. Alors, cette dissertation présente une méthodologie possible du côté de l`Ingénierie de Software pour le développement des jeux de l`ordinateur. Elle fera un parallélisme entre les jeux de l`ordinateur et les simulations interactives en mettant en évidence qu`il s`agit de deux champs identiques. Cet étude empirique veut, aussi, démontrer l´intérêt des étudiants de l`enseignement supérieur du cours de l `Ingénierie Informatique par ce thème. La création d´une méthodologie de l`Ingénierie de Software pour le développement des jeux sera seulement un appui pour un cours dans ce domaine et, s`il est exécutable, il ne perdra pas un des points d`intérêt du cours de L`Ingénierie Informatique, en promouvant, simultanément, le stimule de ses étudiants. Par conséquent, cette méthodologie est vraiment importante puisqu` elle vise à l`encouragement de la communauté académique pour cette réalité.[s.n.]Vasconcelos, José Braga deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVelasquez, Carlos Eduardo Lé2010-03-08T15:02:45Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:17Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:04.207265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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