ANIMAÇÃO E INFÂNCIA - PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO INFANTOJUVENIL NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PARA A ANIMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairinhas, Sara Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1948
Resumo: As contribuições das audiências mais jovens na criação dos seus próprios conteúdos mediáticos permitem que as suas vozes sejam ouvidas e as suas opiniões tidas em conta. De forma a compreender o potencial criativo das crianças, é indispensável ter em consideração a natureza multimodo dos seus processos de criação, uma vez que englobam uma variedade de campos e estratégias como o desenho, a escrita, a dramatização, a oralidade e a música. As crianças têm sido tratadas como “proto-pessoas” e os seus pensamentos, experiências, capacidades e conhecimentos são muitas vezes ignorados – só se tornarão válidas quando atingirem a idade adulta. Por este motivo, tem sido um dos principais objetivos da sociologia da infância dar um lugar de destaque às crianças através da participação, de modo a que as suas perspetivas sejam valorizadas. Gosma! é um projeto teórico-prático cujo objetivo principal é desenvolver uma curta metragem de animação, acompanhada de uma antologia de banda-desenhada, num trabalho de grupo de cinco elementos. A construção da narrativa desta curta metragem envolveu a colaboração de crianças entre os 8 e os 12 anos, que participaram numa série de sessões de atividades em escolas, nas quais foram empregues estratégias interativas. Deste modo, este relatório pretende apresentar os métodos participativos e lúdicos utilizados neste projeto, referenciando outros casos semelhantes de investigação com crianças. É também indispensável refletir sobre o impacto que estas metodologias tiveram não só na construção do guião da curta metragem Gosma!, mas também no amadurecimento das capacidades cognitivas, criativas e sociais e no crescimento do pensamento narrativo das crianças.
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