O Samba de Reis do Povoado de São Tomé e seus processos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Delcir Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5153
Resumo: O presente estudo propõe-se a investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Samba de Reis do povoado quilombola, visando a identificar inovação pedagógica neste contexto escolar, com o objetivo de compreender como se constitui o samba, buscando elementos que possibilite o desenvolvimento de ações de práticas inovadoras dentro desta educação não formal. A comunidade é oriunda de território quilombola que venera e respeita sua história e os conhecimentos culturais. Pretendeu-se, assim, investigar se as práticas desenvolvidas que contribuem para a construção de aprendizagem de forma inovadora. Com o olhar participativo do Samba de Reis, a pesquisa desenvolveu-se utilizando uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, busquei dentro e fora de possíveis respostas que pudessem preencher alguns questionamentos, e para tal foram utilizados registros fotográficos, observações, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas. Desta forma, ao longo da dissertação foi descrita a cultura, e a forma como os professores, os alunos e a comunidade, enquanto pares colaboradores, interagem para a solução de problemas que se apresentam no dia-a-dia e para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos mesmos. Foi possível constatar que há de fato uma gama de aprendizado em todo processo, mas que como em todo movimento cultural, esta aprendizagem se faz pela repetição e observação, uma metodologia que não é diferente do tradicionalismo. O Samba de Reis mesmo garante a perpetuação da identidade, mas para, além disso, é uma forma de ecoar sua existência como gente, como povo e como cidadão.
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