Retrato de D. Manuel na Iluminura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixeiro, Horácio Augusto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12603
Resumo: Revista do IHA, N.5 (2008), pp.96-113
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spelling Retrato de D. Manuel na IluminuraRetratoRenascimentoRenascimentoPinturaNuno GonçalvesFrancisco de HolandaRevista do IHA, N.5 (2008), pp.96-113Damião de Góis, na Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel, retrata o rei com alguma minúcia mostrando-nos como era fisicamente mas também o que vestia, o que comia, quais os seus gostos e hábitos, a sua forma de agir e de se mostrar. Mas é escassa a iconografia manuelina e não deixa de ter algum significado que, uma boa parte das imagens identificadas com o rei Venturoso se encontrem em livros. Damião de Góis refere que “foi muito inclinado a letras, e letrados, e entendia b ẽ ha lingoa Latina em q fora doctrinado sendo moço (…)”; e também que “era mui entendido nas historias, e sobretudo nas Chronicas dos Reis destes Regnos, nas quaes se deleitaua tãto, que perante sim as fazia ler aho Prinçipe dõ Ioam seu filho (…)”. A importância da sua livraria (Viterbo), atesta o seu amor pelos livros e o apreço que devotava à iluminura, gosto documentado desde o início do seu reinado e que faz parte duma política de fausto, dignificadora da imagem e da função real. Assim, vemo-lo representado nos livros das Crónicas, recebendo-as das mãos do cronista, na Leitura Nova, onde, acima de tudo, se revê nos seus símbolos, e em dois missais, o Missal Polifónico, datado de 1500, que assinala o seu segundo casamento com D. Maria, o mais longo e mais prolífero, que evidencia, também, o seu lado de melómano na escolha dos melhores compositores do século XV, e o Missal Rico de Santa Cruz, do final do seu reinado, onde é figurado como rei David. Ao fazer-se representar no livro litúrgico, juntamente com as suas armas, o rei introduz a sua imagem em ambiente densamente sacral, em estreita união com a palavra e a acção litúrgica, tornando-a objecto de culto e veneração.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Direcção-Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB)Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNLRUNPeixeiro, Horácio Augusto2014-07-27T13:26:15Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12603por1646-1762info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:37Zoai:run.unl.pt:10362/12603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:00.367396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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