Evasão escolar : evasão escolar no ensino médio: causas e propostas para sua redução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisangela de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10092
Resumo: O estudo aborda a evasão escolar no Ensino Médio e procura estudar as causas e encontrar propostas para sua redução. A evasão escolar ainda é um dos grandes problemas educacionais do Brasil e de muitos países. Portanto, é necessária a união de forças como: escola, família, estado e sociedade para o combate a este problema que é sério. Diante do exposto, a reflexão leva-nos a um questionamento sobre os motivos que levam os alunos do ensino médio a abandonarem a escola Beija Flor. A escolha da escola Beija Flor foi motivada pela constatação da pesquisadora do alto índice de evasão escolar, apresentado por seus alunos do ensino médio, bem como pelo fato de ser professora nesta instituição e de não ter encontrado nenhum registro de pesquisa realizada anteriormente sobre a evasão nesta unidade de ensino. A escola é uma das mais antigas de José de Freitas e, atende alunos do ensino fundamental e médio nos três turnos, matutino, vespertino e noturno e o abandono se situa entre 10% e 15%. Diante do exposto, faz-se necessário diagnosticar e analisar quais os motivos que levam os alunos do ensino médio, da escola mencionada a evadirem-se da mesma? A metodologia utilizada recorre a técnicas de inquérito em forma de entrevista para 13 professores e Gestor Escolar e em forma de questionário aos alunos. Fizeram parte da pesquisa 13 (treze) professores, sendo 1 (um) de cada disciplina da grade curricular do ensino médio, abrangendo docentes dos turnos: tarde e noite e 31 (trinta e um) alunos matriculados nos turnos tarde e noite. Através do estudo percebe-se pela interpretação e compreensão dos dados apresentados, a importância de conhecer mais de perto a opinião do gestor, para entender quais são as dificuldades encontradas pelos alunos para prosseguir nos estudos, levando-os a evadir.
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