Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12139 |
Resumo: | As motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo. |
id |
RCAP_33c86c6a11ff1b046a40a7ac6fb64ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeiraMESTRADO EM TURISMOTURISMOEMPREENDEDORISMOSATISFAÇÃO COM A VIDAESTILOS DE VIDATOURISMENTREPRENEURSHIPLIFE SATISFACTIONLIFESTYLESAs motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo.The motivations and desires of the tourists are constantly changing, and in that context, the entrepreneurship has shown an important contribution, especially in the Tourism industry. The lifestyle entrepreneurs stand out with their collaboration not only in the Tourism sector but also in the community that is inserted; entrepreneurs with a lifestyle, goals, characteristics and attitudes that set them apart from the others. This investigation intends to portrait their characteristics, motivations, their connection to the community and also the intrinsic factors for their activities to pursue working. Therefore, this research used a quantitative approach: applying questionnaires to 115 lifestyle entrepreneurs, using the Likert scale applied to the PSL approach through the PSL3 software into the factorial analyses. The outcomes pointed out that both networks characterized by their networking and atmosphere, with a connection linked to the local, have a positive influence on the life satisfaction feeling. But mainly that the financial goals are capable to influence the relations that are considered by the network and atmosphere, in the way to conceive and act in their business, and consequently in the increase of their life satisfaction; an indispensable factor to their success feeling and the continuity of creative entrepreneurship.2021-08-03T09:47:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12139TID:202738884porAzambuja, Tatiana Giacomuzziinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:20.270560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
title |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
spellingShingle |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira Azambuja, Tatiana Giacomuzzi MESTRADO EM TURISMO TURISMO EMPREENDEDORISMO SATISFAÇÃO COM A VIDA ESTILOS DE VIDA TOURISM ENTREPRENEURSHIP LIFE SATISFACTION LIFESTYLES |
title_short |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
title_full |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
title_fullStr |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
title_full_unstemmed |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
title_sort |
Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira |
author |
Azambuja, Tatiana Giacomuzzi |
author_facet |
Azambuja, Tatiana Giacomuzzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azambuja, Tatiana Giacomuzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM TURISMO TURISMO EMPREENDEDORISMO SATISFAÇÃO COM A VIDA ESTILOS DE VIDA TOURISM ENTREPRENEURSHIP LIFE SATISFACTION LIFESTYLES |
topic |
MESTRADO EM TURISMO TURISMO EMPREENDEDORISMO SATISFAÇÃO COM A VIDA ESTILOS DE VIDA TOURISM ENTREPRENEURSHIP LIFE SATISFACTION LIFESTYLES |
description |
As motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03T09:47:14Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12139 TID:202738884 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12139 |
identifier_str_mv |
TID:202738884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240230551552 |