Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azambuja, Tatiana Giacomuzzi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12139
Resumo: As motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo.
id RCAP_33c86c6a11ff1b046a40a7ac6fb64ffd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeiraMESTRADO EM TURISMOTURISMOEMPREENDEDORISMOSATISFAÇÃO COM A VIDAESTILOS DE VIDATOURISMENTREPRENEURSHIPLIFE SATISFACTIONLIFESTYLESAs motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo.The motivations and desires of the tourists are constantly changing, and in that context, the entrepreneurship has shown an important contribution, especially in the Tourism industry. The lifestyle entrepreneurs stand out with their collaboration not only in the Tourism sector but also in the community that is inserted; entrepreneurs with a lifestyle, goals, characteristics and attitudes that set them apart from the others. This investigation intends to portrait their characteristics, motivations, their connection to the community and also the intrinsic factors for their activities to pursue working. Therefore, this research used a quantitative approach: applying questionnaires to 115 lifestyle entrepreneurs, using the Likert scale applied to the PSL approach through the PSL3 software into the factorial analyses. The outcomes pointed out that both networks characterized by their networking and atmosphere, with a connection linked to the local, have a positive influence on the life satisfaction feeling. But mainly that the financial goals are capable to influence the relations that are considered by the network and atmosphere, in the way to conceive and act in their business, and consequently in the increase of their life satisfaction; an indispensable factor to their success feeling and the continuity of creative entrepreneurship.2021-08-03T09:47:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12139TID:202738884porAzambuja, Tatiana Giacomuzziinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:20.270560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
title Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
spellingShingle Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
Azambuja, Tatiana Giacomuzzi
MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EMPREENDEDORISMO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ESTILOS DE VIDA
TOURISM
ENTREPRENEURSHIP
LIFE SATISFACTION
LIFESTYLES
title_short Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
title_full Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
title_fullStr Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
title_full_unstemmed Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
title_sort Satisfação com a vida e estilo de vida empreendedor explorando o efeito moderador da orientação financeira
author Azambuja, Tatiana Giacomuzzi
author_facet Azambuja, Tatiana Giacomuzzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azambuja, Tatiana Giacomuzzi
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EMPREENDEDORISMO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ESTILOS DE VIDA
TOURISM
ENTREPRENEURSHIP
LIFE SATISFACTION
LIFESTYLES
topic MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
EMPREENDEDORISMO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
ESTILOS DE VIDA
TOURISM
ENTREPRENEURSHIP
LIFE SATISFACTION
LIFESTYLES
description As motivações e desejos dos turistas são constantemente mutáveis, e neste contexto, o empreendedorismo, demonstra uma significativa contribuição. Em especial na indústria turística, os empreendedores de estilo de vida destacam-se pela sua contribuição não apenas para o setor turístico, mas para a comunidade inserida. Empreendedores com um estilo de vida, metas, características e atitudes que muito se diferenciam dos demais empreendedores. Esta investigação almeja retratar suas características, suas motivações, sua ligação com a comunidade, bem como os fatores intrínsecos para que suas atividades sejam contínuas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com questionário aplicado à 115 empresários de estilo de vida, auferido pela escala de Likert e aplicada a abordagem PLS através do software PLS3 para a análise fatorial. Os resultados apontam que tanto as redes, caracterizadas pelo networking, quanto a atmosfera, uma ligação ao local influenciam positivamente o sentimento de satisfação com a vida. Mas principalmente, que os objetivos financeiros são capazes de influenciar as relações consideradas pelo networking e pela atmosfera, intervindo diretamente na percepção, na forma de conceber e atuar em seus negócios, e consequentemente no aumento da sua satisfação com a vida, fator este indispensável para o sentimento de sucesso e de continuidade da prática do empreendedor criativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03T09:47:14Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12139
TID:202738884
url http://hdl.handle.net/10437/12139
identifier_str_mv TID:202738884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240230551552