A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinagre, André Gonçalo Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/16275
Resumo: O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular com duração de três meses (Setembro de 2014 a Dezembro de 2014) realizado na redação do jornal online Observador. A rápida evolução da internet tem proporcionado avanços significativos em várias áreas e o jornalismo é uma delas. O jornalismo tem agora novas funcionalidades online, novas ferramentas e novos públicos. Assim, importa discutir as problemáticas editoriais deste tipo de publicação e perceber qual o tipo de artigo que é mais popular e se existe um desvio editorial para corresponder aos desejos do público, de modo a aumentar o número de leitores. Este relatório, além de pretender compreender o peso e os efeitos das audiências nas escolhas editoriais dos jornais online, em específico, do jornal Observador, descreve também a experiência pessoal do estágio aqui realizado, onde se tenta perceber como funciona a redação.
id RCAP_33d6f72f73f3e06e8a4907a3a478f093
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/16275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”JornalismoObservadorAudiênciasJornalismo onlineInfluênciaJournalismAudienceInfluenceOnline journalismInternetO presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular com duração de três meses (Setembro de 2014 a Dezembro de 2014) realizado na redação do jornal online Observador. A rápida evolução da internet tem proporcionado avanços significativos em várias áreas e o jornalismo é uma delas. O jornalismo tem agora novas funcionalidades online, novas ferramentas e novos públicos. Assim, importa discutir as problemáticas editoriais deste tipo de publicação e perceber qual o tipo de artigo que é mais popular e se existe um desvio editorial para corresponder aos desejos do público, de modo a aumentar o número de leitores. Este relatório, além de pretender compreender o peso e os efeitos das audiências nas escolhas editoriais dos jornais online, em específico, do jornal Observador, descreve também a experiência pessoal do estágio aqui realizado, onde se tenta perceber como funciona a redação.RUNVinagre, André Gonçalo Lopes2016-01-19T10:56:20Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/16275TID:201017407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:53:05Zoai:run.unl.pt:10362/16275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:08.094672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
title A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
spellingShingle A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
Vinagre, André Gonçalo Lopes
Jornalismo
Observador
Audiências
Jornalismo online
Influência
Journalism
Audience
Influence
Online journalism
Internet
title_short A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
title_full A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
title_fullStr A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
title_full_unstemmed A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
title_sort A influência das audiências no jornalismo online: o caso do “Observador”
author Vinagre, André Gonçalo Lopes
author_facet Vinagre, André Gonçalo Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinagre, André Gonçalo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Observador
Audiências
Jornalismo online
Influência
Journalism
Audience
Influence
Online journalism
Internet
topic Jornalismo
Observador
Audiências
Jornalismo online
Influência
Journalism
Audience
Influence
Online journalism
Internet
description O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular com duração de três meses (Setembro de 2014 a Dezembro de 2014) realizado na redação do jornal online Observador. A rápida evolução da internet tem proporcionado avanços significativos em várias áreas e o jornalismo é uma delas. O jornalismo tem agora novas funcionalidades online, novas ferramentas e novos públicos. Assim, importa discutir as problemáticas editoriais deste tipo de publicação e perceber qual o tipo de artigo que é mais popular e se existe um desvio editorial para corresponder aos desejos do público, de modo a aumentar o número de leitores. Este relatório, além de pretender compreender o peso e os efeitos das audiências nas escolhas editoriais dos jornais online, em específico, do jornal Observador, descreve também a experiência pessoal do estágio aqui realizado, onde se tenta perceber como funciona a redação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
2016-01-19T10:56:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/16275
TID:201017407
url http://hdl.handle.net/10362/16275
identifier_str_mv TID:201017407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137868423102464