Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27341
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_33ee3359c0fad9d7f45b9d4ebe2d749e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagemEspaço público, CoimbraMobiliário urbanoAlta de Coimbra, requalificaçãoDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Um ano depois de a UNESCO inscrever a “Universidade de Coimbra - Alta e Sofia” na lista do Património Mundial da Humanidade e face ao desafio académico de Coimbra Capital Europeia da Cultura em 2027, este trabalho tem como objectivo analisar e perceber como se alterou a imagem urbana da cidade e de que maneira o branding que proponho para a mesma vai clarificar essa imagem, de forma a criar uma linguagem coerente e clara, que traga valor para Coimbra. O trabalho divide-se em quatro partes. A primeira exibe a importância do branding para as cidades, entendendo que este conceito é fundamental para que Coimbra construa uma visão de futuro, com uma melhoria no espaço público e com uma linguagem coerente entre a Universidade a tudo o que a dinamiza. A segunda parte, analisa a evolução da imagem e do sistema urbano do espaço que escolhi como exemplo de trabalho, a antiga Quinta de Santa Cruz, onde foi criado o “boulevard” da cidade, a Avenida Sá da Bandeira e a Praça da República. Na terceira parte, vou analisar criticamente estes dois espaços de maneira a perceber como alterar a imagem suja que a cidade tem hoje, clarificando-a e sabendo que esta zona tem tudo para ser o verdadeiro centro cosmopolita de Coimbra. Por último, associo a esse exemplo um de outra natureza, mas com ele coerente no compto geral do processo, a criação de um logótipo que vai qualificar a cidade e que vai estar presente na mudança do sistema urbano, ajudando a clarificar a imagem da cidade.One year later that UNESCO aggregated “Universidade de Coimbra - Alta e Sofia” at the list of World Heritage Site and the academic challenge of Coimbra European Capital of Culture in 2027, this work aims to analyze and understand how changed the image of urban city , and that way, how the branding that i’ll propose for the city, will clarify this image in order to create a coherent and clear language that bring value to Coimbra. The work is divided into four parts. A first that displays the importance of branding for cities, and how these concept is fundamental to Coimbra build a vision of future, with an improvement in public space and with identical language between the University and everything that surrounds it. The second part examines the evolution of the urban system and the image of the space that i found as an example to work, the old Quinta de Santa Cruz, where the “boulevard” of the city with the Avenue Sá da Bandeira and Republic Square was created. In the third part i will analyze and criticize these two spaces so that you can understand how to clean the soiled image that the city transpires today, in order to make clear that this space has everything to be the true cosmopolitan center of Coimbra. Finally i will associate this example to other of a diferent nature, but coherent in the overall process, the creation of a logo that will qualify the city and that will be present in the changing of urban system helping to clarify the city’s image.2014-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRAMOS, Ricardo Cardoso - Urban branding da cidade de Coimbra: clarificar a imagem [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27341http://hdl.handle.net/10316/27341RAMOS, Ricardo Cardoso - Urban branding da cidade de Coimbra: clarificar a imagem [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27341http://hdl.handle.net/10316/27341TID:201536390porRamos, Ricardo Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-22T12:20:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:59.962779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
title Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
spellingShingle Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
Ramos, Ricardo Cardoso
Espaço público, Coimbra
Mobiliário urbano
Alta de Coimbra, requalificação
title_short Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
title_full Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
title_fullStr Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
title_full_unstemmed Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
title_sort Urban branding da cidade de Coimbra : clarificar a imagem
author Ramos, Ricardo Cardoso
author_facet Ramos, Ricardo Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço público, Coimbra
Mobiliário urbano
Alta de Coimbra, requalificação
topic Espaço público, Coimbra
Mobiliário urbano
Alta de Coimbra, requalificação
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Ricardo Cardoso - Urban branding da cidade de Coimbra: clarificar a imagem [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27341
http://hdl.handle.net/10316/27341
RAMOS, Ricardo Cardoso - Urban branding da cidade de Coimbra: clarificar a imagem [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27341
http://hdl.handle.net/10316/27341
TID:201536390
identifier_str_mv RAMOS, Ricardo Cardoso - Urban branding da cidade de Coimbra: clarificar a imagem [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27341
TID:201536390
url http://hdl.handle.net/10316/27341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133836483756032